Connect with us

Bico do Papagaio

AXIXÁ: 9º BPM cria Conselho Comunitário de Segurança

Publicado

em

Por meio do 9º Batalhão da PM, a Polícia Militar e a Assessoria de Polícia Comunitária realizaram na cidade de Axixá a criação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), após conclusão do Curso de Agente Comunitário de Segurança realizado nos dias 27 e 28, segunda e terça-feira, das 19h às 22h15 na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação.

Foram dois dias de instruções aos participantes daquela comunidade. Axixá foi beneficiada com a 36ª edição do curso promovido pela Assessoria de Polícia Comunitária. Totalmente gratuito, mais de 70 pessoas marcou presença no evento.

Com a participação da comunidade, o curso seguiu com as temáticas: Funções Constitucionais das Polícias; Reconhecendo Situações de Risco e Mobilização Comunitária e Rede Comunitária de Segurança.

Além do assessor de Polícia Comunitária capitão PM Thiago Monteiro Martins e a Escrivã da Polícia Civil, Édima Pereira Xavier, ambos vindos de Palmas, o curso contou também com três palestrantes do 9º BPM, o comandante da 3ª Cia em Bela Vista, capitão PM José Carlos da Costa Abreu, sargento PM Cristiane Cutrim Aroucha e o cabo PM Josemildo do Nascimento Sousa. A palestra contou também com a participação do Dr. Thyago Bustorff, Delegado de Polícia Civil de Augustinópolis.

Após o encerramento do curso, na noite de terça-feira, ocorreu a criação provisória do Conselho Comunitário de Segurança em Axixá onde foram escolhidas seis pessoas da comunidade para comporem a diretoria composta pelo: presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretário e ainda 1º e 2º tesoureiro. A eleição definitiva será realizada nos próximos meses.

Como membros natos do CONSEG foram escolhidos dois policiais, um da Polícia Militar e outro da Policia Civil. Ao final, os concluintes receberam certificado de participação emitido pela Secretaria da Segurança Pública.

O CONSEG

O CONSEG é uma entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário. Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvendo projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com antes públicos e privados. (Ascom 9 BPM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Força Tática e Patrulha Rural vão intensificar apoio a Destacamentos no Bico

Publicado

em

Policiais militares das equipes especializadas do 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), Força Tática e Patrulha Rural da unidade, estiveram reunidos com o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Silva Reis, na manhã desta quarta-feira, 03, no auditório do quartel da PM em Araguatins, Norte do Estado.

O encontro teve a finalidade de tratar de diversos assuntos relacionados à atividade de segurança pública na região do Bico do Papagaio, área de atuação do 9º BPM. Comandante Reis esteve acompanhado do subcomandante da Unidade, capitão José Carlos da Costa Abreu.

Dentre os variados assuntos elencados pelo tenente-coronel Reis, o comandante destacou sobre a intensificação do emprego do efetivo nas operações que serão realizadas na área da Unidade durante o ano de 2021, e apoio das equipes aos destacamentos da PM na região.

O comandante também reforçou sobre a atuação da Força Tática no combate à criminalidade nas áreas urbanas, com a prisão de criminosos e sobre a atuação da Patrulha Rural nas áreas rurais da unidade, trabalho que tem trazido resultados bastante positivos com mais tranquilidade aos moradores do campo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Unidades prisionais de Araguatins e Tocantinópolis estão na 2ª Temporada da Operação Lockdown

Publicado

em

Com o objetivo de preservar a saúde dos servidores e das pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, prossegue os trabalhos desenvolvidos na II Temporada da Operação Lockdown. Período teve início no dia 24 de fevereiro e prossegue até o dia 24 de abril, caracteriza a segunda fase da operação, duas unidades foram selecionadas no Bico para o recebimento de novos presos, são em Araguatins e Tocantinópolis.

O superintendente do Sistema Penal tocantinense, Orleanes de Sousa, explicou que, paralelo às atividades da Operação Lockdown, também foram aderidas ações preventivas em todas as unidades. “Além da limitação no recebimento de novos presos no Sistema, também estabelecemos o Plano de Ação para Contenção a Transmissão do Novo Coronavírus, com trabalhos pontuais de higienização e sanitização das unidades penais, uso obrigatório de máscara, realização de teste rápido e testes laboratoriais, suplementação alimentar, vacinação de H1N1 e estabelecemos protocolos sanitários”, disse.

Sobre a logística aderida para a execução da Operação Lockdown, o gerente de Administração e Operações dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Bionor Vaz, explicou que todas as ações estão sendo feitas de forma responsável garantindo a segurança e o direito à saúde dos servidores e custodiados. “Ainda na primeira temporada da ação, em 2020, readequamos o número de regionais, aumentamos de cinco para oito, na configuração que abrange as unidades prisionais do Tocantins, isso favoreceu a Segurança Pública e também a execução da Operação”.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Escola Denise Amui promove 1º Aulão da Busca Ativa

Publicado

em

Na segunda, 1ª, a Escola Estadual Denise Gomide Amui, em Araguatins, no Bico do Papagaio, realizou um aulão com a participação ativa de cerca de 100 alunos, por meio da plataforma Meet com o tema: Vacinação Para Covid-19 no Brasil, abordando a biologia do vírus, tecnologia de formulação da vacina, eficácia, contraindicações e sua distribuição.

O objetivo da aula foi ofertar um reforço pedagógico com vista à complementação das habilidades e competências não desenvolvidas durante o período letivo do ano de 2020.

O evento contou com a participação dos profissionais da saúde, como a enfermeira Iarllene Amorim Dourado que é coordenadora do combate ao Covid-19 em Araguatins; Jader Sereno de Melo Figueiredo, bioquímico e diretor do Hospital Municipal.

O projeto foi idealizado pelos professores, Danilo Henrique da Matta, Edmilson Gomes Ribeiro, Flávio dos Anjos de Sousa, Leonardo Sousa Silva e Vladimyr Vieira.

A gestora da Escola, Edilene Gomes da Costa, agradeceu a participação dos estudantes, professores, colaboradores da Saúde e equipe pedagógica. Na oportunidade a mesma falou sobre a importância do trabalho em equipe e a efetividade do tralho na busca ativa aos alunos oportunizando o retorno dos educandos e assim evitar o número de reprovação e evasão escolar.

Continue lendo
publicidade Bronze