Connect with us

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Colégio Marechal Ribas Júnior realiza projeto junto a comunidade

Publicado

em

Colégio Estadual Marechal Ribas Júnior, de Axixá, no Bico do Papagaio, pertencente à Diretoria Regional de Educação de Araguatins, realizou nesta quinta-feira, 14, a ‘I mostra do conhecimento’ com a participação das comunidades local e escolar, envolvendo cerca de 2 mil pessoas no evento.

O objetivo do trabalho foi reconhecer competências e desenvolver habilidades, estimulando a criatividade dos estudantes para a pesquisa e aguçar a curiosidade intelectual e, com isso, promover o protagonismo juvenil.

Entre os temas abordados destacaram-se aquecimento global, literatura de cordel, fascínios e encantos dos jogos matemáticos, geração de emprego e renda em Axixá, elementos químicos, sólidos geométricos, carvão: da produção a inovação; revolução industrial: – uma viagem no tempo, geografia do Tocantins, física no cotidiano, e os principais escritores dos movimentos literários do século XIX. Considerando a região norte do Tocantins, foram abordados memórias e identidades do Estado, a história do município de Axixá.

Para Rodrigo Coelho, professor de Língua Inglesa, “o evento demonstra que é necessário inovar buscando novas formas de aprendizagem, em que os alunos podem participar e interagir com o processo de pesquisa, debatendo e explanando sobre os mais diversos temas. É um evento que marca a história de nossa escola e a vida de nossos alunos”, destacou.

Segundo Râmyle Karla dos Santos Silva, estudante da 3ª séria do ensino médio e presidente do Grêmio Estudantil, o evento foi importante para adquirir conhecimento e as pessoas se envolverem mais com as ações da escola. “Foi bom para a aprendizagem e também para o engajamento de toda a comunidade escolar. Os estudantes se empenharam em fazer o melhor trabalho possível, para agradar aos convidados. Nesse formato de trabalho é que podemos desenvolver o protagonismo juvenil”, apontou.

 Para o diretor da unidade escolar, Paulo Henrique Santana da Silva, “a escola precisa estar em movimento; e estando em movimento, irá melhorar aprendizagem e fortalecer o protagonismo Juvenil”, finalizou.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Ocupação de UTI’s Covid no Bico seguem baixas. Internações clínicas sobem

Publicado

em

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares nos Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, experimentaram alta relevante na ala clínica na última semana. Os leitos clínicos estão disponibilizados no Regional de Augustinópolis e Xambioá.

Em Augustinópolis a taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 92% e em Xambioá 73%.

Os leitos de UTI, que estão todos em Augustinópolis, estão com ocupação de 50%, nesta segunda-feira, 26.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Vacinação Covid para 30 anos começa nesta segunda, 26

Publicado

em

Começou nesta segunda, 26, a vacinação Covid para o público geral, a partir dos 30 anos, no município de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio.

O horário de vacinação é até às 13h, nas Unidades Básicas de Saúde.

É importante levar o cartão SUS, cartão de vacinação e CPF.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Gestores têm novas orientações para gastos dos recursos da Lei Aldir Blanc

Publicado

em

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) publicou notas técnicas de orientação aos gestores das cidades para solicitação de recursos aos estados da Lei Aldir Blanc. 

Os municípios terão até o dia 31 de dezembro para investirem os recursos da Lei Aldir Blanc previstos para este ano. Além disso, os Estados foram autorizados a repassarem os recursos aos municípios que não solicitaram verbas da Lei Aldir Blanc para 2020 e o prazo para prestação de contas foi estendido até 2022. 


A Lei Aldir Blanc cria o auxílio financeiro ao setor cultural e apoia profissionais do setor cultural. Ao todo, mais de R$ 3 bilhões foram destinados aos estados e municípios e, a princípio, deveriam ser gastos até julho de 2021. 

As notas técnicas de orientação para uso e prestação de contas dos recursos da Lei Aldir Blanc está no site da CNM. 

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze