Connect with us

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Discussões para implantar CREAS e Serviços de Acolhimento Regionalizados chegam ao Bico

Publicado

em

Nesta terça, 25, integrantes da Gerência de Proteção Especial da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) estão em Axixá, Extremo Norte do Estado, discutindo com prefeitos, vereadores e integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social local e de cidades que integram a regional sobre a implantação de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de serviços de acolhimento regionalizados.

A implantação dos referidos serviços faz parte de um termo de aceite pactuado com o Governo Federal, que tem como meta a implantação de seis CREAS no Estado para atender 48 municípios, além do programa Família Acolhedora.

Município-sede para a implantação do CREAS, o prefeito de Axixá, Damião Castro Filho, afirma que a cidade recebe a incumbência com responsabilidade. “Faz parte do processo oferecer contrapartida como prédio, material humano e insumos, mas os benefícios que chegam através desse compromisso são infinitamente maiores pois vamos conseguir atender com mais qualidade aqueles que mais precisam dos serviços sócioassistenciais, que são pessoas em situação de vulnerabilidade social, em muitos casos, situações extremas”, ponderou o gestor.

Sobre o encontro em Axixá, que se estende até à tarde, a gerente de proteção especial da Setas, Canilda Cruz, destaca o engajamento dos municípios envolvidos. “São 10 municípios diretamente envolvidos nesta regional e a grande maioria está aqui em peso para discutir como será a regionalização dos serviços de proteção especial”, comenta a gerente, ressaltando a importância devida que o tema demanda.

Regionalização

A Setas tem realizado uma série de visitas aos municípios tocantinenses a fim de realizar cooperação técnica para implantação de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e serviços de acolhimentos regionalizados. A equipe já passou por Taguatinga, Dianópolis, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Porto Nacional. As próximas cidades e regionais a serem visitadas são Xambioá, Wanderlândia e Pedro Afonso.

CREAS

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) tem a família como foco para o trabalho social a ser desenvolvido pelos serviços da rede socioassistencial. O CRAS e o CREAS são espaços que buscam o empoderamento destas famílias e de seus membros para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e de risco social. O CRAS trabalha na prevenção de ocorrências de risco, enquanto o CREAS, especificamente, trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, oferecendo apoio especializado a estas pessoas e/ou famílias.

Família Acolhedora

É um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O acolhimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança ou adolescente acolhido e sua família de origem. (Cristiane Lima/Fotos: Carlessando Souza)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Paulinho lidera disputa pela Prefeitura com 61,6%

Publicado

em

Segundo pesquisa Instituto Skala divulgada nesta sexta, 23, aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o cargo de prefeito de Tocantinópolis, segundo maior Colégio Eleitoral do Bico do Papagaio, nas Eleições 2020.

Na pergunta direcionada, onde aparece o nome dos candidatos a prefeito, o resultado foi o seguinte:

Paulinho (PSD) – 61,6%

Salomão Barros (SD) – 19,2%

Não sabe – 11,2%

Nenhum – 8%

Na espontânea, onde o nome dos candidatos a prefeito não é lembrado ao entrevistado, o resultado ficou assim:

Paulinho (PSD) – 54,4%

Salomão Barros (SD) – 14,8%

Não opinaram – 30,8%

Perguntado aos eleitores, em qual dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum, ficou assim:

Salomão Barros (SD) – 18,8%

Paulinho (PSD) – 9,6%

Não rejeitam nenhum – 63,2

Não opinaram – 8,4%

Sobre a pesquisa

Período de realização: de 15 a 16 de outubro de 2020

Margem de erro: 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%.

Número de entrevistas: 250

Número do registro: TO-00900/2020

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Mais de 70% da população diz aprovar gestão de Paulinho

Publicado

em

A pesquisa Skala divulgada nesta sexta, dia 23, mostra que 70,4% da população de Tocantinópolis, segundo maior município do Bico do Papagaio, aprova a gestão do prefeito Paulo Gomes, o Paulinho (PSD).

15,6% dos tocantinopolinos reprovam a administração e 14% não souberam responder.

O levantamento foi feito entre os dias 15 e 16 de outubro, com 250 entrevistados, que também foram ouvidos sobre o processo eleitoral deste ano. Na pesquisa direcionada, Paulinho alcançou 61,6%, contra 19,2% de Salomão Barros (SD). 11,2% não souberam responder e 8% em nenhum.

A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos e a confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número: TO-00900/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rocha Miranda diz que vai fazer pista de caminhada da Avenida Castelo Branco

Publicado

em

Quem se aventura fazer caminhada pelas avenidas de Araguatins, sem dúvidas já correu algum risco. Na principal pista, Avenida Castelo Branco, as pessoas disputam espaço com carros e motos. O candidato a prefeito Rocha Miranda (PTB), disse estar comprometido a mudar essa realidade, construindo uma via segura para todos e uma academia popular, caso seja eleito.

O candidato disse ainda que pretende dar início das obras já no primeiro dia de mandato.

A estudante Layse Almeida, ressalta a importância de um governo democratizar o acesso a exercícios, principalmente quando todos precisam de saúde. “Estamos vivendo um momento onde todos precisam se cuidar, ter mais saúde e qualidade de vida. A caminhada é um exercício que todo mundo pode fazer. É muito importante termos um lugar para fazer isso. Na br e nas ruas é perigoso estarmos caminhando”, explica ela.

Para o candidato Rocha, as pessoas não precisarão mais se submeter a situações de risco, tal como a citada por Layse. A meta é clara: “desenvolver a cidade e proporcionar melhor qualidade de vida para o povo”, afirma ele.

Continue lendo
publicidade Bronze