Connect with us

Bico do Papagaio

Axixá e Itaguatins terão novo defensor público

Publicado

em

img_6271-site

“Nascido, criado e alfabetizado na zona rural com muito orgulho.” Assim o mais novo Defensor Público do Estado do Tocantins, Sedeur Fernandes Corrêa, se autodefine ao contar um pouco sobre a sua história. Ele tomou posse na manhã desta quinta-feira, 24, na Sala do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), na presença de familiares, servidores e m da instituição.

Sedeur foi aprovado no último concurso de carreira, realizado em 2013, e passa a integrar a equipe de Membros da Instituição, completando agora um total de 112 defensores públicos ativos, lotados nas 42 Comarcas do Estado. Ele passa a atuar como Membro da Defensoria Pública do Estado, nas unidades de Axixá do Tocantins e Itaguatins. A solenidade contou com a presença dos pais de Sedeur, Isaías Fernandes Corrêa e Adaíta Francisco Corrêa, e de seu irmão, Jônatas Fernandes Corrêa.

Filho de agricultores e de pastor evangélico, Sedeur conta que encarou muito cedo a dureza da vida no campo, na zona rural da cidade de Patrocínio (MG), mas acredita que a posse como Defensor Público é não só a realização de um sonho, como também a oportunidade de servir juridicamente trazendo toda a sua bagagem de vida. “Eu nasci, cresci e estudei na zona rural. Então, eu saí de lá, mas é uma parte de mim que eu não consigo me desvencilhar, pois ainda há pessoas muito próximas a mim que ainda estão lá. Então, eu sou eu com essas circunstâncias que fazem parte da minha vida. É impossível eu tentar atuar hoje na minha vida profissional sem lembrar das minhas raízes e de que as pessoas que eu vou atender se parecem muito com as pessoas da minha convivência ao longo de toda a minha vida”, conta.

Membros

O defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim, considerou que a filosofia de vida de Sedeur se assemelha à filosofia da Defensoria Pública. “A Defensoria talvez seja o último refúgio de uma legião de esquecidos, abandonados e marginalizados, e é para isso que estamos aqui. Fico muito feliz de ver a posse de alguém tão vocacionado nas causas sociais e tenho a certeza de que o senhor vai se encontrar nesta missão. Muitos do que aqui estão hoje viam inicialmente a posse como uma oportunidade de crescimento profissional, mas eu tenho a certeza de que eles se encontraram e fizeram a Defensoria Pública muito mais do que um emprego, mas um estilo de vida”, considerou Marlon Amorim.

Eleito para defensor público-geral para o biênio 2017/2019, Murilo da Costa Machado, reforçou sobre a responsabilidade que Sedeur deverá assumir, principalmente quanto às dificuldades da crise financeira e política do Brasil. “Passamos por momentos estranhos no Brasil com a realidade política e econômica, sem dúvida alguma preocupante, porque quando vem a teoria do caos todos saem feridos, mas certamente os mais fracos são os mais oprimidos. E a Defensoria que vinha em uma ascensão, certamente, vai passar por momentos muito difíceis. Mas fico feliz em saber que o senhor escolheu essa profissão por vocação, ideais e é desse tipo de pessoas que a Defensoria precisa, de pessoas que saibam se colocar no lugar do próximo”, disse.

O Presidente da Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins, Neuton Jardim, homenageou o recém empossado Defensor Público com brindes e colocou a Associação à disposição do novo Membro. O presidente da Adpeto reforçou também que a posse de Sedeur fortalece a

assistência integral aos hipossuficientes, principal alvo de trabalho de um defensor público.

Missão

Para o recém-empossado defensor público, o cargo traz as ferramentas e a responsabilidade da missão institucional de defender os hipossuficientes. “O lugar na vida ou no mundo que eu deveria estar hoje é exatamente onde hoje eu cheguei, pois agora no cargo de Defensor Público, me sinto realmente necessário. Acredito que a vida que vale a pena para o ser humano é quando você é útil para o próximo”, aponta. Ele reforça que, em algumas questões de sua vida pessoal, se sente completamente realizado, porém ainda sente a necessidade de se tornar ainda mais útil enquanto ser humano. “Acredito que a Defensoria é mais um instrumento para me permitir nesta realização de me fazer útil ao próximo, em especial a classe dos mais necessitados.”

Perfil

Filho de pastor evangélico, Sedeur Fernandes Corrêa nasceu e foi alfabetizado na zona rural do município de Patrocínio, em Minas Gerais. Ele é formado em Direito na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí – MG e é especialista em Direito Público e Privado.

Foi professor no curso de Direito na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Unaí, onde lecionou por quatro anos. Trabalhou como analista no Supremo Tribunal de Justiça e nos últimos anos foi oficial de Justiça junto ao Supremo Tribunal Federal. Aos 36 anos, toma posse como Defensor Público no Estado do Tocantins.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá tem mortes por Covid confirmadas pela SES nesta quarta, 22

Publicado

em

Neste feriado de quarta, 21, o Boletim Epodemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou a confirmação de cinco novas mortes por Covid-19, no Bico do Papagaio. Os óbitos confirmados são nos munícipios de Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá.

Algumas dessas mortes, já haviam sido confirmadas pelas Secretarias Municipal de Saúde, que continuam com seus dados divergindo na compactação com os dados estaduais. Não existe sintonia entre os órgãos.

Veja os óbitos confirmados nesta quarta:

Buriti – Homem de 49 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 20/04/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.
Tocantinópolis – Homem de 85 anos. Comorbidades: hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de próstata. Óbito em 16/04/21 no Hospital Regional de Araguaína.
Tocantinópolis – Mulher de 60 anos. Comorbidades: hipertensão. Óbito em 17/04/21 no Instituto Sinai de Araguaína.
Xambioá – Homem de 63 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 15/04/21 no Instituto Sinai.
Araguatins – Mulher de 62 anos. Comorbidades: hipertensão e diabetes. Óbito em 14/04/21 no Instituto Sinai.

Comparação dos dados

Araguatins – Boletim Municipal: 49 | Boletim Estadual: 47
Tocantinópolis – Boletim Municipal: 32 | Boletim Estadual: 33
Xambioá – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 22
Buriti – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 06

*Prefeitura não publica boletim de forma confiável e constante em suas páginas de internet oficiais ou redes sociais oficiais. Durante dias incertos são espalhados em grupos de whatsapp sem nenhum tipo de comprovação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: SAAE tem dívida de mais de R$ 1 milhão em energia elétrica

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do município de Ananás, no Bico do Papagaio, possui uma dívida milionária com a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica. Segundo documento divulgado pela Prefeitura Municipal, gestões anteriores deixaram um débito de R$ 1.060.458,13.

Conforme a Prefeitura, o SAAE vem funcionando de forma limitada e afirmou que buscar tentar neste semestre, regularizar a dívida, evitando o corte de energia do SAAE e o colapso total no abastecimento de água de todo o município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Na Câmara, Professora Elizabete pede prioridade no enfrentamento a Covid

Publicado

em

A vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), esteve presente na segunda, 19, na Câmara Municipal, onde participou da sessão ordinária e fez um pronunciamento abordando principalmente o momento de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e diálogo com a população.

Elizabete se solidarizou com as quase 50 famílias araguatinenses que perderam seus parentes para a Covid-19. A vice-prefeita ressaltou que o momento é de priorizar os investimentos na área da Saúde e salvar vidas. A preocupação se dá, por conta dos altos níveis de contágio e morte da doença no município. Até esta semana são 49 mortes e mais de 1.500 contaminados desde o início da pandemia.

Outra questão abordada pela vice-prefeita, foi o diálogo com a população, a história do parlamento e sua importância na democracia.

“No entanto, senhores vereadores, a democracia assim como a liberdade de expressão, são direitos que devem ser vigiados, pois ainda hoje, apesar de tudo o que já vivemos, esses direitos são constantemente ameaçados”, disse Professora Elizabete.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze