Connect with us

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Enduro bate recorde de público

Publicado

em

Com recorde de público e participantes o 9º Enduro de Axixá, terminou neste domingo, 14, atendendo as expectativas de todos os envolvidos, que já aguardam pela próxima edição do evento.

A Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico apoiou o enduro destinando R$ 30 mil, para serem investidos na melhoria da estrutura. O presidente da agência, Wylkyson Gomes de Sousa, prestigiou o enduro e destacou sua importância para região.

“O Enduro de Axixá é considerado um dos maiores eventos da região do Bico do Papagaio pelo fluxo de turistas que é crescente todos os anos. E os investimentos que estão sendo aplicados no evento retornam com a movimentação da economia do município”, disse.

Neste domingo, a cidade acordou com o ronco dos motores de cerca de 350 endureiros, a maioria vindos de cidades vizinhas e dos Estados do Maranhão e Pará, em busca de aventura pelos 70 km de trilha demarcada para o enduro masculino.

A concentração na Praça da Bíblia, onde foi dada a largada, também foi ponto para os vendedores ambulantes, como o senhor Neuzivan Alves, montarem seu negócio.

“Nós aproveitamos esses dias que a cidade está movimentada para trabalhar e ganhar um dinheiro extra. E nesse sentido o evento tem sido muito bom, porque além dos bares que ficam cheios, todos os ambulantes também têm a oportunidade de aumentar a sua renda”.

Este ano também foram beneficiadas, as mulheres do Projeto de Assentamento Butiri, que ficaram responsáveis pela alimentação dos visitantes e participantes do Enduro.

“As mulheres se uniram para preparar os alimentos e estão ganhando seu dinheiro”, ressalta a cozinheira, Ecilene Vieira Alves. 

Já quem veio para se arriscar pela trilha aprovou o percurso que quanto mais lama e dificuldade é considerado melhor, como conta o participante Silvanio Santos de Imperatriz (MA).

“Esse é o nosso esporte, e quanto mais obstáculos mais a gente se realiza em participar. Nesse momento até as quedas são uma diversão”.

Nesta edição além das motos e quadrículos também houve a participação do Jeep Clube de Imperatriz, que veio com oito jeep’s para percorrer a trilha.

O encerramento do 9º enduro de Axixá acontece as 22 horas com o show da Banda Baetz. (Tamyra Pinheiro – Fotos: Thiago Sá)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
5 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Falta de água continua em diversos bairros. Problema dura mais de uma semana

Publicado

em

Equipe do SEMUSA entrou a noite desta quinta trabalhando para tentar reestabelecer o sistema

Moradores de Araguatins, no Bico do Papagaio, já estão há mais de uma semana sem abastecimento de água. O problema começou a acontecer na quinta, dia 29. Nesse período a cidade chegou a ficar totalmente desabastecida.

O fornecimento chegou a ser retomado em alguns bairros, porém de maneira inconstante. A maiorias dos setores permanecem sem água.

Também foi registrado desabastecimento em distritos no município.


O problema, segundo o Serviço Municipal de Saneamento (SEMUSA), autarquia responsável pelo tratamento de fornecimento de água, teria sido provocado por bombas queimadas.

Em Nota divulgada na manhã desta sexta, 7, o SEMUSA informou que foi instalada uma bomba que deve dar conta de atender toda demanda de abastecimento de água na cidade. Também disse providenciou uma bomba reserva revisada e pronta pra ser utilizada assim que necessário. Ainda comentou que efetuou a compra de uma nova bomba e aguarda a chegada.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Falta de água: Galdioso responde Rafael. “Deixou queimar a bomba por irresponsabilidade”

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Membros do Conselho Municipal de Educação e Conselho do FUNDEB são nomeados

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), nomeou os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-Fundeb) com representantes de todos os segmentos, conforme prevê a legislação.

O CME exerce papel de articulador e mediador das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenha função normativa, consultiva, deliberativa, mobilizadora e fiscalizadora. Ele pode decidir sobre diversos assuntos, desde autorizar o funcionamento de escolas e de cursos, até propor normas pedagógicas e administrativas.


Já o CACS-FUNDEB tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo. O colegiado não é uma unidade administrativa do governo, mas desempenha a função de controle e fiscalização da gestão pública, acompanhando e supervisionando a distribuição e aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar e do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos.

Veja as portarias com os nomes dos novos membros:

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO DO FUNDEB

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze