Connect with us

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Justiça determina que cartório registre criança sem o nome da mãe

Publicado

em

A justiça determinou que o cartório de registro civil de Axixá do Tocantins, seja obrigado a emitir a certidão de nascimento de uma menina de 2 anos sem o nome da mãe. Desde que a criança nasceu, o pai dela tenta obter o documento com apenas o nome dele para que a criança tenha os benefícios previstos em lei.

A menina, que é chamada de Larissa, nasceu em 29 de junho de 2010. Antes de completar um mês de vida, a mãe abandonou a criança ficando esta apenas aos cuidados do pai.

“A menor ainda não tinha sido registrada porque a mãe tem se negado a acompanhar o pai ao Cartório de Registro Civil para expedição da Certidão de Nasciento da menor. Já chegou a ser procurado o Conselho Tutelar do município de Sítio Novo do Tocantins, tentando convencer a mãe a fazer o registro da menor, só obtendo respostas negativas, bem assim, tanto o Cartório de Registro da cidade de Sítio Novo, quanto o do Povoado Sumaúna se recusavam a lavrar o assento de nascimento da menor apenas com o nome do pai”, afirmou o Defensor Público.

Segundo Gidelvan Silva, a mãe não tem como negar o fato de que esteve grávida durante 09 (nove) meses, sendo o parto realizado o parto no Hospital de Augustinópolis, como consta na Declaração de Nascido Vivo, onde também consta o nome da Requerida como sendo a genitora da menor Larissa.

Segundo a família, a falta de certidão de nascimento impede a criança de receber alguns benefícios, de ser matriculada em uma creche e também de ser atendida no posto de saúde pelo Sistema Único de Saúde.

“Por conta disso, nós entramos com uma ação judicial pedindo o reconhecimento de paternidade, investigação de maternidade e pedimos que o cartório fosse obrigado a registrar a menina, o que foi deferido pelo juiz”, afirmou o Defensor Público.

Atualmente, a menina já tem certidão de nascimento e se chama Larrisa Rodrigues da Silva. (Maria Tereza Lemes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÍTIO NOVO: Após assumir comando do PL, Murilo é demitido por Jair Farias

Publicado

em

Logo após assumir o comando do Partido Liberal (PL), no município de Sítio Novo, no Bico do Papagaio, com as bençãos do deputado federal, Vicentinho Júnior e do ex-senador, Vicentinho Alves, o líder Murilo Farias, que tem despontado como um dos principais nomes para a sucessão do prefeito, Alexandre Farias (MDB), foi demitido do gabinete político do deputado Jair Farias (MDB).

A informação foi confirmada pelo próprio Murilo para nossa reportagem. Ainda conforma Murilo, medida drástica do deputado, veio em seguida a oficialização da filiação.

Além de sobrinho do deputado, Murilo era considerado um dos principais articuladores e suporte da base de Jair Farias, com atuação política e técnica.

Murilo disse ao webjornal Folha do Bico, que foi surpreendido pela decisão do deputado, mas que não recuará do apoio a Vicentinho Júnior e de uma pré-candidatura a prefeito em 2024.

Outros companheiros de Jair Farias, que falaram em off com nossa reportagem, lamentaram a situação e a falta de diálogo, levando em consideração, a importância de Murilo na articulação do grupo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Instituto Líber diz que manifestação da FAIARA/Faculdade Aberta tenta ludibriar alunos e opinião pública

Publicado

em

Após o Ministério Público Federal (MPF) propor uma Ação Civil Pública contra a Fundação Educacional do Bico do Papagaio (mantenedora da Faculdade Integrada de Araguatins, atual Faculdade Aberta do Tocantins), o Instituto Líber e a União Brasiliense de Ensino Superior e Pesquisa Eireli (mantenedora da Faculdade Albert Einstein – Falbe), pela oferta irregular de cursos de graduação e a informação ser divulgada pela Folha do Bico, e outros veículos de imprensa, a FAIARA/Faculdade Aberta divulgou uma Nota, direcionada a alguns veículos de imprensa, comentando o caso. Não concordando com as afirmações, o Instituto Líber rebateu nesta segunda-feira, 18, as declarações.

O Instituto Líder chamou de fatídica a Nota da FAIARA/Faculdade Aberta e afirmou que a mesma está eivada de vícios e completamente fora da realidade dos fatos, além de considerar uma clara tentativa de ludibriar alunos e opinião pública.

Clique AQUI e leia toda argumentação do Instituo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Município chega a 55 mortes por Covid-19

Publicado

em

A Secretária de Estado da Saúde (SES), através de seu Boletim Epidemiológico, oficializou mais dois óbitos provocados pela Covid-19, no município de Tocantinópolis. As mortes foram confirmadas no boletim de sábado, dia 16 e desta segunda, dia 18.

Vítimas:

Mulher, 79 anos. Comorbidades: doença pulmonar obstrutiva crônica. Óbito em 10/10/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.

Homem, 67 anos. Comorbidades: não relatada. Óbito em 06/10/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.

O município desde o início da pandemia acumula 2.512 infectados.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze