Connect with us

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Municipio quer recursos para investir na Serra do Estrondo

Publicado

em

Serra_do_..Um ponto estratégico para investir no turismo, beneficiando especialmente a região do Bico do Papagaio e  incentivando os esportes de vôo,  é o município de Axixá, a cidade possui um grande potencial para atividades de vôo livre, utilizando o potencial da Serra do Estrondo, que tem altitude de 443 metros e fica dentro no município.

O maciço rochoso é bastante utilizado por atletas do Tocantins e sul do Maranhão, que consideram o local como o melhor ponto de vôo do Tocantins e um dos melhores na região norte e nordeste.

Para explorar esse potencial a Adtur – Agência Desenvolvimento Turístico está apoiando a prefeitura do município na construção de um projeto que visa angariar recursos junto ao Ministério do Turismo, para investir na construção de rampa e na estruturação do local.

Nesta quarta-feira, 28, o coordenador de estruturação e ordenamento da Adtur, Alan Moraes e o turismologo Rafael Cavalcante juntamente com uma equipe da prefeitura de Axixá, e pilotos de vôo livre, visitaram a serra para conhecer e identificar as dificuldades de acesso e as necessidades de estruturação do local.

De acordo com o prefeito de Axixá, Ruidiard de Sousa Brito, a intenção é que diferentes profissionais conheçam a serra para identificar as especialidades e ajudar a construir o projeto requerendo recursos.

“A região do Bico do Papagaio tem vários atrativos, como as praias o Encontro das Águas e outras belezas. Por isso nós estamos apostando em um projeto que envolva vários setores beneficiando a região toda. Creio que investindo na prática desse esporte na serra as pessoas que vierem já aproveitam para conhecer os outros locais”, disse.

O piloto tocantinense Eli Ramos, atual presidente da Associação de Vôo e Acrobacia em Parapente, vice-presidente da Associação Tocantinense de Vôo de parapente, com os títulos de recordista brasileiro de paramotor e 4º no ranking de paramotor e de acrobacia em parapente, é um dos envolvidos na construção do projeto que garante as boas condições para pratica desses esportes.

Ele explica: quem conhece e salta na região relata que Axixá tem um potencial excepcional de vôo. As térmicas (correntes de ar) são grandes, e o piloto de parapente precisa disso para poder subir e a partir de então começar o seu deslocamento. Segundo Ramos, as condições térmicas de Axixá são comparadas as de Quixadá no Ceará, um dos melhores pontos de vôo na América do Sul. “Quixadá era um local sem perspectiva nenhuma. Lá foi descoberto esse potencial e hoje o local faz parte do circuito mundial de vôo”, disse.

Um dos primeiros a saltar na serra do Estrondo em 1992, o biólogo Afonso Bezerra também acredita nas condições. Segundo ele, o local pode ser tornar um grande pólo turístico atraindo atletas de vários lugares para saltar na serra.

 “O meu recorde de vôo é de 1 h e 43 minutos, chegando a oitocentos metros de altitude, mas tenho colegas que saltam aqui que já chegaram a 1.800 metros“.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
6 Comments

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dois homens morrem após moto bater em caminhão com 23 indígenas na carroceria

Publicado

em

Dois homens morreram após uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão que transportava 23 indígenas da etnia Apinagé na carroceria. O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (14) na TO-126, próximo da entrada do povoado Mumbuca em Tocantinópolis. As vítimas estavam na moto e foram identificadas como Gustavo Borges de Sousa, de 39 anos, e Hildo de Araújo Moraes, de 42 anos.

O motorista contou à Polícia Militar que estava fazendo o transporte dos indígenas após passarem o dia coletando coco babaçu em uma fazenda da região. Durante a viagem ele ouviu um barulho e quando parou percebeu que a moto tinha colidido na traseira do caminhão.


A PM informou que uma equipe médica ainda foi chamada, mas apenas constatou a morte de Gustavo Borges e Hildo de Araújo.

Nenhum ocupante do caminhão se feriu. O motorista permaneceu no local e não apresentava nenhum sinal de alteração da capacidade psicomotora. Depois ele foi levado para prestar depoimento na delegacia de plantão.

A Polícia Científica foi chamada para fazer a perícia e depois o IML recolheu os corpos. Os dois veículos foram apreendidos e entregues na delegacia. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rixa em bar tem tapa na cara, tiro de espingarda e prisão

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite de quinta-feira, 13, uma espingarda calibre 20, em poder de um homem de 36 anos, que acabou preso por porte ilegal de arma de fogo e também por efetuar disparo com a própria arma em vias públicas. A ocorrência se deu nas proximidades de um bar em um bairro de Araguatins, no Bico do Papagaio.

A equipe de policiais militares foi chamada para atender uma ocorrência nas proximidades de um bar, onde acontecia uma briga envolvendo o autor e outro homem de 38 anos, por motivos não revelados.


O autor disse aos policiais, que se encontrava no bar quando o homem de 38 anos, que também acabou sendo preso, chegou e começou a lhe agredir fisicamente com tapas, causando escoriações na cabeça e nas costas.

O autor também relatou à PM que após a agressão foi em sua residência e buscou a espingarda e apontou para o homem de 38 anos e só não atirou devido ter pessoas próximas. 

No momento da ação o autor acabou sendo contido por populares que estavam no bar, e que a espingarda disparou acidentalmente para o alto no momento em que ele era imobilizado. A espingarda foi escondida e entregue aos policiais militares a qual acabou sendo apreendida. 

Os dois homens e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Jacaré é visto nadando próximo a cidade

Publicado

em

Um jacaré-açu espécie predominante da Amazônia, foi filmado por moradores de Araguatins, esta semana, no Rio Araguaia, bem em frente a cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio. O animal é grande e esmo com a aproximação dos populares, ele não fugiu ou reagiu.

Pelas dimensões do bicho, se trata de um exemplar adulto. Normalmente esse tipo de jacaré se alimenta de pequenos animais, como tartarugas, peixes, capivaras e veados. É uma espécie que esteve à beira da extinção, devido ao valor comercial do seu couro de cor escura e da sua carne. Atualmente, encontra-se protegido e sua população encontra-se estável no Brasil. É a maior espécie de jacaré, podendo atingir até 4,5 metros de comprimento.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze