Connect with us

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Municipio quer recursos para investir na Serra do Estrondo

Publicado

em

Serra_do_..Um ponto estratégico para investir no turismo, beneficiando especialmente a região do Bico do Papagaio e  incentivando os esportes de vôo,  é o município de Axixá, a cidade possui um grande potencial para atividades de vôo livre, utilizando o potencial da Serra do Estrondo, que tem altitude de 443 metros e fica dentro no município.

O maciço rochoso é bastante utilizado por atletas do Tocantins e sul do Maranhão, que consideram o local como o melhor ponto de vôo do Tocantins e um dos melhores na região norte e nordeste.

Para explorar esse potencial a Adtur – Agência Desenvolvimento Turístico está apoiando a prefeitura do município na construção de um projeto que visa angariar recursos junto ao Ministério do Turismo, para investir na construção de rampa e na estruturação do local.

Nesta quarta-feira, 28, o coordenador de estruturação e ordenamento da Adtur, Alan Moraes e o turismologo Rafael Cavalcante juntamente com uma equipe da prefeitura de Axixá, e pilotos de vôo livre, visitaram a serra para conhecer e identificar as dificuldades de acesso e as necessidades de estruturação do local.

De acordo com o prefeito de Axixá, Ruidiard de Sousa Brito, a intenção é que diferentes profissionais conheçam a serra para identificar as especialidades e ajudar a construir o projeto requerendo recursos.

“A região do Bico do Papagaio tem vários atrativos, como as praias o Encontro das Águas e outras belezas. Por isso nós estamos apostando em um projeto que envolva vários setores beneficiando a região toda. Creio que investindo na prática desse esporte na serra as pessoas que vierem já aproveitam para conhecer os outros locais”, disse.

O piloto tocantinense Eli Ramos, atual presidente da Associação de Vôo e Acrobacia em Parapente, vice-presidente da Associação Tocantinense de Vôo de parapente, com os títulos de recordista brasileiro de paramotor e 4º no ranking de paramotor e de acrobacia em parapente, é um dos envolvidos na construção do projeto que garante as boas condições para pratica desses esportes.

Ele explica: quem conhece e salta na região relata que Axixá tem um potencial excepcional de vôo. As térmicas (correntes de ar) são grandes, e o piloto de parapente precisa disso para poder subir e a partir de então começar o seu deslocamento. Segundo Ramos, as condições térmicas de Axixá são comparadas as de Quixadá no Ceará, um dos melhores pontos de vôo na América do Sul. “Quixadá era um local sem perspectiva nenhuma. Lá foi descoberto esse potencial e hoje o local faz parte do circuito mundial de vôo”, disse.

Um dos primeiros a saltar na serra do Estrondo em 1992, o biólogo Afonso Bezerra também acredita nas condições. Segundo ele, o local pode ser tornar um grande pólo turístico atraindo atletas de vários lugares para saltar na serra.

 “O meu recorde de vôo é de 1 h e 43 minutos, chegando a oitocentos metros de altitude, mas tenho colegas que saltam aqui que já chegaram a 1.800 metros“.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
6 Comments

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Polícia impede furto de sacas de soja em trem

Publicado

em

No início da noite desta segunda-feira, 26, por voltas das 18h45, policias militares da 5ª Companhia Independente em Aguiarnópolis, impediram o furto de 17 sacas de sojas de 50 kg cada, que estavam acondicionadas no compartimento de cargas de um trem estacionado no pátio da ferrovia norte/sul, naquele município. Os suspeitos já haviam retirado a carga dos vagões do trem, quando foram surpreendidos com a aproximação dos patrulheiros.

Os militares faziam patrulhamento e se aproximaram, juntamente com os inspetores de segurança da área em que os trens ficam parados, quando perceberam que três elementos empreenderam fuga do local e adentraram em um matagal próximo, deixando para trás todas as sacas de sojas que haviam sido retiradas dos vagões do trem. Os militares realizaram diversas incursões na tentativa de capturar os suspeitos, que conseguiram fugir.

Diante da situação, os responsáveis foram orientados a procurar a delegacia de plantão, para registrar o fato.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Qualiquanti Gauss mostra disputa acirrada pela Prefeitura. Alberto tem 45,38% contra 40,77% de Elisângela

Publicado

em

Pesquisa Qualiquanti Gauss, realizada no dia 15 de outubro, aponta disputa acirrada pela Prefeitura Municipal de São Miguel, no Bico do Papagaio. O candidato do SD, Alberto Moreira, lidera com 45,38% das intenções de votos. A prefeita e candidata à reeleição, Elisângela (PP), aparece na segunda colocação com 40,77%.

Ronaldo Barbalho (PATRIOTA) e João da Farmácia (PT), vem respectivamente com 3,08% e 2,31%.

Não sabe ou não opinou são 7,69%; Branco e nulo 0,77%; Nenhum 0%.

Espontânea

Na espontânea, a prefeita Elisângela lidera, com 39,23%. Alberto Moreira vem com 37,69%; Ronaldo Barbalho 3,08%; João da Farmácia 1,54%; Não Sabe/Não Opinou 18,46%.

Rejeição

Elisângela é a candidata mais rejeitada, com 27,69%. Em segundo lugar na rejeição vem João da Farmácia com 21,54%, seguido por Alberto Moreira com 13,08% e o menos rejeitado é Ronaldo Barbalho 6,15%. Não sabe/Não opinou 30% e 1,54% não rejeita nenhum dos candidatos.

Dados

O Instituto Qualiquanti Gauss ouviu 130 eleitores. Margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: TO-05800/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta terça, 27

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Araguatins nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta terça, 27. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AQUILES DA AREIA (PP): Às 9h participa de reunião na Associação Comercial e Industrial de Araguatins (ACIAT) e no período noturno tem reunião política com vereadores em bairros da cidade.

CLÁUDIO SANTANA (MDB): Às 16h30 faz caminhada nas ruas Marechal Rondon, Castelo Branco e adjacências. Às 19h40 comício na Rua Alfredo Gonçalves da Silva entre Castelo Branco e Marechal Rondon.

IAN CAVALCANTE (PL): Faz visitas nos bairros Conjunto Vitória e Cristal durante todo o dia.

RONALDINHO: Não divulgou agenda.

ROCHA MIRANDA (PTB): Não divulgou agenda.

Continue lendo
publicidade Bronze