Connect with us

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Municipio quer recursos para investir na Serra do Estrondo

Publicado

em

Serra_do_..Um ponto estratégico para investir no turismo, beneficiando especialmente a região do Bico do Papagaio e  incentivando os esportes de vôo,  é o município de Axixá, a cidade possui um grande potencial para atividades de vôo livre, utilizando o potencial da Serra do Estrondo, que tem altitude de 443 metros e fica dentro no município.

O maciço rochoso é bastante utilizado por atletas do Tocantins e sul do Maranhão, que consideram o local como o melhor ponto de vôo do Tocantins e um dos melhores na região norte e nordeste.

Para explorar esse potencial a Adtur – Agência Desenvolvimento Turístico está apoiando a prefeitura do município na construção de um projeto que visa angariar recursos junto ao Ministério do Turismo, para investir na construção de rampa e na estruturação do local.

Nesta quarta-feira, 28, o coordenador de estruturação e ordenamento da Adtur, Alan Moraes e o turismologo Rafael Cavalcante juntamente com uma equipe da prefeitura de Axixá, e pilotos de vôo livre, visitaram a serra para conhecer e identificar as dificuldades de acesso e as necessidades de estruturação do local.

De acordo com o prefeito de Axixá, Ruidiard de Sousa Brito, a intenção é que diferentes profissionais conheçam a serra para identificar as especialidades e ajudar a construir o projeto requerendo recursos.

“A região do Bico do Papagaio tem vários atrativos, como as praias o Encontro das Águas e outras belezas. Por isso nós estamos apostando em um projeto que envolva vários setores beneficiando a região toda. Creio que investindo na prática desse esporte na serra as pessoas que vierem já aproveitam para conhecer os outros locais”, disse.

O piloto tocantinense Eli Ramos, atual presidente da Associação de Vôo e Acrobacia em Parapente, vice-presidente da Associação Tocantinense de Vôo de parapente, com os títulos de recordista brasileiro de paramotor e 4º no ranking de paramotor e de acrobacia em parapente, é um dos envolvidos na construção do projeto que garante as boas condições para pratica desses esportes.

Ele explica: quem conhece e salta na região relata que Axixá tem um potencial excepcional de vôo. As térmicas (correntes de ar) são grandes, e o piloto de parapente precisa disso para poder subir e a partir de então começar o seu deslocamento. Segundo Ramos, as condições térmicas de Axixá são comparadas as de Quixadá no Ceará, um dos melhores pontos de vôo na América do Sul. “Quixadá era um local sem perspectiva nenhuma. Lá foi descoberto esse potencial e hoje o local faz parte do circuito mundial de vôo”, disse.

Um dos primeiros a saltar na serra do Estrondo em 1992, o biólogo Afonso Bezerra também acredita nas condições. Segundo ele, o local pode ser tornar um grande pólo turístico atraindo atletas de vários lugares para saltar na serra.

 “O meu recorde de vôo é de 1 h e 43 minutos, chegando a oitocentos metros de altitude, mas tenho colegas que saltam aqui que já chegaram a 1.800 metros“.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
6 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saúde oficializa 65ª morte por Covid-19

Publicado

em

Neste domingo, 25, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou a 65ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A informação foi publica no Boletim Epidemiológico.

A vítima é um homem de 72 anos, com doença respiratória crônica. A morte aconteceu no dia 26 de maio no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Vendedor de maconha do Setor Santa Rita é preso

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 24,  a Polícia Militar prendeu um homem de 51 anos, suspeito de tráfico de drogas no Setor Santa Rita, município de Axixá, Bico do Papagaio.

Policiais militares do 9° Batalhão, monitoraram o suspeito, que rotineiramente se deslocava ao Estado do Maranhão, município de Imperatriz, para supostamente comprar substância análoga à maconha. As equipes de serviço posicionaram o cerco no endereço informado, com o objetivo de bloquear a passagem do transporte público que o indivíduo usava para se deslocar. 

O veículo foi interceptado e o suspeito abordado pelos policiais, momento em que os militares localizaram alguns pacotes de substância análoga à maconha. A droga apreendida e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC perde e cai para lanterna do Grupo 2

Publicado

em

Em Imperatriz, no sul do Maranhão, o Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), conheceu neste sábado, 24, sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro Série D, em partida válida pelo Grupo A2, no estádio Frei Epifânio D’Abadia.

A equipe do Imperatriz venceu por 3 a 2 e se mantém na terceira colocação do grupo com 13 pontos. Já o Verdão do Bico passa a segurar a lanterna com 7 pontos.

O primeiro tempo foi de muita troca de espaço com propostas bem diferente entre as equipes. O Imperatriz apresentou uma marcação de meia pressão e tinha na velocidade do seu ataque com passes verticais para criar boas chances. Por outro lado, o TEC tinha opção da posse de bola, mas teve dificuldade para achar espaço. Com isso, acabou fazendo muitos lançamentos diretos e acabou esbarrando na defesa do Imperatriz. Melhor no jogo, o Cavalo de Aço conseguiu logo abrir o placar, mas em um erro individual. Fabrício dormiu no lance e Hudson conseguiu tomar a bola do defensor e marcar para o Imperatriz.


A primeira etapa seguiu andando com o mesmo panorama antes do gol. Porém, com a vantagem do placar o Imperatriz consolidou ainda mais sua proposta e teve até mais espaço para contra-ataques, que poderiam ser melhores aproveitados e por isso a primeira etapa terminou 1 a 0 para o Colorado.

No segundo tempo uma chuva de gols. O TEC empatou aos 19 minutos, após cobrança de falta, Jheimy arruma dentro da área para Dioguinho chegar chutando para empatar o jogo. Aos 22 minutos a arbitragem pega falta em cima de Jheimy dentro da área e marca pênalti. Jheimy bateu com força no alto do canto esquerdo. I goleiro Diego acerta o canto, mas não consegue alcançar a bola e o Verdão do Bico vira o placar. Kineker aos 32 minutos, gira na defesa do TEC e chuta com estilo para deixar tudo igual no Frei e nos acréscimos, já nos 50 minutos, uma “lambança” na área do TEC, após cruzamento o goleiro Gabriel faz defesa, mas ao cair com a bola bateu roupa. Do lado dele estava Robson que aproveitou para fazer o gol da virada, 3 a 2, para o time do Maranhão.

Na próxima rodada, o Verdão recebe o Juventude Samas, no estádio Ribeirão, sábado, 31 e no mesmo dia o Imperatriz joga em Sobral, no Ceará, contra o Guarany. (Gabriel Dias/SID)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze