- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

AXIXÁ: Municipio quer recursos para investir na Serra do Estrondo

Mais Lidas

Serra_do_..Um ponto estratégico para investir no turismo, beneficiando especialmente a região do Bico do Papagaio e  incentivando os esportes de vôo,  é o município de Axixá, a cidade possui um grande potencial para atividades de vôo livre, utilizando o potencial da Serra do Estrondo, que tem altitude de 443 metros e fica dentro no município.

O maciço rochoso é bastante utilizado por atletas do Tocantins e sul do Maranhão, que consideram o local como o melhor ponto de vôo do Tocantins e um dos melhores na região norte e nordeste.

Para explorar esse potencial a Adtur – Agência Desenvolvimento Turístico está apoiando a prefeitura do município na construção de um projeto que visa angariar recursos junto ao Ministério do Turismo, para investir na construção de rampa e na estruturação do local.

Nesta quarta-feira, 28, o coordenador de estruturação e ordenamento da Adtur, Alan Moraes e o turismologo Rafael Cavalcante juntamente com uma equipe da prefeitura de Axixá, e pilotos de vôo livre, visitaram a serra para conhecer e identificar as dificuldades de acesso e as necessidades de estruturação do local.

De acordo com o prefeito de Axixá, Ruidiard de Sousa Brito, a intenção é que diferentes profissionais conheçam a serra para identificar as especialidades e ajudar a construir o projeto requerendo recursos.

“A região do Bico do Papagaio tem vários atrativos, como as praias o Encontro das Águas e outras belezas. Por isso nós estamos apostando em um projeto que envolva vários setores beneficiando a região toda. Creio que investindo na prática desse esporte na serra as pessoas que vierem já aproveitam para conhecer os outros locais”, disse.

O piloto tocantinense Eli Ramos, atual presidente da Associação de Vôo e Acrobacia em Parapente, vice-presidente da Associação Tocantinense de Vôo de parapente, com os títulos de recordista brasileiro de paramotor e 4º no ranking de paramotor e de acrobacia em parapente, é um dos envolvidos na construção do projeto que garante as boas condições para pratica desses esportes.

Ele explica: quem conhece e salta na região relata que Axixá tem um potencial excepcional de vôo. As térmicas (correntes de ar) são grandes, e o piloto de parapente precisa disso para poder subir e a partir de então começar o seu deslocamento. Segundo Ramos, as condições térmicas de Axixá são comparadas as de Quixadá no Ceará, um dos melhores pontos de vôo na América do Sul. “Quixadá era um local sem perspectiva nenhuma. Lá foi descoberto esse potencial e hoje o local faz parte do circuito mundial de vôo”, disse.

Um dos primeiros a saltar na serra do Estrondo em 1992, o biólogo Afonso Bezerra também acredita nas condições. Segundo ele, o local pode ser tornar um grande pólo turístico atraindo atletas de vários lugares para saltar na serra.

 “O meu recorde de vôo é de 1 h e 43 minutos, chegando a oitocentos metros de altitude, mas tenho colegas que saltam aqui que já chegaram a 1.800 metros“.

- Publicidade -spot_img

6 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Maurivan Braga

Nossa que bom…um outro fator importante é a riqueza natural quanto a diversidade biológica composta por grandes árvores matrizes produtora de sementes de boa qualidade. Poderiam até mesmo procurar órgão ambientais especializado na área para fazer esses levantamentos.

tulia

Seria bom memso pra nossa querida Axixa,

Mais do jeito que ta indo esse dinheiro jamais iria chegar em boa hora,pois o atual prefeito,so pensa em roubar o dinheiro publico pra comprar casas e apartamentos em Imperatriz e em Palmas,,,

Ele é tão gente ruim que não ajuda nem sua propria familia so pensa nele…

Vai ser ruim assim pra la Rim que arde,,,

kkk

tu vai inrricar e levar o dinheiro junto é..
Cuidado a politica ta ai!!

Faça por onde merecer,vc é inteligente e sabe o que é melhor pra Axixá,,,

Edilson calheiros

Sou piloto de voo duplo e instrutor de asa Delta. Atualmente em Atibaia sp, Praticipei de varios eventos no voo livre por todo o brasil e nunca escutei falar dessa cidade ( AXIXA ).
FICO CONTENTE POR SABER QUE TEM PESSOAS ACREDITANDO E INVESTINDO NESSA REGIAO, POIS POR TODOS OS LUGARES QUE PASSEI TUDO MUDOU COM O VOO LIVRE, TEVE AUMENTO SIGNIFICATIVO DO TURISMO ECOLOGICO A REGIAO GEROU RENDA, OUTRAS MODALIDADES PODE TAMBÉM AGREGAR NO AUMENTO DO TURISTA DE AVENTURA, A REGIAO PODE FICAR CONHECIDA MUNDIALMENTE EXEMPLO DA CIDADE DE QUIXADA. O PREFEITO AO ACREDITAR NO POTENCIAL QUE O VOO LIVRE PODE TRAZER DE BENEFICIO A REGIAO ESTARA INVESTINDO TAMBEM NO PROPRIO FUTURO, ALEM DE TER OPORTUNIDADE DO NOME COMO O GRANDE PADRINHO DO VOO LIVRE NO ESTADO. PARABENS A TODOS ESPERO UM DIA IR CONHECER A RAMPA, ABRAÇOS E BOA SORTE!!!! VALEUUU
( DIDI ) ATIBAIA SP

Eu quero muito que possa dar certo esse projeto, sou de Axixá nasci
nessa cidade querida, de pessoas simples , um interior muito acolhedor, Axixá pode enriquecer ainda mais com esse projeto, temos uma população com visão de crescimento só falta um pouco mais de tempo e dedicação. Hoje moro em Boa Vista RR,mais ja quero voutar para meu lugar, para minha casa, para o lugar de onde nunca deveria ter saído, amo esse lugar e um pedoço do ceú pra mim, mais esse ano em dezembro com fé em Deus estou de vouta. Conto e apoio, todos vcs.
Se eu tiver por lá e algum de vcs forem visitar a serra, me procurem posso patrocinar um almoço em minha casa,com a conhecida comida tipíca da nossa cidade e região galinha caipira.

Arlessandro

bem até que seria bom só que o prefeito naum ta colaborando nada, espero um dia tambem aprender a vooa, com o grande afonso de imperatriz esse cara que foi como um pai pra mim abraço e espero que esse projeto dé certo.

Militante do POVO

De olho aberto nesse ai q se aproveita da situação… Esse prefeito, Ruuummmm…. Não tem jeito mesmo… Esse cara tá querendo se aproveitar da situação, agora que alguns dos caras que saltam da serra de asa delta iniciaram alguns investimentos na cerra por conta própria o prefeito que se aproveitar da situação já andada pra se dar bem. Os caras são fortes d ++, estão fazendo as escadas de madeira para os visitantes subirem de escadas, e estão projetando um pousada lá em cima da serra para os Turistas, Parabéns a eles, eles sim estão interessados em fazer augo de bom pra Axixá… O prefeito não, não mesmo. Quem lembra q o cara falava nas eleições que a Serra era um Cristal á ser lapidado, pronto, num fez nada nesses quatro anos vai fazer augo agora, conversinha, Axixá tá muito ligado nesse cara… Ele não tem vez mais aqui….

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias