- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AXIXÁ: Produção de feijão caupi é estimulada com Unidade Demonstrativa

Mais Lidas

Para que os agricultores invistam no aumento da produção do feijão no Bico do Papagaio, será implantada em Axixá do Tocantins uma Unidade Demonstrativas (UD) na zona rural do município. 

A Unidade Demonstrativa, será implantada pelo Governo do Estado por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins –, entre os meses de fevereiro e março. Nesta ação será aplicado recurso, do Governo Federal por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário. A área para a implantação da Unidade Demonstrativa terá 1.400 m² com a participação, em média, de sete a oito famílias.

O gerente de Grandes Culturas do Ruraltins, Edimilsom Rodrigues de Sousa, informou que nas UD’s será cultivado o feijão caupi nas variedades Gurgueia, Maratoã, Paragaçu, Nova Era, Guariba, Aracê, Juruá e Itaim. “Essas variedades foram testadas ano passado no Estado e são consideradas as mais produtivas para a nossa região, apresentando ainda características favoráveis para o consumo, como altos teores de ferro e zinco, minerais importantes na nutrição humana e proteínas”, ressalta.

Com a implantação da UDs, segundo informações do gerente, serão avaliadas a produtividade, a resistência a doenças e a qualidade dos grãos dessas variedades. A partir do resultado, os agricultores farão a multiplicação das sementes para os demais. “O que pretendemos é fortalecer a cadeia produtiva do feijão no Estado, produzindo grãos de boa qualidade, que possam até ser exportados”, comenta Sousa. Outro fator que foi considerado para o cultivo do feijão caupi é a aceitação do grão no mercado e o valar pago por ele, que está em torno de R$ 150,00 a saca com 60 kg.

Esta ação faz parte do Programa Plano Safra Mais Alimentos, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Empraba (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Ruraltins. Além desta ação, haverá a implantação de hortas no sistema circular e cursos nas áreas de avicultura para técnicos do órgão e agricultores familiares. (Bárbara Vasconcelos)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias