Para que os agricultores invistam no aumento da produção do feijão no Bico do Papagaio, será implantada em Axixá do Tocantins uma Unidade Demonstrativas (UD) na zona rural do município.
A Unidade Demonstrativa, será implantada pelo Governo do Estado por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins –, entre os meses de fevereiro e março. Nesta ação será aplicado recurso, do Governo Federal por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário. A área para a implantação da Unidade Demonstrativa terá 1.400 m² com a participação, em média, de sete a oito famílias.
O gerente de Grandes Culturas do Ruraltins, Edimilsom Rodrigues de Sousa, informou que nas UD’s será cultivado o feijão caupi nas variedades Gurgueia, Maratoã, Paragaçu, Nova Era, Guariba, Aracê, Juruá e Itaim. “Essas variedades foram testadas ano passado no Estado e são consideradas as mais produtivas para a nossa região, apresentando ainda características favoráveis para o consumo, como altos teores de ferro e zinco, minerais importantes na nutrição humana e proteínas”, ressalta.
Com a implantação da UDs, segundo informações do gerente, serão avaliadas a produtividade, a resistência a doenças e a qualidade dos grãos dessas variedades. A partir do resultado, os agricultores farão a multiplicação das sementes para os demais. “O que pretendemos é fortalecer a cadeia produtiva do feijão no Estado, produzindo grãos de boa qualidade, que possam até ser exportados”, comenta Sousa. Outro fator que foi considerado para o cultivo do feijão caupi é a aceitação do grão no mercado e o valar pago por ele, que está em torno de R$ 150,00 a saca com 60 kg.
Esta ação faz parte do Programa Plano Safra Mais Alimentos, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Empraba (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Ruraltins. Além desta ação, haverá a implantação de hortas no sistema circular e cursos nas áreas de avicultura para técnicos do órgão e agricultores familiares. (Bárbara Vasconcelos)