O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Prefeitura Municipal de Axixá inauguraram as novas instalações do escritório local do órgão, como também a central de distribuição de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mais conhecido como Compra Direta Local.  

De acordo com o engenheiro agrônomo e extensionista rural, Danny Alexandre da Silva Ferreira, Axixá conta com 240 famílias de agricultores familiares assistidas pelo Ruraltins, nas atividades de bovinocultura leiteira, fruticultura, horticultura, piscicultura, além do cultivo da mandioca, produção de farinha e criações de pequenos animais.

“Em Axixá são cerca de 40 produtores atendidos pelo PAA, e 26 entidades socioassistenciais que trabalham com pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional que recebem as doações dos alimentos adquiridos, sendo os mais ofertados: hortaliças, melancia, banana, maracujá, milho, feijão, farinha de mandioca, leite e inhame”, frisou.

A inauguração do escritório aconteceu na última sexta-feira, 7, sendo uma parceria do município, com o Governo do Estado, por meio do Ruraltins.  Estiveram presentes na solenidade o Prefeito de Axixá, Damião Castro, o supervisor regional do Ruraltins, Ricardo  Anderson, servidores do órgão em Axixá, agentes financeiros e demais autoridades municipais.

Kit

O município de Axixá, foi um dos beneficiados pelo Governo do Estado com um kit para equipar a central de distribuição de alimentos, contendo um caminhão, câmara fria, balança, aparelho de ar condicionado, freezers horizontal e vertical, dentre outros itens.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em 2018, beneficiou mais de 245 mil pessoas em vulnerabilidade alimentar e nutricional atendidas nas 941 entidades da rede socioassistencial cadastradas, sendo liberados um total de R$ 6 milhões a 2.868 agricultores beneficiados em 129 municípios do Estado.

Para 2019, o órgão já tem proposta inicial aprovada pelo Ministério da Cidadania de R$ de 3 milhões, e mais recursos estão sendo pleiteados visando atender as demandas dos agricultores em todo Estado.

O  PAA é um programa de compras do governo federal executado pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – Ruraltins. A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional.  Os alimentos adquiridos, como hortaliças, frutas, verduras e produtos processados com certificação sanitária, são destinados a escolas ou doados para entidades da rede socioassistencial, a exemplo de creches, abrigos de idosos, hospitais, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apaes, dentre outros públicos.

Podem participar do programa agricultores familiares tradicionais, assentados da reforma agrária, extrativistas, piscicultores, pescadores artesanais, indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais, demais povos e comunidades tradicionais, que tenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Ruraltins

O Ruraltins conta com uma força de trabalho de 670 servidores e está presente nos 139 municípios tocantinenses. Os profissionais incentivam boas práticas de produção, difundindo novas tecnologias, gerando renda e a melhoria da qualidade de vida no campo, por meio de programas, convênios e ações. Atualmente, são 97 unidades locais de execução de serviços, distribuídas em sete regionais. (Lúcia Brito)

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: f[email protected] que iremos analisar.