- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 20 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AXIXÁ: Saúde apresenta projeto “Fortalece Pré-Natal”

Mais Lidas

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, das Diretorias de Atenção Primária e Especializada e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), promoveu na sexta-feira, 22, reunião híbrida no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde para apresentação do projeto-piloto Fortalece Pré-natal.

No Bico do Papagaio, o município de Axixá, está entre os selecionados.

A apresentação do projeto feita pela diretora de Atenção Primária da SES-TO, Laudecy Soares, especificou a origem do projeto, os objetivos, os benefícios, o público-alvo, a metodologia, os critérios de eleição dos municípios prioritários e os próximos passos que serão dados para implantação.

Para Laudecy Soares, “o projeto tem como objetivo ofertar apoio às equipes de APS [Atenção Primária à Saúde] no processo de qualificação e fortalecimento do pré-natal nos municípios prioritários, contemplando as oito regiões de saúde do Tocantins”, destacando ainda que “o projeto é uma das prioridades para a Diretoria, considerando o cenário epidemiológico em relação ao pré-natal e à morbimortalidade materna e infantil”, completou.

Também esteve presente na reunião, de forma presencial, Rondinelly Souza, Presidente do Cosems-TO, pontuando que é de extrema importância para quem está na ponta, receber projetos como este. Nós temos condições de pegar este projeto e torná-lo referência em ação, quando falamos de gestação, de pré-natal e na maternidade de forma geral. Foi pensada a participação de todas as esferas: judiciário, Estado – que é o intermediário neste processo, e os municípios que são os executores. Continuem contando com o Cosems, porque sabemos que o papel institucional é acima de tudo dar condições para essa operacionalização, para que o projeto possa rodar, para que esse projeto possa ser um caso de sucesso em âmbito nacional”, completou.

Ao final da reunião, ficaram como encaminhamentos assinatura do Termo de Adesão pelos gestores dos municípios prioritários, indicação de equipe de Saúde da Família (ESF) e respectivas equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipe multiprofissional, referências para a ESF selecionada, até o dia 29 de outubro de 2021.

Critérios de seleção e municípios selecionados

Os municípios foram selecionados com base na análise do resultado dos indicadores, definidos como critérios de priorização, proporção de nascidos vivos de mães, com sete ou mais consultas de pré-natal; número de nascidos vivos prematuros (menores de 22 a 36 semanas), e, estimativa de gestantes de 2021, por município.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias