Connect with us

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Técnicos da Embrapa visitam unidades do Projeto Balde Cheio

Publicado

em

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, Artur Chinelatto, “pai” do Programa Balde Cheio, realiza visita às propriedades demonstrativas no município de Axixá do Tocantins no sábado, 22. Acompanharão as visitas o técnico credenciado da Embrapa São Carlos, Junior Colombo para apresentar os resultados das unidades demonstrativas.  

Essa visita de monitoramento está prevista no cronograma de ações do Balde cheio e, portanto, nos Projetos de Pecuária de Leite do Sebrae/TO, e deve acontecer a cada dois anos. O objetivo é acompanhar o trabalho desenvolvido nas unidades demonstrativas. A ideia é mostrar a importância do programa para atender pequenos produtores de leite que hoje tem baixo rendimento na atividade.

Outro objetivo é mostrar como os produtores das unidades demonstrativas desenvolveram seus negócios desde a implantação do projeto até hoje, com aumento de produtividade e rentabilidade.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, este projeto já é um marco no desenvolvimento da pecuária leiteria no Tocantins. “Os produtores já estão vendo os resultados de seus esforços, que são palpáveis e satisfatórios”, comenta. Já para o presidente do Sebrae/To, Hugo de Carvalho o objetivo é conscientizar o pequeno produtor, transformando-o em um empresário de empreendimento rural por meio do conhecimento.

Sobre o Balde Cheio  

Foi criado em setembro de 1998 com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira do país. Participam do projeto dezenove Estados, sendo 360 municípios e mais de 3.500 propriedades rurais. O objetivo é viabilizar a produção de leite em pequenas áreas e aumentar a renda do produtor por meio da adoção de tecnologias no campo.

O projeto tem duração de quatro anos e foi implantado no Tocantins em novembro de 2008. Propriedades de onze municípios da região sul do Estado do Tocantins participam do projeto. Para participar o produtor rural deverá pertencer à agricultura familiar, residir na propriedade e ter sua renda proveniente da atividade rural. (Aline Brabo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nesta sexta tem vacinação drive-thru de 2ª dose para 60 anos

Publicado

em

Nesta Sexta, 30, acontece na Praça da Rodoviária, o drive-thru de vacinação 2º dose para público de 60 anos ou mais. É necessário ser residente em Araguatins, levar cartão de vacina, CPF, RG e comprovante de residência.

A ação começa às 8h e vai até às 13h30.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Conferência Municipal de Assistência Social é marcada para agosto

Publicado

em

A Conferência Municipal de Assistência Social, de Araguatins, no Bico do Papagaio, será realizada no dia 26 de agosto, com a proposta de ampliar as discussões acerca da proteção social e do enfrentamento às desigualdades. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal.

Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o encontro irá debater questões importantes voltadas à assistência social.


O encontro é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SEDESH).

A Conferência Municipal antecede a estadual e nacional, envolvendo a mobilização de setores da sociedade civil e a intersetorialidade. No encontro municipal também serão eleitos os delegados que representarão o município em eventos posteriores.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Biquense Agnaldo Boiadeiro se filia no PDT e vai concorrer a deputado

Publicado

em

O biquense Agnaldo Boiadeiro se filiou no PDT, que olho em disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2022. Ele tem base política no Bico do Papagaio e Palmas.

Jairo Mariano presidente estadual do PDT, deu as boas vindas a Boiadeiro, e reforçou que o partido está se fortalecendo com a adesão de muitas lideranças importantes. “Temos pessoas realmente comprometidas com o futuro do nosso Estado, e este é o nosso objetivo comum”, afirmou.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze