Connect with us

Maranhão

BARRA DO CORDA: Autorizada obra de implantação e reforma do Hospital Regional

Publicado

em

Nesta sexta-feira (9), em cerimônia realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, o governador Flávio Dino assinou a ordem de serviço para o início das obras de implantação e reforma do Hospital Regional na cidade de Barra do Corda. 

A obra é resultado de uma parceria com a Prefeitura de Barra do Corda, que concede ao Governo do Estado o direito de uso do hospital municipal para a instalação do Hospital Regional, de gestão estadual. A cessão de uso do imóvel se sustenta na Lei Municipal nº 928, de junho de 2021.

Com a assinatura da ordem de serviço, o Governo do Estado vai realizar uma ampla reforma na unidade, que passará a contar com 60 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva. 


O governador destacou que a previsão é que o novo hospital seja entregue até o final deste ano e que o equipamento deve garantir atendimento de saúde de qualidade, sem necessidade de deslocamentos. 

“Nós recebemos a cessão da Prefeitura Municipal, que é nossa parceira nessa obra, do prédio que lá existe. Vamos investir R$ 3,8 milhões do governo estadual para concluir e lá instalar um Hospital Regional da cidade de Barra do Corda, com todos os serviços necessários para resolver os problemas de saúde da população de Barra do Corda, em Barra do Corda. De modo que estamos continuando esses investimentos e a nossa previsão é que a obra do hospital regional seja concluída em dezembro”, afirmou o governador. 

O secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, ressaltou que o novo equipamento vai seguir a lógica de atendimento regionalizado, uma das marcas da gestão Flávio Dino, beneficiando sete municípios circunvizinhos.

“O hospital não servirá somente à cidade de Barra do Corda, mas a todas as cidades do seu entorno. É mais um Hospital Regional resolutivo, concretizando sonhos da cidade, com leitos de Unidade de Terapia Intensiva. A um tempo só a gente vai solucionar vários problemas históricos de demandas de Saúde da região e também, sobretudo, da cidade de Barra do Corda”, explicou Carlos Lula. 

O vice-governador Carlos Brandão participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço e também avalia que toda a região vai sair ganhando com a implantação do hospital.

“Hoje Barra do Corda ganha um grande presente. Acho que é uma data histórica para o município. A partir de agora Barra do Corda vai ter um serviço de qualidade, não só para Barra do Corda, mas para sete municípios da regional. Isso faz com que nós ampliemos o nosso sistema de saúde”, ressaltou Brandão. 

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, festejou a parceria com o Governo do Maranhão para levar serviço de saúde de qualidade para a região. 

“Hoje é um marco histórico para Barra do Corda e para os municípios vizinhos. Para nós é muito importante porque o governador está investindo em todo o Maranhão e Barra do Corda na região central do estado é uma cidade importante. Agora esse hospital regional é mais um avanço, é mais um crescimento na área da saúde em nossa cidade. O governador está de parabéns pelas ações”, comemorou Rigo Teles.                   

Policlínica

Durante a cerimônia, Flávio Dino destacou outras ações da gestão estadual em Barra do Corda, a exemplo da obra de construção da Policlínica na cidade, que já está em fase final. A unidade integrará a rede de policlínicas implantada pelo Governo do Estado, ampliando ainda mais o acesso de muitos maranhenses a consultas especializadas.

“Temos muitos benefícios, ações, serviços e obras na cidade de Barra do Corda, já concretizados, como a pavimentação de ruas, rodovias estaduais importantes, como a MA-012, tivemos obras na educação e agora chegou a vez de nós investirmos fortemente em continuidade a esse trabalho na área da saúde. Vamos ter nos próximos 30 dias a inauguração da Policlínica, com consultas e exames para a população de Barra do Corda”, frisou o governador.

Dentre os serviços que serão ofertados na unidade, após ela ser entregue à população, estão consultas médicas em Cardiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Endocrinologia, Vascular, Obstetrícia e Dermatologia, além de exames como Ultrassonografia Obstétrica, Morfológica e Doppler, Radiologia, Endoscopia, Colposcopia, Tomografia, Mamografia e Colonoscopia, incluindo exames de Cardiologia Diagnóstica, dispondo de Mapa, Holter, Ecocardiograma e Eletrocardiograma.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Socorrão volta a atender ao público com duas recepções

Publicado

em

Porta de entrada em muitas organizações, as recepções são fundamentais para o bom funcionamento de um hospital. É lá que ocorre o primeiro contato dos pacientes com a instituição. “O acolhimento de forma especifica facilita o direcionamento dos pacientes e melhora qualidade do atendimento da chegada”, pontua o secretário Alcemir Costa.

Ele explica que com o retorno do atendimento ao público no Socorrão em duas recepções, a RECEPÇÃO 1 fica destinada às urgências da Clinica Medica – pacientes  que chegam com sintomas característicos de patologias tratadas por clínicos gerais e odontologistas. E a RECEPÇÃO 2 atenderá  às emergências da Clinica Cirúrgica e da Ortopedia –  pacientes vitimas de acidentes, arma branca, tiros, acidente de trabalho e traumas, entre outros.  

“Estes pacientes direcionados à cirúrgica geralmente chegam de ambulância, muito deles politraumatizados. Com acolhimento em recepção específica, ele vai conseguir dar entrada de forma muito mais rápida e sua identificação com preenchimento de fichas e guias de internações se torna mais prática” – observa o secretário Alcemir.

O diretor do hospital, Vitor Pachelle, acrescenta ainda que a reabertura da segunda recepção vai ajudar na agilidade, na organização, e no fluxo de atendimento em geral.

“É importante termos as duas opções, assim facilitamos a logística tanto para o paciente quanto para os servidores. Com a divisão, já temos a indicação que o paciente que dar entrada pela recepção 2 geralmente é um caso mais grave,  e isso torna a tomada de decisão da conduta a ser adotada mais rápida” – explicou o diretor.

Além disso, gestores, médicos e colaboradores contam com o trabalho da recepção em diversos processos. Lá são feitos os atendimentos a pacientes; abertura de fichas ambulatoriais; preenchimentos de guias de internação, direcionamento para consultórios e salas de exames. O funcionamento específico das recepções garante um fluxo de informações satisfatório.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Policial que matou médico em boate é expulso da PM

Publicado

em

Adonias Sadda

A família do médico, Bruno Calaça Barbosa, de 24 anos, assassinado em julho, a tiros durante uma festa ocorrida em Imperatriz, na região Tocantina, estado do Maranhão, antecipou que o policial militar, Adonias Sadda, responsável pelo disparo de arma de fogo que causou a morte, foi exonerado da Polícia Militar.

O Comando Geral da Polícia Militar deve publicar a decisão esta semana.

Sadda deve ser transferido para a penitenciaria de Pedrinhas, em São Luís.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: PROCON fiscaliza o cumprimento da gratuidade para jovem e idosos no transporte

Publicado

em

O PROCON de Açailândia realizou na quinta-feira, 20, campanha de fiscalização aos prestadores de serviços de transporte de passageiros no Terminal Rodoviário da Cidade, sobre a obrigatoriedade de isenção e concessão de descontos em passagens para viagens intermunicipais e interestaduais para idosos e jovens.

A fiscalização constatou que todas as empresas comprovaram o cumprimento do benefício legal. O PROCON está elaborando um relatório a respeito que será encaminhado para Promotoria do Consumo desta de Açailândia.

Toda reclamação sobre Direito do Consumidor também pode ser registrada diretamente na sede do PROCON, localizada na Rua São Francisco, nº. 1160, Centro, ou no E-mail institucional: [email protected] .

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze