Connect with us

Maranhão

BARRA DO CORDA: Autorizada obra de implantação e reforma do Hospital Regional

Publicado

em

Nesta sexta-feira (9), em cerimônia realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, o governador Flávio Dino assinou a ordem de serviço para o início das obras de implantação e reforma do Hospital Regional na cidade de Barra do Corda. 

A obra é resultado de uma parceria com a Prefeitura de Barra do Corda, que concede ao Governo do Estado o direito de uso do hospital municipal para a instalação do Hospital Regional, de gestão estadual. A cessão de uso do imóvel se sustenta na Lei Municipal nº 928, de junho de 2021.

Com a assinatura da ordem de serviço, o Governo do Estado vai realizar uma ampla reforma na unidade, que passará a contar com 60 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva. 


O governador destacou que a previsão é que o novo hospital seja entregue até o final deste ano e que o equipamento deve garantir atendimento de saúde de qualidade, sem necessidade de deslocamentos. 

“Nós recebemos a cessão da Prefeitura Municipal, que é nossa parceira nessa obra, do prédio que lá existe. Vamos investir R$ 3,8 milhões do governo estadual para concluir e lá instalar um Hospital Regional da cidade de Barra do Corda, com todos os serviços necessários para resolver os problemas de saúde da população de Barra do Corda, em Barra do Corda. De modo que estamos continuando esses investimentos e a nossa previsão é que a obra do hospital regional seja concluída em dezembro”, afirmou o governador. 

O secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, ressaltou que o novo equipamento vai seguir a lógica de atendimento regionalizado, uma das marcas da gestão Flávio Dino, beneficiando sete municípios circunvizinhos.

“O hospital não servirá somente à cidade de Barra do Corda, mas a todas as cidades do seu entorno. É mais um Hospital Regional resolutivo, concretizando sonhos da cidade, com leitos de Unidade de Terapia Intensiva. A um tempo só a gente vai solucionar vários problemas históricos de demandas de Saúde da região e também, sobretudo, da cidade de Barra do Corda”, explicou Carlos Lula. 

O vice-governador Carlos Brandão participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço e também avalia que toda a região vai sair ganhando com a implantação do hospital.

“Hoje Barra do Corda ganha um grande presente. Acho que é uma data histórica para o município. A partir de agora Barra do Corda vai ter um serviço de qualidade, não só para Barra do Corda, mas para sete municípios da regional. Isso faz com que nós ampliemos o nosso sistema de saúde”, ressaltou Brandão. 

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, festejou a parceria com o Governo do Maranhão para levar serviço de saúde de qualidade para a região. 

“Hoje é um marco histórico para Barra do Corda e para os municípios vizinhos. Para nós é muito importante porque o governador está investindo em todo o Maranhão e Barra do Corda na região central do estado é uma cidade importante. Agora esse hospital regional é mais um avanço, é mais um crescimento na área da saúde em nossa cidade. O governador está de parabéns pelas ações”, comemorou Rigo Teles.                   

Policlínica

Durante a cerimônia, Flávio Dino destacou outras ações da gestão estadual em Barra do Corda, a exemplo da obra de construção da Policlínica na cidade, que já está em fase final. A unidade integrará a rede de policlínicas implantada pelo Governo do Estado, ampliando ainda mais o acesso de muitos maranhenses a consultas especializadas.

“Temos muitos benefícios, ações, serviços e obras na cidade de Barra do Corda, já concretizados, como a pavimentação de ruas, rodovias estaduais importantes, como a MA-012, tivemos obras na educação e agora chegou a vez de nós investirmos fortemente em continuidade a esse trabalho na área da saúde. Vamos ter nos próximos 30 dias a inauguração da Policlínica, com consultas e exames para a população de Barra do Corda”, frisou o governador.

Dentre os serviços que serão ofertados na unidade, após ela ser entregue à população, estão consultas médicas em Cardiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Endocrinologia, Vascular, Obstetrícia e Dermatologia, além de exames como Ultrassonografia Obstétrica, Morfológica e Doppler, Radiologia, Endoscopia, Colposcopia, Tomografia, Mamografia e Colonoscopia, incluindo exames de Cardiologia Diagnóstica, dispondo de Mapa, Holter, Ecocardiograma e Eletrocardiograma.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Unidades Básicas de Saúde retomam horário normal para marcação de exames

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 26, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que devido à pandemia estavam com funcionamento reduzido em algumas áreas, retomam suas atividades normais. As unidades Milton Lopes e Sanharol, além de terem retornado a realização de todas as especialidade médicas ofertadas pelo município, também voltam a fazer regulação e marcação de exames nos dois turnos, de 8h às 12h, e de 14h às 17h. UBS Ouro Verde, que está em reforma, também retorna assim que concluídas as melhorias na unidade.

A secretária municipal de Saúde, Mariana Jales, informa que o que ocasionou fila de espera na marcação de consultas e exames especializados na UBS São José foi a chamada demanda reprimida. “Muitos procedimentos estavam reduzidos em função da pandemia. As próprias pessoas estavam evitando consultas e exames com medo de contrair a Covid-19. O retorno das marcações em geral e inserção de novos procedimentos no sistema, atraiu mais gente do que o esperado”.

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Auditoria dos Três Poderes, implantará mais 4 pontos de regulação e marcação de exames e consultas na cidade. Para contribuir com o trabalho das três UBS’s, que já possuíam esses serviços, mas estavam servindo como referência para o tratamento e combate da Covid-19, as unidades do Sebastião Régis, Itamar Guará, Teotônio Vilela e Bom Sucesso também ofertarão os mesmos procedimentos para a população.

O coordenador da Auditoria, Esmerahdson de Pinho, explica que “os novos pontos de marcação e regulação de exames serão equipadas com computadores modernos e profissionais reguladores treinados pela auditoria. A curto prazo foi autorizado também pela Secretaria de Saúde o estudo de viabilização e implantação do 1º Call Center do SUS do Sul do Maranhão, onde uma equipe de profissionais manterá um contato permanente com os pacientes, informando sobre agendamento e execução de procedimentos ofertados pelo município”.

Ainda de acordo com o auditor, “essas ações buscam enfrentar a forte demanda que agora começar a surgir devido ao sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19, onde grande parcela da nossa população já foi contemplada e que ganham confiança e passam a buscar demais atendimentos na área da saúde.

A secretária Mariana Jales informa ainda que “além de todas essas ações já mencionadas, buscaremos agora aumentar o quantitativo desses serviços, no intuito de melhorar ainda mais o atendimento, humanizando essa relação com nossos usuários”.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Em fase de conclusão, obra do Shopping da Cidade passa por nova vistoria

Publicado

em

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho; o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Celso Dias, e o assessor-chefe de Comunicação da Prefeitura, Josué Moura, vistoriaram sexta-feira, 23, obras de conclusão do Shopping da Cidade, situado no antigo Camelódromo (Praça Tiradentes), no Centro. O empreendimento está sendo edificado numa área de 4.525,64 mil metros, com 275 espaços comerciais destinados aos vendedores ambulantes de Imperatriz.

A construção, que se encontra em fase adiantada de acabamentos, está prevista para ser entregue até o final do mês de agosto. É o maior espaço público destinado ao comércio popular da cidade.

Além disso, o empreendimento terá estacionamentos para carros, motos, bicicletas, vagas especiais e ponto de táxi para embarque e desembarque, pois o empreendimento fica anexo ao completo do terminal urbano de passageiros e do novo panelódromo de Imperatriz.


A construção do Shopping da Cidade está orçada em R$ 3 milhões, verba oriunda de indicação parlamentar do senador Roberto Rocha, via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e a Prefeitura de Imperatriz.

Após a vistoria, o superintendente da Codevasf, Celso Dias destacou o avanço significativo da obra, onde etapas foram cumpridas e, agora, o empreendimento entra na fase final para entrega do Shopping do Cidade. “A gente sabe que acabamento não é fácil, é preciso deixar a obra bonita”, frisa.

Segundo ele, o cronograma repassado à construtora responsável pela obra foi cumprido, e começou a ser definida a pauta de inauguração dessa grande obra para Imperatriz. “Essa obra mexe com a economia do município, e acreditamos que a população vai gostar, pois o empreendimento está muito bem localizado”, disse.

O superintendente ressalta que “será mais um ponto positivo para os governos federal e municipal, que estão empenhados para entregar o mais breve possível esse grande empreendimento para Imperatriz”.

O secretário Zigomar Filho ressalta que o Shopping da Cidade fomentará a economia local, com a geração de 275 empregos diretos à população, sendo que, ao final do mês de agosto teremos todo espaço disponível, inclusive a Praça de Alimentação do Shopping da Cidade. “Esse espaço vem contemplar juntamente com o novo panelódromo, investimentos do governo federal através da Codevasf”, concluiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Polícia procura por idosa de 70 anos desaparecida

Publicado

em

Uma idosa identificada como Teresinha de Jesus Baiano Berto, de 70 anos, está desaparecida há uma semana em Imperatriz.

Segundo a polícia, a idosa saiu de sua residência, que fica situada no bairro Parque do Buriti, em Imperatriz, no último dia 19 de julho para visitar um familiar dela, quando não foi mais vista por ninguém na cidade.

De acordo com a polícia, a única pista que os policiais possuem é uma foto capturada de uma câmera de segurança de uma rua do bairro Parque do Buriti, onde Teresinha de Jesus foi flagrada caminhando na via.

A polícia e o Corpo de Bombeiros está realizando buscas pelos bairros próximos onde ela mora, como Cacau e Alvorada. Um helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA) também está auxiliando nas buscas da idosa.

A família de Teresinha de Jesus Baiano Berto pede ajuda para quem possa ter visto ela possa dar informações por meio dos números (99) 9 9103 3331 ou (99) 9 8234 0815.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze