Connect with us

Geral

Brasil tem 2.425 casos confirmados de sarampo que se concentram no AM e RR

Publicado

em

Até o dia 22 de outubro, 2.425 casos de sarampo foram confirmados no Brasil, sendo 2 mil no Amazonas e 332 em Roraima. Os dois estados registram ainda um total de 7.674 casos em investigação. De acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados da doença foram confirmados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (19), no Rio Grande do Sul (43), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), no Distrito Federal (1) e em Sergipe (4).

O levantamento mostra que, até o momento, 12 mortes por sarampo foram confirmadas no país, incluindo quatro em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro), seis no Amazonas (todos brasileiros, sendo três de Manaus, dois do município de Autazes e um do município de Manacapuru) e duas no Pará (indígenas venezuelanos).

Em nota, o ministério informou que, de janeiro a outubro, encaminhou o quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – para os seguintes estados: Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Sergipe e o Distrito Federal. O objetivo, segundo o ministério, é atender à demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio, intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos da doença. (Agência Brasil)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Geral

Prepare o bolso que terça-feira, 26, tem novo reajuste nos combustíveis

Publicado

em

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 25, novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidores. Segundo comunicado da petroleira, os novos valores passam a vigorar a partir de terça-feira, 26.

A gasolina terá alta de 7%. Segundo a estatal, o aumento deve impactar em torno de R$ 0,15 por litro nas bombas. É o segundo reajuste no preço da gasolina neste mês. No dia 9, a gasolina já havia subido 7,2%.

Já o litro do diesel terá alta de 9,15%. Nas bombas, essa variação deve refletir numa alta de R$ 0,24 por litro.

No ano, a gasolina acumula alta de 73,4% nas refinarias. Já o diesel subiu 65,3% no mesmo período.

Continue lendo

Geral

Risco de dengue aumenta durante período chuvoso, alertam especialistas

Publicado

em

Nesta época do ano em que as chuvas estão voltando na maior parte do Brasil, cresce a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O alerta é feito por especialistas.

A pesquisadora Rafaela Vieira Bruno, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), explica que, quando a água da chuva cai em criadouros, os ovos que já haviam sido depositados ali continuam o seu ciclo de desenvolvimento e, por isso, a proliferação aumenta.

“A fêmea do Aedes aegypti consegue colocar os seus ovos e eles ficam latentes por até um ano em ambientes secos, então, quando este ambiente volta a receber a água, os mosquitos terminam o seu desenvolvimento e dá origem aos mosquitos adultos. Portanto, quando a gente tem um período de maior incidência de chuvas, a gente tem a probabilidade de nascimento de mais mosquitos e, por conta disso, uma tendência ao aumento do número de casos”, diz a pesquisadora.

Rafaela ainda alerta a população para os cuidados com o mosquito: “Eliminar os locais que armazenam água, eles podem variar desde pequenas tampas de garrafas até recipientes maiores. Fechar bem caixas d’água e guardar garrafas de vidro com a boca para baixo. Já em ambientes como piscinas, providenciar que elas sejam adequadamente tratadas seguindo a recomendação dos fabricantes dos produtos.”

Outros locais que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti são:

  • Pneus;
  • Áreas de descarte de sacos de lixo;
  • Calhas;
  • Hortas e vasos em janelas e sacadas;
  • Móveis de jardim;
  • Tanques, pias e ralos;
  • Muros com cacos de vidro.

O médico infectologista e especialista em dengue Werciley Júnior diz que, por mais que os casos da doença tenham diminuído no último ano devido às medidas adotadas pela pandemia de Covid-19, os cuidados contra a dengue não devem parar.

“É importante relembrar que a dengue não parou a incidência, nós tivemos uma diminuição nos últimos anos por causa de alguns cuidados para a pandemia, mas agora que a gente volta a circular pelas ruas no dia a dia, a gente vai encontrando esses pequenos criadouros pelo caminho e a chuva apenas revela eles”, destaca.

Sintomas

Existem quatro tipos de vírus de dengue – sorotipos 1, 2, 3 e 4. Alguns dos principais sintomas da doença são: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A infecção por dengue pode não causar sintomas, ser leve ou grave. Nesse último caso, pode até levar à morte. O risco aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão.

Número de casos

Segundo o Ministério da Saúde, de 3 de janeiro a 9 de outubro de 2021, o Brasil registrou 479.745 casos de dengue, o que representa uma redução de 47,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nesse mesmo intervalo de tempo foram confirmadas 199 mortes por dengue, redução de 64% em comparação com 2020. (Brasil 61)

Continue lendo

Geral

SEBRAE realiza, neste sábado, o maior evento de empreendedorismo no país

Publicado

em

A Feira do Empreendedor, um dos maiores eventos de empreendedorismo começará neste sábado (23) e vai até a próxima quinta-feira (27). Serão 240 atividades on-line oferecidas pelo Sebrae em todo o país na inovadora plataforma de realidade virtual Sebrae Experience. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.feiradoempreendedor21.com.br

A gerente do Sebrae Tocantins, Gabriela Tomasi, ressaltou que “o evento terá conteúdos de diversidade, inclusão, inovação e competitividade, com temas inéditos para todos os setores, em que os participantes receberão conhecimentos riquíssimos para os seus negócios”, afirmou.

Todos os estados brasileiros aderiram à Feira do Empreendedor, que contará com uma plataforma 3D para garantir a dinamicidade da participação. A liderança do evento é compartilhada entre o Sebrae Nacional e o Sebrae do estado de São Paulo, mas os trabalhos são divididos com todas as unidades federativas, sendo mais de 10 grupos de trabalho (squads) e cerca de 700 colaboradores do Sebrae envolvidos nas tarefas de organização. “É a primeira vez que o evento ganha amplitude nacional, e a proposta é termos uma feira com muitos sotaques, apresentando o Sebrae em toda a sua diversidade regional”, informou a gerente Gabriela Tomasi.

Programação

A Feira será realizada na plataforma de realidade virtual Sebrae Experience, que permite uma navegação em ambiente 3D fácil, intuitiva, com acesso imediato aos expositores, conteúdos e soluções, em cinco arenas no total.

Os temas abordados serão:- Como faço para abrir uma empresa?- Como lucrar sendo MEI?- Como cuidar do meu dinheiro?- Como aumento minhas vendas?- Como coloco minha empresa na internet?- Como posso expandir os negócios na minha empresa?- Como me destaco dos meus concorrentes (Pet, Agro, Alimentos e Bebidas)?- Como melhorar minhas habilidades empreendedoras?– O que posso fazer para inovar?- Como começo a comprar e vender para o exterior?- Como posso formar jovens empreendedores na escola?- Como funciona uma franquia?- Como fazer minha empresa voltar a crescer? – Como desenvolver o território onde empreendemos?.

Os empreendedores terão o suporte do Sebrae por diversos canais de atendimento e também será possível acessar materiais para download, como guias, cartilhas e e-books sobre temas como crédito consciente, crédito emergencial, acesso ao crédito para o Microempreendedor Individual – MEI. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze