- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 16 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Brasileiros já pagaram 1,5 tri em impostos

Mais Lidas

O Impostômetro, painel instalado no edifício-sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no centro histórico da capital paulista, registrou R$ 1,5 trilhão em impostos arrecadados na madrugada de domingo, 10. Este é o montante pago pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano. Entram na contabilidade impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária.

No ano passado a marca foi alcançada mais cedo, em 1 de agosto, com vinte dias de antecedência. “O maior fator que explica essa aceleração é a incidência da inflação nos produtos, que aumenta a arrecadação por consequência”, explica o economista da ACSP Marcel Solimeo.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por exemplo, apresentou crescimento de 12% na arrecadação no primeiro semestre, se comparado com o mesmo período de 2021. “A implementação de um teto para o ICMS deve reduzir o recolhimento dos Estados. O único fator que poderia manter o valor arrecadado seria um aumento no valor do produto”, explica, Solimeo.

No site do Impostômetro é possível conferir a arrecadação em tempo real.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias