Connect with us

Bico do Papagaio

BURITI: Câmara reprova contas de três anos da gestão Rúbia

Publicado

em

A Câmara Municipal de Buriti do Tocantins realizou na noite desta terça, 8, em Sessão Ordinária, o julgamento das Contas da ex-prefeita, Rúbia Amorim (PSB), referentes aos anos de 2013 a 2016.

Os pareceres emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), orientaram pela aprovação com ressalvas das contas referentes ao exercício de 2013 e pela reprovação das contas relativas aos demais exercícios.

Após análise da Comissão Especial de Orçamento e Controle (CEOFC), presidida pelo vereador Professor Itamar (PROS) e ter recebido encaminhamento no sentido de manter as orientações do corpo técnico do TCE, foram as mesmas pautadas pela Mesa Diretora da Casa de Leis.

Após a realização da sustentação oral feita pela própria ex-prefeita e pelo seu contador, Wherson Gomes Saraiva, a Câmara Municipal decidiu manter o entendimento da assessoria externa. Sendo que, por unanimidade dos presentes, foram aprovadas as contas do exercício financeiro de 2013 e por 6 votos favoráveis à manutenção dos pareceres oriundos do TCE, 1 ausência e 2 votos contrários, foram reprovadas as contas referentes aos exercícios de 2014, 2015 e 2016.

Segundo o vereador Jeudi Teixeira (PSDB), que votou acompanhando a orientação técnica do TCE. “O que motivou seu voto não foram apenas as falhas técnicas consignadas pelo órgão de controle, mas, também, o não cumprimento de índices e metas obrigatórias”.

De igual forma, o vereador Professor Itamar (PROS), destacou em sua fala que “A Inspeção 001/2019, PROCESSO Nº 07385/2018 realizada in loco pelo TCE no início deste ano, tendo como referência as despesas ordenadas nos exercícios financeiros de 2015 e 2016, apontaram possíveis danos ao erário público em virtude da utilização de recursos da repatriação, contrariando a recomendação MPC/TCE nº 001/2016, da concessão de Diárias sem comprovação do caráter público e deslocamento do servidor, de pagamentos sem a comprovação do recebimento dos bens e serviços, de despesas com locações de veículos sem a comprovação efetiva da sua execução, de despesas com locações de veículos para o transporte escolar sem comprovação da sua execução e despesas pagas em duplicidades, no valor de R$ 1.249.625,19 (Um milhão, duzentos e quarente e nove mil, seiscentos e vinte e cinco reais e dezenove centavos)”, motivos, que segundo o parlamentar, o fizeram decidir pela rejeição das contas da ex-prefeita.

Saiba como votou cada vereador:

Exercícios de 2014, 2015 e 2016:

A favor da aprovação: Alcir Almeida de Sousa e Edilson Mesquita (Gaivota)

A favor da reprovação: Itamar Pereira Martins, José da Rocha Oliveira (Zé Paraguai), Jeudi Teixeira de Sousa, Francisco Julierme de Sousa Silva, Maria do Socorro de Melo, Iris Lopes Borges.

Ausente: Antônia dos Santos da Silva (Tonha do Cotão).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Julgamento de Rocha Miranda volta à pauta do TRE nesta quinta, 29

Publicado

em

É prevista para esta quinta, 29, a decisão sobre a situação eleitoral do candidato a prefeito de Araguatins, Rocha Miranda (PTB), pela Coligação “De Volta ao Progresso”.

O julgamento que pede revisão da decisão de primeira instância, que indeferiu seu registro, começou a ser julgado na segunda, 26, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante sessão ordinária, no período da manhã e recebeu 1 voto pela confirmação do indeferimento, mas houve pedido de vistas, com previsão de retorno do julgamento para a sessão da tarde da mesma segunda-feira. Mas não ocorreu e foi transferido para esta quinta.

Ainda restam 6 juízes para proferirem o voto.

Acontecem duas sessões ordinárias nessa quinta e o caso de Rocha Miranda deve ser definido em uma das duas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mulheres tentam recuperar espaço na Câmara

Publicado

em

Os registros de candidaturas femininas em Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, subiram 38,7% se comparadas a eleição municipal de 2020 com a 2016. Agora são 43 postulantes, ante as 31 do pleito anterior.

As mulheres representam 34,4% dos registros deferidos pela Justiça Eleitoral para disputar cadeiras na Câmara de Araguatins.

A Lei 9.504 de 1997, alterada em 2009, determina que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. Dessa forma, o percentual mínimo de candidaturas femininas por partido é de 30%

As 43 candidatas vão tentar recuperar ou ampliar espaço no Poder Legislativo Municipal, que na atual legislatura não conta com nenhuma mulher.

A última vereadora eleita em Araguatins, foi Dora do Zé Guilherme, na eleição de 2012, quando disputou pelo PSB e acabou não sendo reeleita em 2016.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta quarta, 28

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Augustinópolis nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta quarta, 28. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AGAMEMNON PELLEGRINI (PSB): Caminhada na comunidade Bandeirante

ANTÔNIO DO BAR (PSC): Caminhada e reunião no bairro Santa Rita

GILTÃO (PV): Não divulgou agenda

JÚLIO OLIVEIRA (SD): Caminhada e reunião na Vila Vitória

PROFESSOR HERCULANO (PT): Não divulgou agenda

Continue lendo
publicidade Bronze