Connect with us

Bico do Papagaio

Cachoeirinha e Angico assinam nesta terça, termo de adesão ao Protocolo do Fogo

Publicado

em

Com o agravamento das condições climáticas em todo o Tocantins, os municípios de Angico e Cachoeirinha assinam na manhã desta terça-feira, 23, às 8h30, a adesão de mais dez prefeituras ao Termo de Cooperação, conhecido como Protocolo do Fogo. O evento ocorre na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em Palmas.

A secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, reforça que a participação das prefeituras é essencial para a realização de qualquer atividade de combate e prevenção contra as queimadas. “Estamos conclamando os agentes públicos para aderirem e participarem ativamente do Protocolo do Fogo. Devido o problema que enfrentamos anualmente e pela mudança climática mais forte este ano, todas as ações foram intensificadas”, informou a secretária. Outra questão apontada pela gestora é que, durante todos os meses de 2016, antecessor ao período de queimadas, as equipe de Educação Ambiental da Semarh e do Naturatins desenvolveram ações estratégicas de prevenção e combate aos focos de incêndios com o poder público, acomunidade local e a sociedade civil organizada envolvida nas questões ambientais, com o intuito de debater a prevenção de incêndios e queimadas nos municípios tocantinenses.

O presidente do Naturatins, Herbert Brito (Buti), faz um balanço da atuação do instituto na implantação do Protocolo do Fogo. “Desde os primeiros meses deste ano, o instituto está empenhado para que mais municípios participem do Protocolo do Fogo, tendo em vista a necessidade de uma maior cobertura, no Estado, em relação aos focos de incêndios”, destacou o presidente, complementando. “Esse ano foi atípico. O período de estiagem se intensificou em função do fenômeno El Niño, por isso o Tocantins, entre outros Estados, está sentindo, de forma acentuada, os efeitos das mudanças climáticas”, esclareceu.

Protocolo do Fogo

O Termo de Cooperação é desenvolvido por meio de acordos firmados com as prefeituras, órgãos governamentais e não governamentais, escolas, produtores rurais e representantes da sociedade, que se comprometem voluntariamente a contribuir para a redução de queimadas em seus municípios, que causam danos à saúde humana e ao meio ambiente.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Idosos acima de 70 anos recebem nesta quinta, segunda dose contra Covid

Publicado

em

Nesta quinta, 22, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza Drive-Thru de vacinação, em segunda dose da vacina contra Covid-19, para idoso com 70 anos ou mais.

O local de vacinação será na praça da Rodoviária e o idoso deve comprovar ser morador de Araguatins e levar cartão de vacina, CPF, documento de identidade. O horário de atendimento será das 8h às 13h30.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá tem mortes por Covid confirmadas pela SES nesta quarta, 22

Publicado

em

Neste feriado de quarta, 21, o Boletim Epodemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou a confirmação de cinco novas mortes por Covid-19, no Bico do Papagaio. Os óbitos confirmados são nos munícipios de Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá.

Algumas dessas mortes, já haviam sido confirmadas pelas Secretarias Municipal de Saúde, que continuam com seus dados divergindo na compactação com os dados estaduais. Não existe sintonia entre os órgãos.

Veja os óbitos confirmados nesta quarta:

Buriti – Homem de 49 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 20/04/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.
Tocantinópolis – Homem de 85 anos. Comorbidades: hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de próstata. Óbito em 16/04/21 no Hospital Regional de Araguaína.
Tocantinópolis – Mulher de 60 anos. Comorbidades: hipertensão. Óbito em 17/04/21 no Instituto Sinai de Araguaína.
Xambioá – Homem de 63 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 15/04/21 no Instituto Sinai.
Araguatins – Mulher de 62 anos. Comorbidades: hipertensão e diabetes. Óbito em 14/04/21 no Instituto Sinai.

Comparação dos dados

Araguatins – Boletim Municipal: 49 | Boletim Estadual: 47
Tocantinópolis – Boletim Municipal: 32 | Boletim Estadual: 33
Xambioá – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 22
Buriti – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 06

*Prefeitura não publica boletim de forma confiável e constante em suas páginas de internet oficiais ou redes sociais oficiais. Durante dias incertos são espalhados em grupos de whatsapp sem nenhum tipo de comprovação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: SAAE tem dívida de mais de R$ 1 milhão em energia elétrica

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do município de Ananás, no Bico do Papagaio, possui uma dívida milionária com a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica. Segundo documento divulgado pela Prefeitura Municipal, gestões anteriores deixaram um débito de R$ 1.060.458,13.

Conforme a Prefeitura, o SAAE vem funcionando de forma limitada e afirmou que buscar tentar neste semestre, regularizar a dívida, evitando o corte de energia do SAAE e o colapso total no abastecimento de água de todo o município.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze