Connect with us

Bico do Papagaio

CACHOEIRINHA: Prefeito Paulo Macedo entrega pacotão de obras para população

Publicado

em

Em um só dia, o gestor e sua equipe entregaram oficialmente a nova pavimentação da Avenida Cônego João Lima, o asfaltamento em bloquete da Rua Siqueira Campos, a implantação do centro de Educação Infantil, além de inaugurar as novas instalações do prédio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e um veículo 0 km para a Secretaria de Saúde.

A solenidade de inauguração aconteceu no ultimo dia 15 e contou com a participação de boa parte da comunidade, além de vereadores e demais autoridades políticas que se reuniram na Escola Municipal Pequeno Príncipe, local onde foi implantado o centro de educação infantil, um dos primeiros a ser inaugurado naquele dia.

No evento de inauguração, a abertura foi feita pelo Padre Manoel que é o responsável pela igreja católica em Cachoeirinha, que após dar seu pequeno sermão, passou o microfone para a Secretária de Educação Márcia Miranda Aguiar que em seu discurso agradeceu ao Prefeito Paulo Macedo, que segundo ela, vem sempre buscando melhorias na Educação e também nas demais áreas.

Na sequência, o Secretário Municipal de Saúde Geandro Paiva de Oliveira que em seu discurso lembrou da crise financeira no país que atinge diretamente a saúde, mais em Cachoeirinha eles tem conseguido fazer muito. “Trabalhamos de forma humanizada, sem distinção de pessoas e é isso que nós devemos fazer pela nossa população, que é uma população carente que precisa de um bom atendimento e isso nós estamos fazendo”. Disse Geandro.

O vereador Edivaldo Gomes representou os demais camaristas discursando no evento, e em sua fala, o aliado do prefeito Paulo Macedo parabenizou a todas as pessoas que estavam presentes recebendo as importantes obras. “Parabéns prefeito pela sua dedicação, pela rua Cônego João Lima, porque não foi fácil tá conseguindo essa pavimentação. Quantas vezes o prefeito foi pra Palmas de van, de ônibus, para transformar esse recurso em pavimentação asfáltica na Cônego João Lima. Se o prefeito não tivesse ido e cobrado e se esforçado, hoje não estaria entregando essas obras tão importantes para Cachoeirinha”. Proferiu Edivaldo.

Ao Vice-prefeito Francisco Andrade Silva também foi dado o direito do discurso, e em sua palestra, o vice de Paulo Macedo pediu para que a população zelasse mais das obras que estão sendo entregues porque elas foram feitas para a comunidade, então, o zelo mostraria que os cachoeirenses se preocupam com seu próprio bem estar.

O ultimo discurso antes do descerramento das placas de inaugurações e entrega do veículo ficou por conta do prefeito Paulo Macedo que logo no início lembrou a todos das dificuldades que eles encontraram quando receberam a prefeitura cheia de débitos e com o nome sujo, sem poder receber recursos federais para obras emergenciais. Macedo citou que o então Senador Vicentinho, juntamente com o atual Deputado Federal Vicentinho Júnior haviam deixado recursos para pavimentação destinados para Cachoeirinha, porém, o prefeito relembrou que teve que ser feito um realinhamento do projeto, tendo ele próprio tendo que fazer várias viagens a Belém (PA), até a sede da Sudam, órgão responsável pelo recurso para o asfalto. “Foram várias viagens, muitas lutas entre eu e o engenheiro, alguns vereadores me acompanharam nessas nossas idas à Belém do Pará. No início da gestão, passamos 11 meses para conseguir limpar o nome do município, e somente depois disso que o recurso foi liberado e demos a ordem para o início da obra. Então se a nossa gestão não tivesse corrido atrás, esse recurso teria sido perdido e hoje a nossa comunidade não estaria recebendo essa pavimentação asfática da Rua Cônego João Lima”. Citou Paulo.

O prefeito lembrou ainda que havia outras obras que estavam na mesma situação de bloqueio por causa de pendências herdadas da gestão anterior, citando o caso do aterro sanitário, que neste caso a liberação estava a critério da Funasa, um órgão bem mais rígido, e infelizmente eles não conseguiram recuperar. “Eu quero dizer que estamos sendo alvo de algumas críticas nas redes sociais, como por exemplo em relação ao esgoto sanitário de Cachoeirinha, e todos nós sabemos que isso são obras de gestões anteriores, coisa que a nossa administração não pôde fazer nada, a gestão anterior recebeu recurso para a conclusão do esgoto sanitário e infelizmente não o fez, e o que a gente pode fazer é apenas a retirada dos dejetos através de um limpa fossa, e hoje a gente não pode fazer nada por dois motivos: O município não tem condições de arcar com essas despesas, a Funasa não destina mais recursos e isso está em tomada de contas especiais sub júdice, a justiça mesmo definiu que a nossa gestão não tem nada a fazer para regularização, a não ser a retirada desse material até que saia uma decisão final”. Explicou o gestor.

Paulo disse que o compromisso dele é iniciar obras e concluir igual as que estavam sendo entregues naquele dia, lembrando que também estão terminando obras deixadas da outra gestão citando como exemplo a pavimentação em bloquete da rua Siqueira Campos. “Essa obra, quando eu ainda era vereador, solicitamos ao deputado federal Lázaro Botelho e ele destinou a emenda, porém, a gestão anterior passou quatro anos e não conseguiu concluir, e agora estamos concluindo, vimos o ex-gestor falando dessas situações, sendo que ele teve 4 anos para fazer e não concluiu, sendo que nós tivemos de entrar até na justiça para conseguir inaugurar agora”. Lembrou o prefeito.

Continuando, Macedo passou a falar sobre a educação onde parabenizou o belíssimo trabalho da sua secretária de educação, alertando a todos os presentes que neste primeiro ano de implantação e manutenção do Centro de Educação Infantil o mesmo será mantido através de recursos próprios do município. “O Governo Federal só vai destinar recursos para o centro a partir do ano que vem, então, estamos investindo nas crianças, sabemos que a educação é a base de tudo, por isso estamos começando com as nossas crianças da educação infantil”. Disse.

Paulo voltou a falar de suas obras, citando que eles já haviam reformado as duas escolas do município, e já estão em fase de licitação para a compra dos ar condicionados para a climatização de todas as salas de aulas das escolas municipais. “Isso aí são obras que a gente vem fazendo, estamos fazendo depois que a gente conseguiu limpar o nome do município, se hoje Cachoeirinha é uma cidade que não tem muitas obras, não é porque Paulo Macedo não fez, não é porque Paulo Macedo não está correndo atrás, porque primeiro eu tive de correr atrás pra limpar o nome, e agora sim, Cachoeirinha está apta a receber recursos de qualquer ente federativo, de qualquer órgão”. Vangloriou-se o prefeito.

Falando na área da saúde o gestor anunciou a entrega de um veículo zero quilômetro para esta secretaria, e Paulo disse que em breve será entregue mais uma Van e mais uma caminhonete e um outro veículo fechado que já estão em fase de licitação. “Vale lembrar que implantamos um novo consultório odontológico, um sistema de prótese dentária para a comunidade de Cachoeirinha, e esses são benefícios que a gente vem trabalhando, a gente plantou e agora estamos começando a colher”. Perseverou.

Dentro de todas as novidades anunciadas pelo prefeito, não poderia faltar na área do esporte, e a boa nova é que cachoeirinha passará a ter mais um campo de futebol onde o gestor disse que parte do recurso já está em conta e em início de fase de licitação para ser publicado no diário oficial. “Eu quero dizer a vocês que nós não estamos de braços cruzados, estamos lutando para fazer o melhor para Cachoeirinha, com fé em Deus vamos conseguir e é por isso que eu trago o slogan Cuidando da Nossa Gente, então eu só tenho a agradecer a cada um de vocês e pedir a Deus que continue nos abençoando para que os nossos sonhos sejam realizados, tenho certeza que a minha vontade faz parte das vontades de vocês, cada um tem as suas próprias mais a minha é trazer o melhor para Cachoeirinha e com certeza a gente vai conseguir, meu muito obrigado a todos”. Finalizou Paulo Macedo.

Participaram da solenidade de inaugurações, além do próprio prefeito Paulo Macedo que estava acompanhado da 1ª Dama e Secretária de Assistência Social Ângela Suzana e também do Vice-prefeito Francisco Andrade Silva, estavam o Diretor de Limpeza Pública Carlos Magno, Diretor de Transportes Fabion Vieira da Silva, Chefe de Recursos Humanos Adão Pereira de Oliveira, Coordenador de Cultura Antônio Ribeiro da Silva, o Secretário Municipal de Saúde Geandro Paiva de Oliveira com o Diretor da Unidade Básica de Saúde Silas Pereira dos Santos, da Assistente Social Regivânia Rodrigues, a

Educadora Física Núbia Ferreira, com a Psicóloga Larissa Noveline, a Coordenadora do CRAS Marinalva Labre, a Secretária Municipal de Educação Márcia Miranda Aguiar, com a Diretora da Escola Municipal Pequeno Príncipe Maria Zelha Marinho Leão, as Coordenadoras da Educação Infantil do município Eunice Fernandes e Eva Pereira de Oliveira, a Coordenadora do Programa Circuito Campeão Maria Ramos da Silva, a Diretora da Escola Municipal Rui Barbosa Maria Solidade Sousa Jardim, a Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Rui Barbosa Marinete Ferreira Vieira, a Diretora da Escola Estadual Raimundo Nonato Torres Ana Lúcia Lisboa Teixeira, as Coordenadoras da Escola Estadual Raimundo Nonato Torres Ana Lúcia Lisboa Ete Leal e Maria Nunes Pereira, a Secretária Municipal de Finanças Aldimira Marinho Pereira Damacena, o Secretário Municipal de Meio Ambiente Cícero Marinho Leão, o Secretário Municipal de Agricultura Feliz Ramos Ferreira, o Secretário Municipal de Controle Interno Patrese de Carvalho, o Secretário de Esportes Raimundo Pereira da Silva, o Secretário de Administração Edivaldo Paulino, juntamente com o Diretor de Obras José dos Reis, além dos vereadores Gerson Marinho Pereira, Nazi Neto Pires Cirqueira, Edivaldo Gomes Marques, Antônio Claubson, José Gomes de Freitas, Ozias Gomes, Edilson Ribeiro e Apoliana da Silva. (Ascom)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Cláudio destaca obras de infraestrutura e diz que progresso não pode parar

Publicado

em

Em mais um dia de intensa movimentação de campanha, nesta sexta, 23, o candidato da Coligação “Juntos Por Araguatins”, Cláudio Santana (MDB), acompanhado de seu vice Edgar Tolentino (SD) e candidatos a vereador, fechou as ações com uma reunião no bairro Sossego.

Durante o dia, Cláudio Santana visitou moradores do setor.

Na reunião noturna, Santana destacou os avanços de sua gestão e afirmou que as importantes ogras de infraestrutura não podem parar. “Estamos sendo bem recebidos por onde passamos. A população sabe reconhecer o trabalho que estamos realizando, com recuperação de vias, praças, avanços na Saúde. Não é fácil, mas estamos buscando sempre o melhor. Sabemos da necessidade do povo, e minha proposta para trazer qualidade de vida para a comunidade. Araguatins não pode parar”, disse o gestor em seu pronunciamento.

Neste sábado, 24, Cláudio promove ações de campanha no distrito de Transaraguaia.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: No Esquinão, Aquiles diz que município voltará a ter obras e Saúde de qualidade

Publicado

em

Durante comício realizado na noite desta sexta, 23, realizado entre os bairros Vila Miranda e Madalena, o candidato da Coligação Uma Nova Política Para um Novo Tempo”, Aquiles da Areia (PP), disse que o município de Araguatins, voltará a contar com políticas públicas eficientes.

“Vocês vão terminar essa campanha sabendo que vão ter um prefeito para a cidade voltar a ter obras, saúde de qualidade, valorização ao educador, apoio ao agricultor e ser destaque novamente no turismo”, afirmou Aquiles da Areia e ainda acrescentou: “Nosso compromisso é Araguatins, por isso temos projetos para a melhoria da cidade”.

Participaram do evento, além de candidatos a vereador e líderes, o deputado estadual Olyntho Neto (PSDB).

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Familiares de detentos reclamam sobre restrições e alertam para possibilidade de greve de fome e rebelião

Publicado

em

Esta semana a cadeia Pública de Araguatins, no Bico do Papagaio, foi palco de reclamações e queixas de familiares de detentos. Após a instauração da e Operação Legalidade Primavera Árabe, por parte dos policiais penais.

Os familiares alegam que as restrições impostas aos detentos, tem prejudicado inconsequentemente a permanência dos apenados e que além das visitas estarem restritas, vem enfrentando dificuldade, com as restrições impostas que bloqueiam a entrada de produtos de de limpeza, higiene pessoal e até remédios.

“Todos lá cometeram penalidades e estão pagando por isso. Agora, submete-los a não receber até medicamentos é demais. Sem contra que todos as famílias ajudam com materiais de limpeza, alimentação e higiene pessoal. Se existe problema entre os funcionários e o Governo, o caminho não deveria ser esse, mas sim o diálogo”, disse uma mãe de detento que pediu para não ser identificada, com receio de retaliação.

O movimento de reivindicação por direitos trabalhistas organizado por policiais penais no Tocantins já alcançou praticamente todas as unidades prisionais do estado. Batizado de Operação Legalidade Primavera Árabe, o movimento faz alusão à onda de movimentos e revoluções em países do Oriente Médio que teve início em 2010 e “faz referência a um movimento que começou pequeno, mas que se expandiu, tornando-se grande”, como explicou o presidente da Associação dos Prossionais do Sistema Penitenciário do Tocantins (Prosispen), Wilton Angelis Barbosa.

Apesar do nome, o movimento não se trata de uma ação operacional dentro das unidades, mas sim de um movimento que busca pressionar o Governo do Estado para cumprir o pagamento de direitos devidos aos policiais penais, como horas extras e adicionais.

De acordo com a Prosispen, a chamada Operação Legalidade Primavera Árabe suspende qualquer atividade que fuja às obrigações legais atribuídas aos policiais penais.

Os agentes prometem deixar de fazer horas extras, cumprindo somente as 40 horas semanais, de acordo com o estatuto da categoria, e ainda deixar de fazer escoltas fora do município de atuação por causa do não pagamento de diárias.

Ainda segundo a Prosispen, os agentes também pretendem como regalias de presos dentro das celas, como ventiladores, televisores, videogames, entrada de fumo e outros itens, além da proibição de contato de presos com parentes e advogados, a depender da disponibilização de equipamentos de proteção individual para prevenir o risco de contágio pela covid-19 no contato com pessoas do público externo.

Continue lendo
publicidade Bronze