Bico do Papagaio
CACHOEIRINHA: Prefeito Paulo Macedo entrega quatro veículos para atender população

O prefeito Paulo Macedo (PSDB) e sua equipe apresentaram para os munícipes na última quinta, 3, um ônibus, uma caminhonete Montana e um veículo VW Gol que foram doados pela Receita Federal e mais uma van adquirida com recurso de emenda do ex-deputado Lázaro Botelho (PP).
A apresentação ocorreu com uma carreata pelas principais ruas da cidade, onde dezenas de veículos e motocicletas seguiram em cortejo comemorando a aquisição.
Antes da carreata o prefeito discursou após a Feira de Ciências das escolas do município que aconteceu no Ginásio Poliesportivo. O evento contou com a participação de todos os vereadores, vice-prefeito e demais lideranças políticas de Cachoeirinha.
Em sua fala, Paulo Macedo agradeceu a presença de todos e explicou sobre a conquista, onde não deixou de citar a situação que os vereadores de oposição estão criando na tentativa de desestabilizar sua gestão ao abrir uma CPI contra ele. Macedo ainda pediu que os vereadores solicitassem dos políticos que eles apoiaram na última eleição, emendas para o município.

“O que eu queria da parte dos vereadores, era que eles acionassem os políticos que não foram os mesmos que apoiei, que eu peça por um lado e que eles peçam pelo outro, seria uma união muito bonita. Mais infelizmente o que eu estou vendo é o contrário. Hoje quando eu estava vindo recebi no whatsapp um requerimento assinado por cinco vereadores, Freitas, Poliana, Dilson, Osias e Louro, pedindo um inquérito parlamentar contra o prefeito Paulo Macedo. Eu quero dizer aos vereadores. Vocês tem o direito de fiscalizar mas, fiscalizar não é perseguir, acho que seria mais vantagem vocês se juntarem e fazerem requerimentos solicitando aos parlamentares de vocês, emendas e recursos para o nosso município, que se recebermos vou dizer que vocês que solicitaram. Mais as coisas só acontecem no tempo de Deus, foi o povo que me deu este mandato e eu vou fazer de tudo pra honrar o voto de cada um enquanto eu for prefeito e tirar os quatro anos de mandato”. Disse Paulo.
Sobre a aquisição dos novos veículos o prefeito explicou: “Estamos entregando três carros semi novos, um ônibus, um Gol e uma Montana, esses veículos nós conseguimos através de doação feita pela Receita Federal do Brasil. No meu primeiro ano de mandato fiquei sabendo que a Receita Federal fazia doação de veículos e sabendo da situação que nossa frota se encontrava, e que o município não tem recursos próprios para comprar veículos, fiz um ofício solicitando doação de alguns veículos para o nosso município, e graças a Deus, mais de dois anos e meio depois, o nosso pedido foi atendido e fui convidado a poucos dias para ir buscar, e os veículos estão chegando”, explicou Paulo Macedo.


Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Sindicato da Educação convoca servidores para ato por conta de salários atrasados
O Sindicato dos Servidores da Educação de Araguatins (SINSEA) convocou manifestação na frente da Prefeitura Municipal, para a próxima segunda, dia 25, às 7h30. O motivo, é o salário do mês de dezembro de 2020 e parte do 13ª, não pagos pela gestão anterior, do prefeito Cláudio Santana (MDB).
Os educadores cobram uma posição do atual prefeito Aquiles da Areia (PP), sobre os pagamentos.
O grupo pretende ser recebido pelo atual gestor e entregar um oficio com reivindicações.
Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Medicina Veterinária no IFTO deve começar em 2022

O processo de implantação do curso de medicina veterinária do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), teve mais um avanço, nesta quinta-feira, 21, foi aprovado no Conselho Superior (Consup) do IFTO o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
De acordo com o diretor-geral do Campus Araguatins, Josafá Carvalho de Aguiar, o foco agora será a captação de recursos que serão destinados à construção da infraestrutura necessária para implantação do curso e aquisição de equipamentos. Seu funcionamento exige a construção dos blocos que farão parte de uma clínica veterinária. O projeto da clínica apresenta sua divisão em dois blocos, orçados no valor de 2 milhões de reais.
A previsão é que o primeiro vestibular para o curso de medicina veterinária seja realizado até 2022 e sejam oferecidas 45 vagas. O ingresso será por meio de vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Bico do Papagaio
Sistema Penal do Bico participa de campanha de combate à Covid-19
Nesta sexta-feira, 22, será o Dia D de combate à Covid-19 no Sistema Penal do Bico do Papagaio, com suas principais unidades em Araguatins, Tocantinópolis e Augustinópolis, bem como as demais do restante do Tocantins. Esta é uma ação da campanha A pandemia ainda não acabou, o cuidado continua, desenvolvida pela Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), que tem a finalidade de continuar estimulando servidores, comunidade carcerária e visitantes a permanecerem tomando todas as medidas de prevenção a contaminação e proliferação da Covid-19.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes de Sousa Alves, explica a logística da campanha criada pelo Sistema Penal. “Ela consiste em ações educativas, de prevenção e de higienização, baseada no Plano de Contenção à Covid-19 do Sistema Penal do Tocantins que possui 12 eixos de atuação. A luta contra a proliferação do novo Coronavírus continua até que chegue a vacina e todos estejam imunizados”, ressalta.
A gerente de Assistência à Saúde ao Preso e Egresso, Marluce de Oliveira, destaca que foram criadas várias ações de conscientização em torno da necessidade de continuar tomando todos os cuidados individuais necessários para preservação da saúde e não infecção pelo novo Coronavírus, como uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento e triagem na entrada das unidades.
“No que tange aos cuidados coletivos, nesta data as 33 unidades penais desenvolverão atividades como higienização, sanitização, lavagem, roçagem e entrega de uniformes e kits de proteção individual as pessoas privadas de liberdade, com a finalidade de manter a saúde de quem adentra as unidades penais, e, principalmente, da comunidade carcerária”, explica Marluce de Oliveira.