Connect with us

Bico do Papagaio

CACHOEIRINHA: PRONATEC leva qualificação ao assentamento Oziel Pereira

Publicado

em

389994_178487022326166_785546603_n

Estudantes do Projeto de Assentamento Oziel Pereira, localizado no município de Cachoeirinha, receberam o certificado de auxiliar técnico em Agropecuária pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC/Campo).

A solenidade de certificação contemplou 40 alunos que concluíram a carga horária de 200h do curso ministrado. A cerimônia teve início com a entrada das bandeiras: do Brasil, Tocantins, Cachoeirinha e do Movimento dos Sem Terra (MST). Em seguida os estudantes, juntamente com seus respectivos padrinhos e madrinhas caminharam até a mesa de autoridades para receber seus certificados.

O PRONATEC/Campo tem como demandante o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As disciplinas do curso foram ofertadas com o intuito de atender às demandas apresentadas pelos assentados, inclusive debatidas durante as visitas da equipe do campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), de Araguatins.

João Pillar da Costa, assentado e aluno do PRONATEC, é um exemplo daqueles que aproveitam as técnicas apresentadas durante o curso, e as colocaram em prática. Antes mesmo da conclusão das aulas, ele, juntamente com um vizinho resolveram plantar sua própria horta com diferentes tipos de legumes. Segundo seu João, a horta não existiria se ele não tivesse assistindo às aulas no PRONATEC, pois ele não tinha experiência de como fazer uma horta produtiva. Com a renda da venda dos produtos da horta, seu João pretende aumentar a renda familiar.

Assim como seu João outros moradores terão a oportunidade de aprendizagem e qualificação. Segundo o coordenador adjunto do PRONATEC Araguatins, Gilvânio Alves Pereira, o assentamento já está pleiteando nos cursos para 2014. O coordenador destacou que inicialmente algumas dificuldades foram enfrentadas, como o distanciamento do assentamento da cidade de Araguatins, para que o curso fosse ministrado naquela comunidade. No entanto, com planejamento da equipe do PRONATEC, foi possível realizá-lo com êxito. “Vamos trazer dois novos cursos para assentamento ano que vem, esta comunidade é exemplo de sucesso, pois vocês são interessados, querem fazer, querem crescer”, finalizou o coordenador.

Para o diretor geral do IFTO de Araguatins, Décio Dias dos Reis, o resultado positivo obtido, por meio do curso, foi resultado do envolvimento e afinidade da equipe do PRONATEC com a comunidade, os professores que ministraram as aulas estavam cientes das necessidades da comunidade.  De acordo com o diretor, e satisfatório ver como esses cursos transformam a vida das pessoas.

No decorrer da cerimônia, alunos e autoridades também se pronunciaram, destacando os resultados positivos e as mudanças promovidas pela no assentamento, em virtude da realização do curso de auxiliar técnico agropecuário. O evento foi encerrado com churrasco e show com banda local. (Com informações de Kelinne Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
4 Comments

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Regional está com 80% das UTIs Covid ocupadas

Publicado

em

Segundo informações consolidadas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para esta quarta, 20, a taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug), está em 80%. A unidade possui ao todo, 10 leitos, estando portanto, apenas 2 desocupados.

Os números só são menores que do Hospital Estadual de Combate a Covid-19 (Hospital de Campanha), que está com todos os seus 10 leitos de UTI ocupados.

A situação geral do estado, quanto aos leitos de UTI para Covid-19, é nesta quarta de 60% de ocupação. Ao todo, o estado tem 147 leitos, estando 88 ativos.

Com relação a ocupação de leitos clínicos, o HRAug está em uma situação um pouco melhor, com tomada de 67%. A unidade dispõe de 12 leitos, estando 8 com pacientes.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura vai licitar empresa para compra de combustíveis

Publicado

em

A Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, abriu licitação para aquisição de combustíveis para abastecimento de veículos de utilidade da Prefeitura, Fundo Municipal de Saúde, Fundo Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.

A licitação acontece no próximo dia 29 de janeiro às 8h30, por meio de pregão presencial, na modalidade, menor preço. A receita é do próprio Tesouro Municipal.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze