Connect with us

Bico do Papagaio

Cadeias de Araguatins e Tocantinópolis investem em preparatórios para o Encceja PPL 2019

Publicado

em

A educação é uma importante ferramenta de ressocialização que proporciona uma nova oportunidade para as pessoas privadas de liberdade. Pensando nisso, unidades prisionais do Bico do Papagaio estão investindo com maior intensidade na preparação dos reeducandos, através de aulas e apostilas, para a realização das provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos Privados de Liberdade  e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) que serão aplicadas nos dias 8 e 9 de outubro.

Duas unidades prisionais estão disponibilizando materiais impressos preparatórios para a prova, retirados do site do instituto que organiza o Encceja e realizando aulas específicas para os apenados, são elas: Cadeia Pública de Tocantinópolis e Cadeia Pública de Araguatins.

Na preparação para o exame é a Cadeia Pública de Araguatins, além da disponibilização das apostilas referentes ao exame, também entregou livros com assuntos voltados ao conteúdo do nível médio e fundamental. Os materiais também serão usados através de revezamento entre os reeducandos.

O reeducando E.R.S, de 56 anos, é um dos 14 reeducandos da unidade prisional de Araguatins que participará das provas e está apostando que a aprovação no Encceja mudará seu destino. “Eu não tenho muito estudo, mas com a preparação para do Encceja estou tendo uma chance de passar na prova e ter um futuro melhor”, relatou.

A agente analista de execução penal e responsável técnica pela assistência educacional ao preso da Seciju, Renata Keli Duarte, explicou que foram realizadas visitas técnicas nas unidades, afim de mobilizar os diretores para realização do exame.  “Conseguimos através de visitas técnicas mobilizar 38 das 39 unidades para aplicação das provas, além disso, incentivamos os reeducandos para participação no exame”, afirmou.

Para a agente, a realização dos preparatórios aumenta as possibilidades de ressocialização “O preparatório para esse exame proporciona o suporte necessário para que os reeducandos tenham êxito nas provas e assim aumentem a escolarização. Essa é uma oportunidade de mostrar que a educação tem um papel ressocializador”, garantiu. (Com informações de Vitória Soares)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Paulinho lidera disputa pela Prefeitura com 61,6%

Publicado

em

Segundo pesquisa Instituto Skala divulgada nesta sexta, 23, aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o cargo de prefeito de Tocantinópolis, segundo maior Colégio Eleitoral do Bico do Papagaio, nas Eleições 2020.

Na pergunta direcionada, onde aparece o nome dos candidatos a prefeito, o resultado foi o seguinte:

Paulinho (PSD) – 61,6%

Salomão Barros (SD) – 19,2%

Não sabe – 11,2%

Nenhum – 8%

Na espontânea, onde o nome dos candidatos a prefeito não é lembrado ao entrevistado, o resultado ficou assim:

Paulinho (PSD) – 54,4%

Salomão Barros (SD) – 14,8%

Não opinaram – 30,8%

Perguntado aos eleitores, em qual dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum, ficou assim:

Salomão Barros (SD) – 18,8%

Paulinho (PSD) – 9,6%

Não rejeitam nenhum – 63,2

Não opinaram – 8,4%

Sobre a pesquisa

Período de realização: de 15 a 16 de outubro de 2020

Margem de erro: 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%.

Número de entrevistas: 250

Número do registro: TO-00900/2020

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Mais de 70% da população diz aprovar gestão de Paulinho

Publicado

em

A pesquisa Skala divulgada nesta sexta, dia 23, mostra que 70,4% da população de Tocantinópolis, segundo maior município do Bico do Papagaio, aprova a gestão do prefeito Paulo Gomes, o Paulinho (PSD).

15,6% dos tocantinopolinos reprovam a administração e 14% não souberam responder.

O levantamento foi feito entre os dias 15 e 16 de outubro, com 250 entrevistados, que também foram ouvidos sobre o processo eleitoral deste ano. Na pesquisa direcionada, Paulinho alcançou 61,6%, contra 19,2% de Salomão Barros (SD). 11,2% não souberam responder e 8% em nenhum.

A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos e a confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número: TO-00900/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rocha Miranda diz que vai fazer pista de caminhada da Avenida Castelo Branco

Publicado

em

Quem se aventura fazer caminhada pelas avenidas de Araguatins, sem dúvidas já correu algum risco. Na principal pista, Avenida Castelo Branco, as pessoas disputam espaço com carros e motos. O candidato a prefeito Rocha Miranda (PTB), disse estar comprometido a mudar essa realidade, construindo uma via segura para todos e uma academia popular, caso seja eleito.

O candidato disse ainda que pretende dar início das obras já no primeiro dia de mandato.

A estudante Layse Almeida, ressalta a importância de um governo democratizar o acesso a exercícios, principalmente quando todos precisam de saúde. “Estamos vivendo um momento onde todos precisam se cuidar, ter mais saúde e qualidade de vida. A caminhada é um exercício que todo mundo pode fazer. É muito importante termos um lugar para fazer isso. Na br e nas ruas é perigoso estarmos caminhando”, explica ela.

Para o candidato Rocha, as pessoas não precisarão mais se submeter a situações de risco, tal como a citada por Layse. A meta é clara: “desenvolver a cidade e proporcionar melhor qualidade de vida para o povo”, afirma ele.

Continue lendo
publicidade Bronze