Connect with us

Tocantins

Calçamento da Via Lago em Araguaína-TO tem desenhos em homenagem às tribos Carajás

Publicado

em

O maior projeto de engenharia em execução do Estado do Tocantins e novo cartão postal de Araguaína, a Via Lago, segue com construção avançada para entrega durante a programação dos 59 anos de Araguaína, no dia 14 de novembro. Nesta etapa, estão sendo instaladas as luminárias de LED com rede subterrânea e o calçamento com desenhos geométricos inspirados nas tribos indígenas Carajás.

O engenheiro civil Weslley Fernandes Silva explica que o calçamento da Via Lago segue em toda a sua extensão até a rotatória final. “As calçadas com desenhos que foram inspirados em símbolos das tribos indígenas Carajás estão sendo construídas com blocos de concreto retangular intertravados, na cor natural e coloridos”.

O arquiteto Mikael Alan de Souza criou o projeto do calçamento com os desenhos indígenas. A ideia foi do prefeito Ronaldo Dimas devido ao contexto regional e cultural da obra e para fazer uma homenagem aos primeiros habitantes da região.

Relatos históricos contam que os Carajás habitaram o território de Araguaína até 1876, quando os primeiros migrantes chegaram no Município, localizado entre os rios Andorinhas e Lontra, afluentes da margem direita do Rio Araguaia.

Iluminação com tecnologia

Além dos postes, em seção circular com redes subterrânea, trazendo beleza e segurança à via, já estão sendo instaladas 192 luminárias de LED, sistema moderno que garante economia de energia elétrica.

Mais serviços

Também estão sendo finalizados os serviços de terraplanagem e pavimentação e drenagem. Outros trabalhos executados são de bocas de lobo, implantação dos postes para as luminárias e drenagem fluvial.

Nesta terça-feira 24, foram descarregadas no Lago Azul duas dragas para dragagem de areia. O objetivo é a construção de uma ilha no lago. O projeto visa a implantação de um local de lazer, com restaurante e acesso será por ponte para pedestres e barcos, com decks de embarque e desembarque.

A obra

A Via Lago terá 1,84 km de extensão, com pistas duplas, ciclovias, áreas verdes, guarda-corpos e calçamento para pedestres. A obra começa na foz do Córrego Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo pelos setores Mansões do Lago, Jardim do Lago, Lago Azul, Parque do Lago, Cidade Nova.

Na primeira etapa da Via Lago, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita parte da terraplanagem. Para a segunda etapa, o Governo Federal e o Município disponibilizaram recursos de R$ 13,5 milhões. (Gláucia Mendes/Fotos: Marcos Filho)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins acumula 113.924 casos de Covid-19 com 1.526 óbitos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 28 de fevereiro, foram contabilizados 338 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 97 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 359.932 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 113.924 casos confirmados da doença. Destes, 101.612 pacientes estão recuperados e 10.786 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.526 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Seis mortes por Covid-19 são confirmadas no Tocantins nesta sexta dia 26

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, foram contabilizados 788 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 215 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 357.025 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 112.823 casos confirmados da doença. Destes, 101.042 pacientes estão recuperados e 10.272 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.509 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Superintendente do Sebrae Tocantins discute projetos para MPE em Brasília

Publicado

em

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, esteve reunido nesta quinta-feira, 25/02, em Brasília-DF com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e o presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), Cláudio Mendonça. Na pauta foram discutidos projetos importantes e de interesse das micro e pequenas empresas que estão em andamento no Congresso.

Moisés Gomes comentou que estes projetos que estão em discussão irão contribuir com um ambiente cada vez mais favorável para o desenvolvimento e a produtividade dos pequenos negócios num momento tão delicado como este causado pela pandemia.

“Aproveitamos também para discutir pontos importantes relacionados à implantação abrangente do Cidade Empreendedora no país. Este projeto terá o objetivo de tornar os municípios muito mais competitivos na gestão pública e no fomento ao fortalecimento dos pequenos negócios”, disse o superintendente, acrescentando que no mês de março iniciará um circuito de visitas nos municípios tocantinenses para tratar sobre esta pauta.

Continue lendo
publicidade Bronze