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Campanha Pra Frente com o Sebrae fecha com saldo positivo

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Na manhã desta quinta-feira, 5, foi realizado o “Café com Empresários”, para apresentar os resultados da campanha Pra Frente com o Sebrae. Na oportunidade, foram entregues os certificados às empresas participantes e parceiras da campanha. De 17 de maio a 31 de julho de 2021, a equipe do Sebrae esteve em 80 cidades e fez atendimentos a mais de 13.500 empreendedores, que movimentaram cerca de R$ 282 milhões em negócios.

Consultorias on-line e presenciais, orientação técnica e capacitações marcaram as atividades da campanha. Planejamento de vendas, desenvolvimento de mídias digitais e comunicação, análise de custos variáveis e controle de processos estiveram entre as principais ações. O Pra Frente com o Sebrae segue percorrendo o estado de forma itinerante, por meio de duas vans identificadas com a campanha.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Rogério Ramos, parabenizou os empresários pela participação. “Por trás de uma grande empresa, sempre há muitos pequenos negócios que amparam e dão suporte ao desenvolvimento. Com esses resultados, a gente nota que o sucesso e a capilaridade foram relevantes para todos, e, é gratificante ver empresas consagrarem um projeto que dá resultado”, destacou.


O diretor do Sebrae, Moisés Gomes, reforçou sobre a importância de olhar para o ambiente de negócio para fortalecer a economia.  “Estamos vivendo um momento de transformação e com mudanças significativas no mercado. As empresas estão cada vez mais exigentes e as associações comerciais tiveram que assumir responsabilidades ainda maiores, com demandas específicas. Isso impulsiona o Sebrae para se aperfeiçoar e qualificar esses empreendedores, com conhecimento e experiência, por meio de atendimento personalizado e em busca de soluções”, pontuou.

O empresário Fabiano do Vale ressaltou que o atendimento do Sebrae impulsiona os empreendedores. “O trabalho da equipe do Sebrae é fantástico e o que estão fazendo pelos pequenos negócios, durante a pandemia, não temos como dimensionar. O fortalecimento deles também é o nosso”, enfatizou.

A diretora técnica, Eliana Castro, agradeceu a participação dos parceiros na campanha. “Com muita responsabilidade, inspirados pela necessidade dos nossos empreendedores que criamos uma campanha com soluções e mensagens de motivação e encorajamento, além de informação, consultorias e orientações sobre acesso ao crédito. Somos gratos às instituições financeiras que assumiram com a gente esta jornada e as empresas que carregaram esta bandeira conosco”, comemorou.

A Campanha Pra Frente com o Sebrae teve como parceiros a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Tocantins (Faciet), Salas do Empreendedor em mais de 60 municípios, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Ceape, Sicredi, Sicoob, Itaú, Santander e Agência de Fomento. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

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“Todos sempre quiseram estar no seio das mamatas do governo”, diz Paulo Mourão

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Paulo Mourão, pré-candidato a governador pelo PT, foi duro ao comentar a situação política e administrada do Tocantins, durante encontro com líderes da legenda, na noite desta quarta, 19, em Palmas.

Mourão alertou que “as deliberações políticas do Tocantins foram trabalhadas para que uma pessoa fosse gestora das decisões, que nos últimos 33 anos seguiram a Siqueira Campos e os ideais da direita, e assim, todos sempre quiseram estar no seio das mamatas do governo, dos benefícios e dos louros do poder. Quanto aos partidos que deveriam ser instrumento de debate de ideias passam a ser instrumento de interesses pessoais”.

O pré-candidato petista lembrou ainda que o Tocantins era o “único estado com viabilidade de investimento e capacidade de endividamento, que poderia promover uma mudança radical, mas não conseguiu combater a pobreza, com mais de 330 mil famílias em situação vivendo com meio salário mínimo, ou menos”, e o convite de Mourão aos coordenadores e coordenadoras das políticas setoriais do Partido dos Trabalhadores foi para integrar a força popular de mudança, que ao lado do presidente Lula, precisa ser destacada no Tocantins com candidaturas comprometidas em romper o ciclo de exploração do Tocantins e iniciar o de desenvolvimento democrático.

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ARAGUAÍNA: Município terá Semana D de combate à Dengue

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Do dia 24 a 29 de janeiro, a Prefeitura vai intensificar as ações da Campanha Araguaína contra a Dengue. Durante a Semana D de conscientização estão previstas a divulgação de mídias na cidade, visitas dos agentes, vistorias domiciliares, mutirões de limpeza nos bairros, caminhada, palestras e apresentações teatrais nas escolas e empresas.

A semana tem como objetivo reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, que já vem sendo feito com vistoria nas casas e pelo carro fumacê nos bairros com maior incidência das doenças

“Será uma semana de ações intensas para conscientização da população, pois é importante que cada um, na sua casa, faça o seu papel de proteção e entenda que não está protegendo só a sua família, mas sim o bairro e a cidade”, afirmou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Números preocupam
Conforme o LIRAA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), que mede o número de focos por casa, Araguaína alcançou uma marca de 8%, um valor considerado alto, já que o índice máximo aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%. Nos primeiros 15 dias de 2022, foram notificados 226 casos de dengue na cidade. 

Diante do aumento dos casos, o superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Freitas, explicou a importância da participação da comunidade para o controle da dengue. “Teremos uma caminhada de abertura e paralelo a isso diversas ações, mas pedimos o apoio de toda a população, pois sabemos que mais de 70% dos focos do mosquito encontrados em Araguaína estão dentro das próprias residências”.

Araguaína contra a dengue
A Semana D de Conscientização de combate ao Aedes aegypti inicia com a Caminhada Araguaína contra a Dengue. Os agentes de combate a endemias, da saúde, Corpo de Bombeiros, ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), GMA (Guarda Municipal de Araguaína), Demupe (Departamento de Posturas e Edificações) e servidores de outros órgãos vão percorrer a Avenida Cônego João Lima, no centro comercial da cidade, no dia 24, entregando panfletos de conscientização e fazendo um alerta às pessoas.

Durante a semana, estão previstas orientações sobre a dengue por toda a cidade. Painéis e panfletos serão distribuídos pelas principais vias da cidade e um carro de som também irá transitar nos bairros com a mensagem de alerta.

Os agentes ainda estarão visitando as residências em pontos estratégicos, realizando mutirões de limpeza e orientando os moradores para evitar a proliferação do mosquito. Em locais como lotes baldios, calçadas, casas abandonadas, os profissionais do Demupe intensificarão a fiscalização dos matos altos e lixo.

Vistorias também serão realizadas nas secretarias municipais e órgãos públicos, além de palestras e peças teatrais em escolas e empresas. A programação completa da Semana D de conscientização está prevista para ser divulgada até esta sexta-feira, 21. (Giovanna Hermice / Foto: Marcos Sandes)

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ARAGUAÍNA: Vacinação de crianças contra Covid-19 começa nesta sexta, 21

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Araguaína iniciará a vacinação de crianças contra a covid-19 nesta sexta-feira, 21. O grupo que tem quase 19 mil meninos e meninas foi subdividido para aplicação por etapas. As primeiras a serem atendidas são da faixa etária de 5 a 11 anos, que tenham deficiência permanente ou comorbidades.
 
Antes do início da aplicação, as equipes serão treinadas para administração, que tem medida e diluição diferente do que é aplicado nos maiores de 12 anos. “O que muda visualmente é o volume, que é 0,1 miligrama menor para as crianças e o rótulo do frasco é laranja. Além disso, o princípio ativo da vacina é um terço do que é aplicado nos adolescentes e adultos”, explicou a diretora municipal da Imunização, Samilla Braga.
 
A diretora ressalta que as crianças não estão isentas de complicações causadas pela covid-19 e por isso devem ser imunizadas. “Avaliando o cenário epidemiológico de 2020 e 2021 no Brasil, foram registrados mais de seis mil casos graves de covid em criança e dessas 308 morreram. A imunização é necessária para que elas tenham a possibilidade de combater o vírus e evitar o agravamento”.
 
Público-alvo
O cronograma de vacinação é estabelecido pela Nota Técnica nº 2/22, do Ministério da Saúde. Após o grupo com deficiência e comorbidades, o próximo a receber o imunizante é formado por crianças indígenas e quilombolas, seguido por crianças que morem com pessoas com alto risco. Concluída essas etapas, a aplicação seguirá a ordem decrescente de idades, começando pelos mais velhos 11 e 10 anos, e continuando para 9 e 8 anos, 7 e 6 anos, e finalizando nas crianças de 5 anos.
 
Programação
A primeira remessa tem previsão de chegada hoje, 19, com 2.120 doses, e o treinamento teórico e prático com todas as equipes de vacinação municipal será realizado amanhã, 20. Após a sexta-feira, 21, o atendimento nas UBS retornará na segunda-feira, 24, e seguirá enquanto durar o estoque enviado pelo Ministério da Saúde.
 
Onde tomar?
São cinco UBS (unidades básicas de saúde) disponíveis para vacinação desse público-alvo contra covid-19. Às UBS JK, Lago Azul, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e Dr. Dantas (Costa Esmeralda) atende das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e a Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) atende em horário estendido, das 7 às 18 horas.

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