Connect with us

Maranhão

Campanhas educativas, projetos ambientais e arborização contemplaram Imperatriz-MA

Publicado

em

O ano de 2017 foi de grandes desafios para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh. Muitas ações foram desenvolvidas como plantios, campanhas de preservação ambiental, palestras educativas, fiscalizações, emissão de licenças, entre outras atividades.

A secretária Rosa Arruda destaca que “o esforço institucional em apresentar resultados satisfatórios é palavra de ordem, graças a um corpo técnico de excelência e em ampliação, cuja dedicação em grupo destaca-se pelo comprometimento claro e objetivo para realização dessas ações”.

Ela reconheceu que há muito para avançar, principalmente no que diz respeito à coleta seletiva, mas que os trabalhos são incansáveis para criar mais Pontos de Coleta Voluntária, PEV’s, e conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos.“Estamos trabalhando em todas as áreas, procurando melhorar a qualidade de vida dos imperatrizenses” – ressaltou.

Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais – Responsável por planejar, elaborar e desenvolver ações e projetos voltados para população, com intuito de estimular atitudes sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Durante este ano, foram realizadas várias ações voltadas para o atendimento ao público, educação ambiental, arborização e paisagismo urbano.

Foram 2.017 mudas plantadas em diversos pontos da cidade; 4.430 mudas doadas para população em ações; 17.570 mudas produzidas no viveiro municipal e doadas 11.829 mudas para a população; 16 lixeiras doadas e instaladas em diferentes locais; 24 visitas em escolas municipais para desenvolver projetos de educação ambiental. Além disso, nove projetos de educação ambiental executados como o Água é Vida; Semana do Meio Ambiente; Ação verão sustentável nas Praias do Cacau e do Meio; Dia da Árvore; Anti-Queimadas; Renascer das Nascentes; Campanha Cidade Limpa; Horta Orgânica nas Escolas; Plano de Arborização Urbana.

Realizadas, também, oito blitz com entrega de panfletos educativos, lixo de carro e adesivo para veículos; 118 vistorias de poda e corte de árvores urbanas; 11 palestras educativas relacionadas ao meio ambiente, ministradas em escolas e empresas; 150 brinquedos doados para alunos da Escola Municipal São Sebastião e Associação de Catadores de Imperatriz- ASCAMARI, em comemoração ao dia das crianças.

Assessoria de Projetos Especiais – Realizou diversas atividades em parceria com empresas privadas e instituições, como a ASCAMARI, como o Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Imperatriz, com objetivo de geração de fonte de renda através da reciclagem e redução do passivo ambiental do lixão de Imperatriz; instalação de 12 Pontos de Entrega Voluntária, PEV’s, atendidos diariamente pelo veículo de coleta seletiva da Semmarh; 11 Empresas com coleta de resíduos destinados à reciclagem; cinco instituições e condomínios residenciais para coleta de resíduos destinados à reciclagem; 360 toneladas de resíduos sólidos recicláveis destinados para a Associação em 2017.

Foi ainda iniciado o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, com a elaboração de Termo de Referência, conforme a realidade do município, contratação de empresa através de Licitação (PP 087/2017 – CPL), formação do Comitê Diretor que irá coordenar as atividades da elaboração do plano, segundo a parte técnica, supervisão e coordenação referente às atividades de elaboração do documento; Estudos Ambientais de terrenos para construção do Aterro Sanitário de Imperatriz, entre outras.

Foram elaborados projetos, tais como Parque Ambiental de Imperatriz, com recuperação ambiental de área degradada; Imperatriz da Compostagem, inclusão de fonte de renda proveniente da compostagem, na forma de adubo para a implantação de hortas sustentáveis e a comercialização de insumos agrícolas, reaproveitando os resíduos das feiras livres da cidade. Pode-se destacar também as atividades para encerramento do lixão, como a destinação dos resíduos produzidos no município de forma adequada em uma célula sanitária, até que seja construído o aterro sanitário de Imperatriz.

Departamento de Meio Ambiente. Setor de Licenciamento Ambiental e Setor de Fiscalização – Elaboração e execução do sistema de informação com intuito de facilitar a localização, andamento e segurança nos processos de Licenciamento Ambiental; Monitoramento das Licenças Ambientais, cujo objetivo é acompanhar o cumprimento das condicionantes estabelecidas nas Licenças emitidas; Agilidade nos processos de Licenciamento Ambiental com a nomeação de novos profissionais, formando uma equipe multidisciplinar de 10 técnicos habilitados nos seus respectivos Conselhos Profissionais.

Durante todo ano foram protocolados 187 processos, além de outros 100 que estavam em andamento, seguindo os seguintes trâmites: encaminhamento para o técnico, análise, vistoria, parecer técnico, parecer jurídico e emissão da licença ambiental. Também foram concedidas 223 autorizações para eventos, 134 Licenças (prévia, instalação, operação, única, dispensa, extração, limpeza de área) e 16 Viabilidades Ambientais, totalizando 373 licenças expedidas.

O Setor de Fiscalização encontrava-se estagnado e algumas atividades suspensas por falta de estrutura e corpo técnico suficiente, devido a grande demanda e o volume de atendimentos. Diante desta situação, o planejamento de ações foi realizado, onde priorizou-se o atendimento às denúncias, bem como das demandas do Ministério Público. Atualmente, este setor atende de maneira mais eficiente, com escala semanal de fiscalização noturna, com o monitoramento de bares, casas de shows, e outros estabelecimentos.

A partir de janeiro de 2017 o setor iniciou um processo de reestruturação com a convocação de novos fiscais concursados, capacitações, plano de ação, escala mensal de fiscalização. E passou também a contar com o Disk Denúncia, onde a população de Imperatriz tem acesso direto com a equipe de fiscalização, através do número (99) 99218-4275.

Departamento Jurídico – Este departamento da Secretaria tem a responsabilidade de coordenar, supervisionar e executar atividades de natureza jurídica relacionadas às questões ambientais, bem como os acompanhamentos processuais de rotina.

Vale ressaltar que o volume de processos atendidos na Semmarh é bastante extenso e foram analisados mais de 500 processos, elaborados 256 pareceres jurídicos e 294 despachos para o Departamento de Licenciamento Ambiental. (Sara Batalha)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Fiscalização contra aglomerações continua

Publicado

em

Com objetivo de evitar qualquer tipo aglomeração, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Projetos Estratégicos, Segov, realiza há mais de 40 dias fiscalizações ostensivas para conter a disseminação do coronavírus.

A força tarefa é composta pela Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Guarda Municipal, Polícia Militar, Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Segov, Defesa Civil, Sefazgo, Setran e Corpo de Bombeiros.

A ação de fiscalização percorre todo o centro comercial, bairros distantes, incluindo bancos e lotéricas, com operação diurna e noturna em bares e restaurantes.

De acordo com o secretário de governo, Eduardo Soares, as fiscalizações irão percorrer os quatro cantos da cidade, com medidas mais rígidas com relação ao distanciamento entre mesas, capacidade de pessoas independente do lugar, disponibilidade de álcool em gel e máscaras.

“Estamos vivenciando um momento difícil novamente no Brasil, no Maranhão e em Imperatriz, que infelizmente veio mais forte e com variantes perigosas, por isso pedimos encarecidamente que todos contribuem. Sabemos da situação, mas não paramos em nenhum momento, buscando alternativas do comércio continuar trabalhando, mas todos devem contribuir e fazer sua parte”, afirma Eduardo.

Os trabalhos de vistorias continuarão ostensivamente seguindo as normas sanitárias e decreto municipal. Em caso de aglomeração ou descumprimento das medidas preventivas, a Prefeitura disponibiliza o contato para o Disk Aglomeração pelo número (99) 98416-9344, com atendimento das 8h às 23h.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Cursos d’água no Parque Alvorada II recebem serviços para reduzir impactos das chuvas

Publicado

em

Medidas de prevenção a alagamentos continuam sendo realizadas pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra. Ações visam aumentar vazão d’água e reduzir os impactos das chuvas próximo a região da Praça da Voz, no Parque Alvorada II.

A Sinfra, em parceria com a Limpeza Urbana, utiliza máquina retroescavadeira hidráulica para executar trabalho de limpeza, desobstrução e aprofundamento de curso d’água no bairro. “É mais uma medida preventiva de combate a alagamentos determinada pelo prefeito Assis Ramos”, pontua.

Segundo ele, os cursos d’água ficam represados em alguns pontos em virtude do acúmulo de resíduos e da vegetação, mas que estão sendo todos limpos para facilitar o escoamento da água das chuvas.

“Várias ações foram de aprofundamento de calha de riachos e córregos foram realizadas pelo governo Assis Ramos com resultados positivos, evitando alagamentos e facilitando o escoamento do grande volume d’água”, frisa.

O secretário Zigomar Filho ressalta ainda que “a população tem papel importante, evitando o despejo de lixo, restos de materiais de construção e denunciando o lançamento irregular de esgoto”. “Esse trabalho terá continuidade durante a semana, pois é essencial à população”, concluiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Novo decreto traz medidas mais rígidas de enfrentamento à Covid-19

Publicado

em

Em vigor a partir desta quarta-feira, 3, o Decreto nº 16/2021 da Prefeitura de Imperatriz traz medidas mais rígidas contra a proliferação da Covid-19 no município durante 30 dias. A fiscalização da força-tarefa para cobrar o cumprimento do decreto está acontecendo há mais de trinta dias e foi reforçada.

O decreto que entra em vigor mantém medidas do decreto anterior como o fechamento de bares e similares às 23h, sem música ao vivo e os estabelecimentos terão lotação máxima de 50%, conforme prevê alvará de prevenção e proteção contra incêndios emitido pelo  Corpo de Bombeiros e não poderão representar, em todo o caso, mais de 100 pessoas a titulo de lotação total.

Também está proibida a realização de todas as modalidades de esporte coletivo, como artes marciais, torneios e campeonatos em geral, incluindo jogos de “pelada”. A exceção será o Campeonato Maranhense de futebol, competição  que adota medidas preventivas próprias e específicas. Além disso, as aulas da pré-escola até o ensino superior, passando por cursos técnicos, pré-vestibulares, que antes poderiam ser da forma presencial passam a ser de forma remota para evitar aglomerações de pessoas.

Pela nova medida, bares, restaurantes e similares deverão respeitar o distanciamento de 2 metros entre as pessoas.

O secretario de municipal de Governo, Eduardo Soares, reforçou que não estão descartadas outras medidas mais rígidas nos próximos dias, dependendo do comportamento da população”.

A expectativa da Prefeitura é retirar milhares de pessoas de circulação nas ruas da cidade com a adoção do novo decreto.

“Considerando a a situação atual da pandemia em Imperatriz, Maranhão e todo o Brasil, e as recomendações do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e demais órgãos da saúde, a Prefeitura de Imperatriz editou novo decreto restritivo restringindo todo tipo de ensino presencial, por exemplo, que passa a ser remoto e a Prefeitura, com essa medida vai tirar de circulação mais de 60 mil pessoas que vão deixar de ir para a escola”, pontuou Eduardo Soares, acrescentando que a fiscalização do cumprimento do decreto foi intensificada.

Confira a íntegra do decreto aqui.

Continue lendo
publicidade Bronze