- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 15 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Cão treinado por policial auxilia no combate ao tráfico de drogas

Mais Lidas

O agente de Polícia Civil Luiz Henrique Meirelis Hatem, lotado na delegacia de Augustinópolis, pertencente à 10ª Regional de Araguatins, está adestrando o seu cão para auxiliar nos trabalhos realizados pela Polícia Civil. O cão é preparado para auxiliar no combate ao tráfico de entorpecentes que entram no Tocantins, geralmente em barcos, carros, ônibus e caminhões e que são em sua maioria, provenientes de outros estados, principalmente Pará e Maranhão.

O olfato do cão é 30 vezes mais apurado do que o do homem, sendo assim quando treinado, a possibilidade do animal encontrar drogas dentro de um carro ou casa é muito grande. Uma das estratégias mais usadas pelos traficantes é enterrar a maior parte da droga, ficando apenas com pequenas quantidades, com o objetivo de revender e se livrar mais rapidamente de um eventual flagrante policial. Com a ajuda do cão é possível localizar a droga enterrada, disse o policial.

Badú é um cão da raça pastor alemão, tem um ano e sete meses e está com o policial desde seu primeiro mês de vida. Com seis meses começou a ser adestrado, para obedecer a comandos básicos. Depois, passou a ser treinado para localizar drogas, em especial, maconha e crack.

As drogas, sobretudo o crack, vem devastando famílias inteiras e acabando com as perspectivas de jovens e adultos e, como consequência, os índices de furtos e roubos vem aumentando devido à fissura que causa no dependente. Essa comercialização desenfreada de substâncias entorpecentes tem feito aumentar também, o número de homicídios devido às disputas de traficantes por pontos de vendas, sendo comuns os homicídios resultados de acerto de contas, que é quando o pequeno traficante, que geralmente também é usuário, não consegue pagar a divida com os traficantes, donos das drogas.

Deste modo, é preciso usar todas as táticas possíveis no combate ao trafico, não medindo esforços para enfraquecer e se possível erradicar a comercialização de entorpecentes, prendendo traficantes e desarticulando essa modalidade criminosa que tem ceifado e destruído tantas vidas em todo o Brasil.

De acordo com o delegado da 10ª Regional de Polícia de Araguatins, Carlos Alberto Teixeira de Castro, toda e qualquer e iniciativa que tenha por finalidade melhorar os trabalhos que a polícia civil presta a população tocantinense, em especial, a comunidade do bico do papagaio tem o seu total apoio, “Entendo que a iniciativa do policial Luís Henrique em treinar o cão Badú é muito importante, pois ela contribui para que possamos oferecer um serviço com cada vez mais qualidade a população tocantinense que não espera menos da polícia civil”, concluiu Carlos.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias