Connect with us

Bico do Papagaio

Cão treinado por policial auxilia no combate ao tráfico de drogas

Publicado

em

O agente de Polícia Civil Luiz Henrique Meirelis Hatem, lotado na delegacia de Augustinópolis, pertencente à 10ª Regional de Araguatins, está adestrando o seu cão para auxiliar nos trabalhos realizados pela Polícia Civil. O cão é preparado para auxiliar no combate ao tráfico de entorpecentes que entram no Tocantins, geralmente em barcos, carros, ônibus e caminhões e que são em sua maioria, provenientes de outros estados, principalmente Pará e Maranhão.

O olfato do cão é 30 vezes mais apurado do que o do homem, sendo assim quando treinado, a possibilidade do animal encontrar drogas dentro de um carro ou casa é muito grande. Uma das estratégias mais usadas pelos traficantes é enterrar a maior parte da droga, ficando apenas com pequenas quantidades, com o objetivo de revender e se livrar mais rapidamente de um eventual flagrante policial. Com a ajuda do cão é possível localizar a droga enterrada, disse o policial.

Badú é um cão da raça pastor alemão, tem um ano e sete meses e está com o policial desde seu primeiro mês de vida. Com seis meses começou a ser adestrado, para obedecer a comandos básicos. Depois, passou a ser treinado para localizar drogas, em especial, maconha e crack.

As drogas, sobretudo o crack, vem devastando famílias inteiras e acabando com as perspectivas de jovens e adultos e, como consequência, os índices de furtos e roubos vem aumentando devido à fissura que causa no dependente. Essa comercialização desenfreada de substâncias entorpecentes tem feito aumentar também, o número de homicídios devido às disputas de traficantes por pontos de vendas, sendo comuns os homicídios resultados de acerto de contas, que é quando o pequeno traficante, que geralmente também é usuário, não consegue pagar a divida com os traficantes, donos das drogas.

Deste modo, é preciso usar todas as táticas possíveis no combate ao trafico, não medindo esforços para enfraquecer e se possível erradicar a comercialização de entorpecentes, prendendo traficantes e desarticulando essa modalidade criminosa que tem ceifado e destruído tantas vidas em todo o Brasil.

De acordo com o delegado da 10ª Regional de Polícia de Araguatins, Carlos Alberto Teixeira de Castro, toda e qualquer e iniciativa que tenha por finalidade melhorar os trabalhos que a polícia civil presta a população tocantinense, em especial, a comunidade do bico do papagaio tem o seu total apoio, “Entendo que a iniciativa do policial Luís Henrique em treinar o cão Badú é muito importante, pois ela contribui para que possamos oferecer um serviço com cada vez mais qualidade a população tocantinense que não espera menos da polícia civil”, concluiu Carlos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze