Connect with us

Pará

Caravana da Produção visita municípios ao longo da PA-279

Publicado

em

A caravana da produção, como foi definida pelo secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, a comitiva composta por gestores e técnicos que percorrerá o sul do Pará, para ouvir as demandas e divulgar as ações do governo estadual, iniciou nesta segunda-feira, 27, sua agenda de visitas. O primeiro município a receber a equipe foi Tucumã, onde a comitiva se reuniu, pela manhã, com produtores locais na Câmara Municipal, e falou sobre os investimentos que estão programados para aquela região.

Sidney Rosa ressaltou que um dos projetos assumidos pelo governador Simão Jatene é a conclusão da pavimentação da rodovia estadual PA-279, que liga por quase 260 quilômetros os municípios de Xinguara a São Felix do Xingu, passando por Água Azul do Norte, Ourilândia e Sapucaia. “Esse é um compromisso que a gestão passada não concluiu, mas que esta vai concluir”, disse o secretário, informando que as obras já começaram.

O diretor da Adepará, Mário Moreira, informou ainda que o estado é agora área 100% por cento livre de febre aftosa, o que aumenta consideravelmente as oportunidades de negócios dentro da região. “Imaginem vocês, o que significa termos um empreendimento do segmento de laticínios instalado nessa região que possa processar o leite produzido nas pecuárias locais e ainda garantir a certificação, o que antes não era possível porque o estado ainda era considerado uma área com restrições. Hoje podemos até misturar o leite produzido aqui e no estado vizinho do Tocantins, por exemplo”. detalhou.

Durante a reunião, uma equipe da Adepará, que atualmente está presente em mais de 120 municípios do estado, demonstrou a emissão de uma Guia de Transito Animal (GTA) via internet para mostrar como o serviço ficou fácil e acessível ao produtor local. “A ferramenta vem sendo implantada há dois anos e nós já instalamos o serviço eletrônico, com ponto de internet, em mais de 105 municípios. A meta é disponibilizá-lo para todos os produtores do estado”, informou o técnico André Luiz Bezerra, que integra a comitiva.

Sidney Rosa fez uma retrospectiva e afirmou que, além do incentivo à produção, o governo tem investido fortemente em saúde, educação e segurança. “O governador entregou 1.700 viaturas novas para a polícia. Hoje nós temos seis helicópteros, incluindo um em Marabá, que atende essa região. Em setembro próximo, 2.180 novos policiais militares entram no curso de formação e em fevereiro já estarão nas ruas. O governador já aprovou a realização de concurso público para a absorção de dois mil novos policiais no ano que vem, além de mais 200 bombeiros e 300 delegados. Já inauguramos casas penais em Breves e Santarém e até o ano que vem serão mais 20, aumentando o número de vagas no sistema penal para 10.500”, informou.

Na área da educação, o secretário informou que serão investidos R$ 700 milhões no “Pacto pela Educação”, esforço liderado pelo Governo do Estado com a integração de diferentes setores e níveis de governo – comunidade escolar, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais – com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação no Pará, de forma a aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todos os níveis de ensino num período de cinco anos.

O pequeno produtor José Joaquim Monteiro, 52, natural de Pernambuco, se fixou em Tucumã desde 1987, onde é proprietário de uma área de 52 hectares e produz cerca de 20 toneladas de cacau para a cooperativa. Ele contou que sua experiência no Pará foi bastante próspera, mas ressaltou que o município ainda precisa de mais atenção, principalmente no que diz respeito à assistência técnica aos agricultores locais. “Aqui quem mais precisa de atenção são os pequenos, que necessitam de máquinas e de apoio técnico para produzir. Por isso é importante que haja essa aproximação com o governo, como estamos vendo acontecer agora, com a visita dessa comitiva”, disse ele.

Todos os municípios do sul paraense contam, cada um, uma patrulha mecanizada fornecida pelo Governo do Estado e supervisionada pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), pasta de Sidney Rosa. O equipamento é utilizado tanto pela prefeitura quanto pelos http://brightpoker.net/ produtores. Uma equipe da Sedip fiscaliza pelo menos duas vezes por ano como o equipamento vem sendo utilizado em benefício da população.

João Rodrigues de Souza é outro pequeno produtor do município. Ele nasceu em Minas Gerais, mas veio para Tucumã em 1988. Em sua propriedade ele planta cacau e milho, que vende para uma cooperativa, e também mandioca, verduras e frutas para consumo próprio. “Não posso reclamar do Pará. Se eu tive uma melhora de vida foi aqui. Mas não dá negar que ainda precisamos de muita coisa, como estradas, mais saúde e organização do governo, pois aqui tudo chega muito atrasado”, reclamou. João Rodrigues foi um dos muitos produtores que acompanhou a reunião na Câmara e disse que ficou muito satisfeito com essa aproximação do governo, o que, segundo ele, traz boas perspectivas para a região. “Para nós, essa visita é um bom sinal. Mas é preciso que não fique só no papel ou na conversa. Nós queremos ver o governo presente e atuante”, disse.

Durante a cerimônia, dois tratores foram entregues a produtores locais. O primeiro, Altervir José Brandame, recebeu as chaves das mãos de Sidney Rosa, e o segundo, João Nicolau Leffa, das mãos do prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini. As máquinas foram compradas pelos próprios produtores por meio de financiamento, facilitado com o apoio da prefeitura e do governo do Estado. “Estava negociando há anos a compra desse equipamento com o Banco do Brasil”, contou João Nicolau, informando que a ajuda institucional significou muito pra ele.

A comitiva, composta por 15 pessoas, entre secretários de Estado, técnicos, gestores de empresas públicas e de projetos, ouviram as demandas e deram informações sobre programas e ações que estão previstos para a região. As dúvidas e sugestões que não puderam ser tratadas na ocasião foram acolhidas e serão encaminhadas para os setores competentes. “Os pleitos de Tucumã já estão sendo repassados para o governo. Tenho certeza que com a visita da caravana nós seremos atendidos”, declarou o presidente da Câmara Municipal, vereador Anivaldo Julião de Lima.

Após a reunião, a comitiva visitou um frigorífico local que produz e vende carne para todo o Brasil e até para o exterior. Muitos países já atestam a qualidade do boi paraense, por isso a importância da certificação internacional para a expansão e qualificação da cadeia pecuária no Pará. O negócio do boi cresce no município impulsionado pelo avanço da pecuária de corte de alta qualidade. Ao final do dia, a caravana seguiu para São Felix do Xingu. Nos próximos dias, a equipe percorrerá mais de 600 quilômetros – passando pelos municípios de Ourilândia do Norte, Água Azul do Norte, Rio Maria, Xinguara, Sapucaia e Eldora dos Carajás – até Marabá, onde reúne com a comunidade no próximo dia 31.

Programação:

Quarta-feira, 28 – A partir das 9h

Ourilândia do Norte 

– Visita ao projeto Onça Puma

– Visita a obras do escritório de Emater

– Reunião com produtores rurais

– Lançamento do programa GTA eletrônica

– Programa Pará Livre de Aftosa

Quarta-feira, 28 –  Tarde

Água Azul do Norte

– Reunião com Produtores

– Lançamento do programa GTA eletrônica

– Programa Pará Livre de Aftosa

– Entrega de veículos (trator)

– Visita a frigorífico

– Trilha do Leite

Quinta-feira, 29 – A partir das 9h

Rio Maria

– Reunião com produtores rurais

– Inauguração escritório da Emater

– Lançamento do programa GTA eletrônica

– Programa Pará Livre de Aftosa

Quinta-feira, 29 – A partir das 14h

Xinguara

– Reunião com produtores rurais

– Inauguração escritório da Emater

– Lançamento do programa GTA eletrônica

– Programa Pará Livre de Aftosa

– Visita ao frigorífico Mafripar

– Trilha do Leite

Sexta-feira, dia 30 – A partir das 9h

Sapucaia

– Reunião com produtores rurais

– Entrega de Cheques Moradia (Cohab)

– Lançamento do programa GTA eletrônica

– Programa Pará Livre de Aftosa

Eldorado dos Carajás – A partir das 14h

– Reunião com produtores rurais

– Inauguração da Adepará

– Lançamento do programa GTA eletrônica

– Programa Pará Livre de Aftosa

Sábado, dia 31

Marabá – A partir das 9h

– Reunião com sindicatos rurais da região

– Lançamento do programa GTA eletrônica

– Programa Pará Livre de Aftosa

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Marginais roubam ótica dentro do Partage Shopping

Publicado

em

Dois bandidos aproveitaram o final de expediente da loja Ótica Maia, dentro do Partage Shopping, na cidade de Parauapebas, na região de Carajás, no estado do Pará, para realizar um roubo.

O registro feito por câmeras de segurança mostra a ação dos assaltantes.

Após o assalto os bandidos saíram em retirada sem serem notados pela Segurança do shopping. A Polícia Militar foi acionada mas os criminosos não foram localizados.

Continue lendo

Pará

No Pará, homem tem surto psicótico, agride policiais e acaba morto

Publicado

em

Um homem identificado como Luís Carlos Rodrigues, de 44 anos, foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira, 11, depois de atacar policiais militares das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), possivelmente durante um surto psicótico. A tragédia aconteceu na rua Tancredo Neves, na comunidade Fé em Deus, no bairro do Tenoné, em Belém, por volta de 17h30. A confusão que resultou na morte do deficiente mental foi registrada em vídeo por diversos moradores da localidade e amplamente divulgada nas redes sociais.

De acordo com vizinhos da vítima, Luís Carlos Rodrigues teria tido um surto por volta das 15h30 e começou a quebrar toda a residência onde morava a pouco tempo com a família, situada na vila da Lourdes. Os parentes dele, assustados, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMP) para tentar conter a fúria do homem, que estava transtornado. Ainda conforme relatos dos moradores do entorno, as equipes de socorristas do Samu e dos bombeiros também foram agredidas por Luís Carlos. O homem, segundo testemunhas, empunhava um barra de ferro pesada e com o objeto teria quebrado a ambulância e a viatura do CBMP. Estilhaços de vidro dos dois veículos se espalharam pela via e as equipes, com medo, acabaram deixando o local rapidamente.

Moradores e comerciantes do entorno, apavorados, se trancaram em suas casas e se esconderam, com receio de também serem atacados por Luís Carlos, que continuava visivelmente alterado.

Ainda numa tentativa de frear a violência de Luís Carlos, foi requisitado o apoio das Rotam, que chegaram ao local por volta de 17h20. O homem, no entanto, ao se ver encurralado por vários policiais armados, não exitou e começou a agredir os agentes de segurança pública, ainda com a barra de ferro. Os policiais revidaram a ação e dispararam munições de borracha contra ele, mas os tiros não o contiveram. Luís Carlos continuou a se insurgir contra os policiais e correu atrás de um deles para tentar espancá-lo. O PM,  que corria de costas, tropeçou e caiu ao chão. Luís Carlos, então, o golpeou pelo menos três vezes na região da cabeça. Para impedir que o policial fosse morto, os agentes de segurança pública efetuaram disparos de arma de fogo contra Luís Carlos, que morreu ainda no local.

O PM ferido, identificado apenas como cabo Vilhena, foi amparado por colegas de farda e por moradores do entorno, ainda no local. Ele foi socorrido por uma guarnição da PM e levado inicialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci, distrito de Belém, em estado gravíssimo. Em seguida, foi transferido para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e até o fechamento desta edição o estado do policial era considerado grave.  

A família de Luís Carlos se manteve perto do cadáver e lamentou a tragédia. O corpo dele foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) no final da noite.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Avenida Contorno, no São Félix, recebe serviço de drenagem e pavimentação

Publicado

em

Os serviços de pavimentação da Avenida Contorno/Tamboril no São Félix II estavam em sua fase de finalização da concretagem, restando apenas poucos metros para o fim. A etapa seguinte é a construção das calçadas.

Um amplo serviço de infraestrutura realizado por etapas desde a drenagem profunda passando pela terraplanagem e pavimentação e agora se aproxima a etapa final. Uma importante obra para o bairro onde a população já esperava há décadas.

O comerciante Fernando Campos chegou ao bairro em 1991 e construiu uma casa comercial, desde então teve que enfrentar diversos problemas no local como a imensa poeira e a lama. Hoje, Campos comemora a chegada do asfalto em sua porta.

“Foram 30 anos de espera. Quando cheguei aqui toda essa área era matagal e depois as pessoas começaram a invadir. Já tivemos muitos problemas, só chegava aqui promessas, mas ninguém fazia nada e hoje nós temos uma rua asfaltada digna de se morar”, relatou.

Além da Avenida Contorno/Tamboril, outras ruas transversais também foram pavimentadas, como a travessa São Miguel, que dá acesso à Rodovia BR-222. A Avenida Tamboril é uma via de intenso comércio e dá acesso à Avenida Magalhães Barata, a principal via comercial do bairro de São Félix.

Para o engenheiro Thiago Lobo, da Secretaria de Viação e Obras Públicas, pavimentar a Avenida Contorno foi um grande desafio. “Foi um trabalho técnico de cooperação e muita análise, pois a drenagem carecia de um projeto bem preparado para não termos problemas no futuro. Tudo isso foi feito e agora estamos prestes a entregar uma pavimentação de qualidade para a população”, declarou o engenheiro. (Victor Haôr / Fotos: Paulo Sérgio)

Continue lendo
publicidade Bronze