Connect with us

Bico do Papagaio

CARRASCO BONITO: Novo conflito no acampamento Padre Josimo gera bloqueio de vicinal

Publicado

em

Um local de constante conflito na zona rural de Carrasco Bonito, município do Bico do Papagaio, voltou a registrar uma nova polêmica nesta sexta-feira, 20, envolvendo trabalhadores rurais do acampamento Padre Josimo, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e proprietários de terra.

As controvérsias por lá, se arrastam desde 2016. No acampamento moram cerca de 50 famílias, que alegam, que os proprietários das terras seriam grileiros, que adquiriram as áreas de forma irregular, por meio de grilagem.

Neste sábado, 21, representantes do acampamento, procuraram a imprensa para tornar pública, a ação de um desses dos de terras no local, que teria fechado uma estrada de acesso ao acampamento, colocando uma cerca e impedindo o trânsito dos acampados. Ele também teria fixado, um “jagunço”, para ameaçar os trabalhadores rurais e impedir uma possível derrubada da barreira.


Ainda conforme os trabalhadores rurais, a Prefeitura de Carrasco Bonito iniciou o serviço de construção de bueiros, nesta mesma estrada, para melhorar as condições de acesso ao acampamento e com a ação do proprietário de terra, em fechar a passagem, a obra foi paralisada.

Outro problema gerado com a ação, foi o impedimento da circulação do ônibus escolar do município que busca os estudantes do acampamento.

O clima no local é considerado tenso, pelas famílias acampadas, que dizem sofrer com a violação de direitos humanos cometidos por fazendeiros e agora sentem na pele, o direito de ir e vir ser violado.

O grupo diz ainda, que na segunda-feira, 23, vai acionar o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública Estadual (DPE), para acompanham o caso.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura deve desapropriar parte de área do Sindicato Rural

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), determinou a desapropriação amigável ou judicial, de cerca de 8 mil metros quadrados de área pertencente ao Sindicato Rural, que abriga o Parque de Exposições Joaquim Duarte.

A medida segundo a Prefeitura, é para construção de um Complexo Esportivo, Educacional e de Assistência Social, dotado de quadras esportivas, salas multiuso, biblioteca com telecentro, cineteatro, equipamento de ginástica, playgroud, pista de caminhada, entre outros.

A Prefeitura justifica, que o local é de fácil acesso a toda população, viabilizando a prática de atividades esportivas, reuniões comunitárias e atividades afins voltadas à comunidade.

A área total do Parque de Exposições tem pouco mais de 134 mil metros quadrados.

O Sindicato ainda não se manifestou sobre a medida da Prefeitura.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Cursos do Pronatec/Novos Caminhos iniciam aulas em Araguatins e Tocantinópolis

Publicado

em

As atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Novos Caminhos) iniciaram esta semana em Araguatins e Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, com o curso de Serviços Públicos.

Estão sendo ofertadas 40 vagas em cada cidade.

Os cursos são ofertados na modalidade presencial e acontecem na Escola Estadual Professor José Carneiro de Brito, em Tocantinópolis e na Escola Estadual Osvaldo Franco, em Araguatins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Homem tenta sacar FGTS com documento falso

Publicado

em

Na manhã de terça-feira, 21, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos, natural de Paraíso-TO,  enquanto tentava realizar um saque de FGTS com documento de identidade falso, em uma agência bancária da cidade de Tocantinópolis.

Durante policiamento rotineiro em áreas bancárias, os policiais militares foram acionados pelos vigilantes da agência, relatando estar no local, um homem suspeito de portar documentação falsa para realizar transação bancária.

Com a presença da PM e, após busca pessoal no indivíduo, o mesmo recebeu voz de prisão, uma vez que foi constatada a veracidade dos fatos. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes em Tocantinópolis, e autuado pelo crime de Tentativa de Furto e Uso de Documentos Falsos.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze