- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 08 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Carreta da Saúde de prevenção a hanseníase passará por Araguatins, Xambioá e São Miguel

Mais Lidas

Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) no último mês de janeiro, o Tocantins ocupa o segundo lugar no ranking dos Estados com maior prevalência de hanseníase, com seis casos da doença para cada 10 mil habitantes. Com o objetivo de reverter esse quadro, a Carreta da Saúde, unidade móvel que promove diagnóstico e prevenção da doença, esteve ano passado atendendo três municípios, Colinas e Araguaína, e no Bico do Papagaio Augustinópolis. Agora a Carreta da Saúde uma parceria da Novartis com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) vai auar em mais municípios do Tocantins, e no Bico do Papagaio percorrerá Xambioá, São Miguel do Tocantins e Araguatins.

A Carreta da Saúde é financiada pela Novartis e está equipada com 5 consultórios e 1 laboratório para realização dos exames de baciloscopia, tem seus ambientes climatizados com ar-condicionado, banheiro, palco com potente sistema de som, projetor multimídia com telão e elevador hidráulico, para acesso de cadeirantes e idosos. Possui gerador próprio de energia e tem capacidade para atender cerca de 15.000 pessoas/ano.

O projeto também envolve Agentes Comunitários de Saúde, que fazem um trabalho de conscientização das comunidades para as principais características da doença, priorizando os chamados “contatos” – pessoas que convivem com portadores ou ex-portadores da doença. O objetivo é que todos saibam identificar a doença e procurem os postos de saúde de suas cidades. Estudantes de medicina, odontologia, enfermagem e serviço social também serão convidados a participar como voluntários do programa, atuando nas escolas de ensino fundamental, conscientizando as crianças para os sintomas da doença, entre outras ações.

Sobre a hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae e pode ser paucibacilar (PB) – quando o paciente apresenta de uma a cinco manchas pelo corpo – ou multibacilar (MB) – quando são encontradas mais de cinco manchas. Quando são paucibacilares, os pacientes não transmitem a doença. Os multibacilares sem tratamento, porém, podem transmitir o bacilo através das secreções nasais ou saliva. Pacientes em tratamento regular e pessoas que já receberam alta não transmitem a doença. O período de incubação, da infecção à manifestação da doença, tem duração média de três anos e a evolução do quadro clínico depende do sistema imunológico do paciente. Por essa característica, a hanseníase é mais comum em populações de baixa renda, desprovidas de condições adequadas de moradia, trabalho e transporte que tendem a contribuir para a disseminação do bacilo da doença para um número maior de pessoas.

- Publicidade -spot_img

1 Comentário

Assinar
Notificar-me
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
FRANCISCO DE ASSIS

ENQUANTO ISSO A PREFEITA VAI REFORMAR A UNIDADE PELA 3 VEZ EM 2 ANOS DE GESTAO SO PRA METER A MAO NO DINHEIRO PUBLICO.

PREFEITURA MUNICIPAL DE XAMBIOÁ
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE XAMBIOÁ
EXTRATO DE EDITAL DE TOMADA DE PREÇOS Nº 004/2012
O Fundo Municipal de Saúde de Xambioá/TO, por meio da
Comissão Permanente de Licitação, torna público para os interessados que
fará realizar no dia 30 de Abril de 2012 às 15:00h, conforme as disposições
da Lei Federal 8.666/93, licitação na modalidade Tomada de Preços, do tipo
menor preço global, tendo por objeto reforma e adequações da Unidade
Básica de Saúde antiga Fundação SESP de Xambioá.
O Edital com as especificações do objeto e demais elementos
necessários deverá ser adquirido na sede da Prefeitura, durante
o horário normal de atendimento da Prefeitura, através do e-mail:
prefeituradexambioa@hotmail.com e através do Telefone (63) 3473-1602
com o presidente da Comissão de Licitação o Sr. Mateus Ferreira no horário
de 08:00 hs às 11: 00 hs e de 14:00 hs às 17:00

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias