Connect with us

Bico do Papagaio

Cartões do idoso são entregues em três municípios do Bico

Publicado

em

Está previsto no Estatuto do Idoso desde 2003, bem como na Lei Estadual n° 2001 de 17 de Dezembro de 2008, a gratuidade no transporte terrestre e aquaviário para idosos acima de 60 anos e com renda de até dois salários mínimos. Para fazer valer o seu cumprimento, o Governo do Estado estabeleceu normas e obrigações aos órgãos estaduais envolvidos na proteção desses idosos e também para as empresas de transportes com abrangência dentro do Tocantins.

Dentro dessas normas está prevista a emissão do Cartão do Idoso. Nesse último final de semana, foram entregues os cartões em mais três municípios do Bico do Papagaio: Palmeiras do Tocantins, Tocantinópolis e Ananás. Segundo a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dolores Nunes, a demanda é muito grande. “Isso nos faz perceber que os nossos idosos estão atentos para os seus direitos e que as prefeituras estão colaborando para o envio dos cadastros. Nossa intenção é que de janeiro até final de abril possamos atingir a entrega de mais de dois mil cartões, estamos trabalhando para isso”, informou Dolores.

Dona Antônia Ferreira, 65 anos, residente em Ananás foi quebradeira de coco e sempre ajudou no sustento da casa vendendo azeite de babaçu, carvão, mandioca, entre outros produtos. Antônia trabalhou sua vida toda e quer aproveitar os seus direitos. “Agora quero conhecer outros lugares e também visitar meus parentes que moram longe, esse cartão com certeza não vai ficar guardado eu vou usá-lo muito”, declarou.

De posse do cartão, o idoso tem direito a seis passagens gratuitas por mês, não cumulativas, que devem ser solicitadas com pelo menos três horas de antecedência em relação ao horário da viagem. Caso os assentos gratuitos já estejam reservados, o idoso tem garantido o desconto de 50% no valor da passagem.

Já foram entregues mais de seis mil cartões em 71 municípios com a colaboração das prefeituras, ATR – Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Associações de Idosos. A ATR, responsável pela orientação e fiscalização das empresas de transporte disponibilizou o 0800 646 2343 para a comunicação de possíveis descumprimentos da Lei. Além disso, outros órgãos de proteção ao idoso são parceiros na divulgação e orientação desse e de outros direitos previstos.

Para adquirir o documento o idoso tem que comparecer às secretarias municipais de Assistência Social ou nos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social mais próximo da sua casa para realizar o seu cadastro. (Mara Caroline do Nascimento)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Professor Eliézio comenta sobre acidente com tiro que matou Celi Pintor

Publicado

em

Nesta quinta, 3, o professor Eliézio Vieira, divulgou um vídeo comentando sobre o acidente que ocorreu em sua chácara, na zona rural de Araguatins, no Bico do Papagaio, no início do mês de novembro, que provocou a morte de Celi Pintor, amigo de Eliézio e bastante conhecido na cidade.

A fatalidade é tratada como um acidente, provocado pelo manuseio de uma arma de fogo.

Eliézio divulgou o vídeo, após ser veiculado em redes sociais, um áudio, afirmando que a Polícia teria concluído laudo pericial, onde apontaria Eliézio como culpado e que a Polícia estaria a procura do professor. A informação não procede.

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Itamar diz que não disputará presidência da Câmara e pretende apoiar prefeita eleita Lucilene

Publicado

em

O vereador reeleito para seu 3° mandato Professor Itamar Martins (MDB), disse que não disputará a presidência da Câmara Municipal não por falta de experiência, conhecimento e habilidade mais por outros motivos. “Já decidi, não vou participar da eleição pra presidente”, disse o parlamentar.

Perguntado sobre quem apoiaria ele respondeu, “Estamos conversando, analisando, garanto que será um dos candidatos. Professor Itamar explicou ainda que seu principal objetivo é contribuir com a cidade junto com a gestora eleita Lucilene Brito ( SD ) e demais vereadores fazer projetos para melhoria na educação, saúde, infraestrutura, esporte e demais área nesse momento é meu foco principal”, finalizou. (Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura afirma que não há atraso de salários e 13º e que ação jurídica é sem motivos

Publicado

em

A Prefeitura de Araguatins informou nesta quinta-feira, 3, que tomou conhecimento com “estranheza” dos rumores de que a assessoria jurídica do prefeito eleito teria impetrado um mandado de segurança para impedir atrasos e parcelamentos nos salários dos servidores, dentre outras finalidades. 

A ação proposta, segundo a atual gestão, é desnecessária e tem a mera finalidade de publicitar atos inexistentes, já que todos os servidores estão com os salários em dia e o 13° salário, desde o mês de janeiro, vem sendo antecipado 50% na data do aniversário dos servidores, conforme prevê a Legislação Municipal. 

Com base nesses fatos, a prefeitura reiterou que não há nenhum indício de que a gestão tenha demonstrado a intenção de deixar de cumprir seus compromissos com os servidores, descaracterizando assim, qualquer motivação para o mandato ora impetrado.

Continue lendo
publicidade Bronze