Connect with us

Maranhão

Casa de Cultura Josué Montello comemora mês da literatura infantil

Publicado

em

Abril é marcado por datas importantes para a literatura infantil. No dia 2 foi comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, e, nesta quarta-feira (18), será o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, escritor e criador da literatura para crianças e jovens no Brasil.

A Casa de Cultura Josué Montello, órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), comemorará as datas com o projeto “Literatura Infantil na Casa de Cultura Josué Montello”, que, este ano, chega a sua quarta edição.

A programação do projeto é voltada para professores e estudantes de escolas públicas e particulares de São Luís. O objetivo é difundir o acervo da casa e estimular o hábito de leitura nas crianças, além de levá-las a valorizar obras literárias e trabalhos de ilustradores.

A programação começa nesta segunda (16) e se estende até a sexta-feira (20), nas dependências da Casa de Cultura onde serão oferecidas oficinas para educadores e, momentos de leitura e interação com crianças e jovens.  A Casa fica na Rua das Hortas, nº 327 – Centro (perto da Praça Deodoro). Os fones são: (98) 3218-9945 / 3218-9946 / 3218-9947. O site é:  [email protected]

Na segunda (16) e terça-feira (17) será realizada a oficina “Técnicas de contar histórias e confecção de avental de histórias” ministrada pela arte educadora Jô Santos. O público-alvo são professores, educadores e bibliotecários e está aberta aos interessados. As inscrições poder ser feitas até o dia do início da programação na Casa, com vagas limitadas ao número máximo de 40 participantes.

De quarta (18) a sexta-feira (20) acontecerão atividades direcionadas a alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), onde as escolas interessadas deverão agendar a visita através dos telefones da Casa, no horário das 13h às 18h ou solicitar agendamento via e-mail no endereço eletrônico: [email protected]. A quantidade de alunos é limitada a 60 estudantes por escola.

Oficina

A oficina “Técnicas de contar histórias e confecção de avental de histórias” será ministrada nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h. Cada participante terá direito a certificado de participação, com registro de 16 h/aula, avental decorado pelo participante, um jogo de dedoches e apostila.

A oficina busca despertar, estimular e incentivar uma atuação criativa na prática de contar histórias. Valoriza a relação com o livro como fonte de informação, além da formação de leitores em cidadãos que apreciam e se aventuram na prática do ler e do saber.

Como práticas, a oficina incentivará a criação de elementos cênicos como avental, dedoches, entre outros instrumentos para impulsionar o ato de contar e ouvir histórias exercitando a imaginação em expressão de sentimento e emoções desenvolvidos com a contação de histórias. Serão trabalhados diversos tipos de textos visando construir o leitor crítico e consciente.

A instrutora Jô Santos, que ministrará a oficina, é atriz, contadora de histórias, recreadora e pesquisadora do movimento cultural e artístico de Imperatriz desde 1983.

Criadora do típico personagem da cidade, Peteleco, e os contadores do Cata & Conta, objetivando pesquisar o desenvolvimento e o prazer do ator/cantor no ato de contar e ouvir histórias. Formou-se em Letras e Educação Física, com especialização em Teoria da Literatura Contemporânea e é técnica em Brinquedista e artesã.

Atividades com crianças e jovens

De quarta (18) a sexta-feira (20), das 14h às 17h, serão oferecidas atividades com crianças e jovens. No inicio das atividades terá a recepção dos alunos das escolas previamente agendadas; a contação de história e atividades recreativas; exposição de livros infantis de autores maranhenses; ao final um momento de descontração e lanches.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze