- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

CEDRUS aprova ações para o Bico do Papagaio

Mais Lidas

O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRUS), aprovou na terça-feira, 18, projeto que beneficiará a agricultura familiar no Bico do Papagaio.  A reunião foi continuidade do encontro do Médio Araguaia. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos 16 conselheiros presentes na reunião extraordinária e os recursos, específicos para a agricultura familiar, serão disponibilizados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

De acordo com o superintendente de Assentamentos e Agricultura Familiar da SEAGRO, Marcelo Gualberto Caldeira, os projetos aprovados serão encaminhados ao MDA para análise técnica, aprovação e viabilização dos contratos através da Caixa Econômica Federal. “Estes projetos beneficiarão a agricultura familiar, especialmente os assentamentos do Estado, fortalecendo o setor”, explicou Caldeira acrescentando ainda que os projetos se aprovados pelo Ministério serão executados já no primeiro semestre de 2013.

Para o Território do Bico do Papagaio, o recurso disponibilizado será de R$ 550 mil para a construção de um galpão do artesanato de babaçu em Axixá e de um centro de formação em São Miguel. Ambos direcionados às quebradeiras de coco, abrangendo mais de cinco mil famílias.

Na reunião ainda foi realizada a votação para escolha da instituição que ocupará a vice-presidência do Cedrus, por 12 meses, podendo ser reeleita por igual período. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Estado do Tocantins (FETAET) foi a instituição escolhida, através de votação dos conselheiros.

Médio Araguaia

Devido às dificuldades de se contratar mão de obra qualificada e à necessidade de se oferecer educação de melhor qualidade às crianças e jovens da região do Médio Araguaia, formado por 11 municípios, o prefeito de Couto Magalhães e coordenador territorial, Julio Cesar Ramos Brasil, apresentou ao Cedrus projeto de construção de uma escola família agrícola em Juarina. A construção da instituição no município foi justificada pela centralidade do município no território. Os recursos de R$ 350 mil serão usados para aparelhamento da unidade.

CEDRUS

Várias instituições do setor rural fazem parte do Cedrus, como a Seagro, OCB – Organização das Cooperativas do Estado do Tocantins, Faerto – Federação Tocantinense das Associações e Entidades Rurais, DFDA – Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Facto – Faculdade Católica do Tocantins, Unitins, Naturatins, Itertins, Incra, Faet – Federação da Agricultura do Estado do Tocantins, SFA – Superintendência Federal da Agricultura.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias