Connect with us

Tocantins

Centro de Geração de Renda qualifica quase 300 pessoas em Araguaína-TO

Publicado

em

Conquistar a autonomia financeira e poder mudar sua história já na terceira idade é motivo de orgulho para a dona Carmosina Fernandes Trindade, de 62 anos. A idosa, moradora do Setor Costa Esmeralda, entrou no curso de fabricação de tapetes de malha por indicação médica, depois de ser diagnosticada com problemas cardíacos. “Fui encaminhada para o curso como forma de terapia, mas gostei e quando vi que podia fazer disso uma fonte de renda, não parei mais”, contou.

Dona Carmosina contou ainda que antes dependia de doações de cestas básicas para se manter, mas agora já não precisa mais. “Agora, as doações que recebo são de malhas para fazer meu trabalho e conquistar meu próprio dinheiro”, comemorou. Ela estava entre os 292 formandos que, na tarde da última quinta-feira, 30, receberam os certificados dos cursos ofertados pelo Centro de Geração de Renda, da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Os certificados entregues foram das 22 turmas dos cursos de pintura em tecido, bordado à mão, tapete de malha, bonecos de biscuit, bonecos em feltro, reciclagem de vidros, recepcionista em serviço de saúde e cuidador de idosos.

Durante a solenidade, a secretária da Assistência Social, Fernanda Ribeiro, falou sobre a meta de ampliar a oferta de cursos em 2018. A primeira-dama, Nil Dimas, destacou as transformações e a melhoria da qualidade de vida que se pode alcançar através da profissionalização.

O presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Dimas, na oportunidade representando o prefeito Ronaldo Dimas, fez questão de ressaltar que a qualificação profissional é um meio de fazer com a população evolua junto com a cidade. “Não basta apenas fazer obras para atrair investimentos, é importante qualificar a comunidade para ter acesso a essas oportunidades que vêm surgindo”, comentou.

Qualificação profissional

Desde 2013, mais de cinco mil pessoas receberam formação profissional gratuita ofertada pela Prefeitura de Araguaína. Em funcionamento desde 2014, o Centro de Geração de Renda foi responsável pela capacitação de 3.111 pessoas, com 203 turmas. (Mara Santos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Saúde disponibiliza Vacinômetro da Covid-19 detalhado por município no Tocantins

Publicado

em

A população tocantinense poderá acompanhar, a partir esta segunda-feira, 22, os dados das vacinas contra Covid-19 recebidas e aplicadas por cada município tocantinense. O Vacinômetro, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), detalha quantidade de doses recebidas, público-alvo vacinado, idade, profissão, sexo e ranking dos municípios por dose aplicada.

O vacinômetro pode ser acessado no site: http://integra.saude.to.gov.br/covid19/Vacinometro.

“A ferramenta retira os dados do sistema oficial do Ministério da Saúde, que são alimentados pelas equipes municipais de saúde. Quanto mais rápidas forem a aplicação e a alimentação do sistema, mais fidedigna será a informação para a população, demonstrando confiabilidade e transparência no processo de vacinação da população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.

Doses

Até o momento, segundo dados extraídos do Vacinômetro na manhã desta segunda-feira, 22, o Tocantins recebeu 106.500 doses de vacina, das quais 69.013 foram distribuídas aos municípios, sendo retidas o quantitativo da reserva técnica e as doses destinadas para aplicação da 2ª dose da última remessa recebida, conforme recomendações do Ministério da Saúde. Atualmente, já foram aplicadas 37.414 doses da vacina, sendo 34.694 da 1ª dose e 2.720 da 2ª dose.

De acordo com a gerente de Imunização da SES, Diandra Rocha, as doses distribuídas, até então, foram destinadas para aplicação nos grupos prioritários, que compreendem os idosos residentes em instituições de longa permanência, indígenas que moram em aldeias, profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 e idosos com mais de 80 anos.

Dados epidemiológicos

O Tocantins já registra um total de 110.077 casos confirmados da Covid-19. Destes, 99.936 pacientes estão recuperados e 8.656 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.485 óbitos. (Laiany Alves / Foto: André Araújo)

Continue lendo

Tocantins

Tocantins ultrapassa 110 mil casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta segunda, 22 de fevereiro, foram contabilizados 240 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 114 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 348.760 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 110.077 casos confirmados da doença. Destes, 99.936 pacientes estão recuperados e 8.656 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.485 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: 10 novos leitos de UTI contra Covid-19 são ativados

Publicado

em

Em Araguaína, no norte do Tocantins, foi implantado nesta segunda-feira, 22, mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pessoas com Covid-19 no Hospital Municipal de Campanha.
 
O Município informou ainda, ter estrutura para implantação de mais 40 leitos, que poderá ser utilizada, mediante convênio ou termo de parceria, pelo Governo do Estado, outros municípios e hospitais privados de todo o Tocantins.
 
Desde novembro de 2020, o Hospital Municipal de Campanha, o primeiro do Tocantins, passou a funcionar em prédio próprio no Setor Jardim das Flores, com atendimento de pronto-atendimento 24 horas, internação clínica e de UTI para pacientes dos 64 municípios da região Meio Norte com quadros graves devido a complicações da covid-19.
 
Agora, a unidade conta com 30 leitos clínicos e 20 de UTI, além de 6 leitos de estabilização (emergência) e do atendimento de pronto-atendimento 24 horas para casos suspeitos e confirmados. 

Continue lendo
publicidade Bronze