- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
domingo, 14 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Centro Integrado de Comando e Controle é criado para Cúpula da Amazônia

Mais Lidas

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), instalou, na tarde desta segunda-feira (7), o funcionamento pleno do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Segurança Pública, onde será realizado o monitoramento das câmeras de segurança instaladas nas principais vias de acesso da Capital, com objetivo de acompanhar a movimentação da cidade e o fluxo de trânsito durante o encontro da Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, destaca o planejamento do estado em apoio a segurança do encontro e importância da ativação do CICC para o monitoramento das ações.

“Após um período amplo de planejamento, nós estamos instalando o Centro Integrado de Comando e Controle para acompanhar a Cúpula da Amazônia, de forma ininterrupta, até quando o último chefe de Estado embarcar de volta a seu destino. Todos os órgãos envolvidos no processo estão, de alguma forma, presente nesse Centro. Nós estamos trabalhando com todas as câmeras de segurança pública disponibilizadas em todos os corredores e trajetos por onde irão passar os chefes de Estado e autoridades, sendo estas monitoradas e visualizadas por nossa equipes presentes no Centro”, falou Ualame Machado.

Representantes das forças de segurança do Estado, juntamente com órgãos federais e municipais, já estão presentes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), acompanhando a logística de segurança das escoltas  dos chefes de Estado e presidente da República, além da movimentação e fluxo de trânsito nas vias da Capital, garantindo a agilidade na troca de informações e qualquer providência diante de demandas que possam surgir. 

Os agentes estarão atuando também por meio do Sistema Córtex, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de onde poderão monitorar as ações de rondas, diligências policiais, escolta e fluxo de trânsito.

“Todas as forças de segurança representadas estão aqui para que nós possamos definir tomada de decisão, e ainda, poder agilizar qualquer resposta para qualquer necessidade que possa se apresentar. Os órgãos municipais, estaduais, federais, assim como um representante da concessionária de energia elétrica, estão aqui neste Centro para que possamos dar uma resposta eficiente, eficaz e com celeridade para qualquer situação necessária. Lembrando que todos os órgãos estão acompanhando os locais de eventos, o trajeto desses eventos, o controle do trânsito, tudo para que a Cúpula da Amazônia transcorra conforme o planejado”, reforçou o titular da Segup.

Os agentes de segurança atuarão no Centro Integrado por 24h, em regime de Status Operacional Pleno (SOP), até o dia 09 de agosto, quando todas as autoridades estiverem embarcado, finalizando assim as atividades.

Integração – As ações envolvem, de forma conjunta, representantes de várias instituições, das três esferas governamentais, a exemplo das Polícias Civil, Militar, Científica e Penal, Grupamentos Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais, órgão de trânsito municipais, agências de inteligência, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além de representantes do Itamaraty e alguns ministérios do Governo Federal. (Walena Lopes / Foto: Rodrigo Pinheiro)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias