Connect with us

Tocantins

Centro Sebrae de Sustentabilidade promove Webinar sobre o novo mundo dos negócios

Publicado

em

Bem antes da pandemia da covid-19, muita gente já se perguntava sobre os rumos que a humanidade e o planeta estão tomando e procurava respostas para a indagação: Que mundo novo é esse? Sem a pretensão de trazer todas as respostas, muito menos de forma definitiva, o Centro Sebrae de Sustentabilidade, o centro de referência nacional do Sistema Sebrae para o tema, se apropriou do questionamento para promover o webinar e discutir a questão.

O evento, de abrangência internacional, 100% on-line, gratuito e gravado, será nos dias 24, 25 e 26/11, das 18h30 às 21h30 (horário de Brasília), na plataforma Eventials. Inscrições: www.sustentabilidade.sebrae.com.br

A intenção dos organizadores é promover conhecimento e apresentar exemplos práticos para provocar reflexões e inspirar o engajamento dos pequenos negócios aos modelos econômicos emergentes. Para tanto, está calcado nos eixos temáticos: emergência climática, biomas e negócios, novos paradigmas negócios sistêmicos, economia regenerativa e circular, mercado financeiro e sustentabilidade, inovação e novos modelos de negócios, comunicação e report, empreendedorismo e liderança jovem transformadora.

Nomes de peso

O evento vai reunir nomes como o economista ambiental indiano Pavan Sukhdev, cuja área de estudos inclui economia verde e finanças internacionais; o cientista brasileiro Marcelo Gleiser, professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, doutorado pelo King’s College de Londres em 1986; Lala Deheinzelin, uma das principais futuristas da América Latina, Pioneira da Economia Criativa e Colaborativa e considerada uma das 100 mulheres do mundo que estão cocriando a nova sociedade e a economia; Ricardo Abramovay, professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo e autor de treze livros; Cynthia Wolgien, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da WestRock , empresa americana líder global em soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado; Lourenço Bustani, fundador da consultoria global de inovação Mandalah (empresa B), as festas matinais e filantrópicas WAKE, a loja de smoothies SMUV, a empresa de advisory para lideranças Diálogos e a empresa de marketing de valor compartilhado 1.2.3.5.8 (em sociedade com a Tátil e o Grupo Dreamers).

Participam ainda Fabio Alperowich, fundador da FAMA, onde é o responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e aderentes às boas práticas de ESG; Michel Roberto Oliveira Souza, doutor e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito do Consumidor no Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), foi coordenador da pesquisa de Greenwashing, em 2019; Ricardo Lomaski, engenheiro elétrico formado pela Unicamp e com MBA em empreendedorismo e inovação pelo Technion, Israel Institute of Technology a principal instituição de tecnologia de Israel.

Os finalistas brasileiros Jovens Campeões da Terra 2020, um dos prêmios de maior prestígio da ONU para jovens com grandes ideias para solucionar os principais desafios ambientais do planeta, também marcam presença no evento virtual. Anna Luisa Beserra Santos, criadora da Aqualuz, tecnologia que purifica a água por meio de radiação ultravioleta; Eduardo Ávila, autor do projeto Revolusolar, novo modelo energético acessível, sustentável, desenvolvido em parceria com duas favelas do Rio de Janeiro; e Bernardo Andrade, arquiteto cearense que desenvolveu a Casa do Semiárido, projeto de habitação pensado para minimizar o uso de recursos, reutilizar água e materiais e integrar práticas agrícolas regenerativas e sustentáveis.

O engenheiro ambiental moçambicano Candido Maneca Santana, diretor na Camasa projetos ambientais, e também da Associação de Turismo e Ambiente em Moçambique (Atura), vai falar sobre a realidade do país africano.

O Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; o diretor Técnico do Sebrae Nacional: Bruno Quick; o diretor Superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro; e a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Suenia Sousa, gravam mensagens para os participantes.

Nos três dias do evento, haverá Papo de especialistas com os integrantes do Comitê de Especialistas do CSS: Regina Cavini do PNUMA Brasil e João Meirelles, do Instituto Peabiru (no primeiro dia); Dal Marcondes e Homero Santos (dia 25); e Ricardo Voltolini e Fernanda Iwasaka (dia 26).

PROGRAMAÇÃO (HORÁRIO DE BRASÍLIA)

PRIMEIRO DIA – 24/11 (TERÇA FEIRA)

18:30 Abertura – Com a participação especial do cordelista Bráulio Bessa.

18:40 Mensagem do Sebrae Nacional: Diretor Bruno Quick

18:50 Vídeo com mensagem do Ministro de Ciência e Tecnologia: Marcos Pontes

19:00 Palestra de Abertura – Emergência climática: O Mundo em Transformação: PAVAN SUKHDEV

20h PAINEL 1: Afinal que novo mundo é esse?: Lourenço Bustani e Marcelo Gleiser

21:00 Papo de Especialistas (integrantes do Comitê de Especialistas do CSS): Regina Cavini do PNUMA Brasil e João Meirelles do Instituto Peabiru

21:30 Encerramento

SEGUNDO DIA – 25/11 (QUARTA FEIRA)

18:30 Abertura – Com a participação especial do cordelista Bráulio Bessa

18:40 Mensagem da Gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade – Suenia Sousa

18:50 PAINEL 2 – ESG E O MERCADO DE AÇÕES: Fábio Alperowich e Cynthia Wolgien

19:50 Apresentação de caso de sucesso empresarial Mauro Romani da Forest Friend.

20h PAINEL 3 – GREENWASHING: Cuidados ao Divulgar Práticas de Sustentabilidade Empresarial: Michel Roberto e Reinaldo Canto.

21:00 Papo de Especialistas (integrantes do Comitê de Especialistas do CSS): Dal Marcondes e Homero Santos.

21:30 Encerramento

TERCEIRO DIA – 25/11 (QUINTA FEIRA)

18:30 Abertura – Para boas vindas ao terceiro e último dia do evento e resgate do que foi abordado nos dias anteriores com a participação especial do cordelista Bráulio Bessa

18:40 Mensagem do Diretor Superintendente do Sebrae MT José Guilherme Barbosa Ribeiro

18:50 PAINEL 4 – Economias do novo mundo: circular e regenerativa – Lala Dezehelein e Ricardo Abramovay

19:50 Apresentação de caso de sucesso empresarial com Joana Câmara, do Casa Origem,
o primeiro Restaurante Lixo Zero do Brasil.

20h Painel 5 – Podemos construir um novo mundo!
Ricardo Lomaski da Technion – Israel
Jovens Campeões da Terra finalistas brasileiros – Anna Luisa, Eduardo Avila e Bernardo Andrade
Empresário de Moçambique – Cândido Santana.

21:00 Papo de Especialistas (integrantes do Comitê de Especialistas do CSS): Ricardo Voltolini e Fernanda Iwasaka

21:30 Encerramento

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins acumula mais de 80 mil contaminados pela Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quinta-feira, 26 de novembro, foram contabilizados 241 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 69 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 254.508 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 80.450 casos confirmados da doença. Destes, 72.849 pacientes estão recuperados e 6.446 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.155 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Cristo tem iluminação especial no Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

Publicado

em

Quem passou pelas proximidades do setor Pedra Alta, nessa quarta-feira, 25, viu a imagem do Cristo Redentor de Araguaína alaranjado. A iluminação diferenciada foi uma referência ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A data é escolhida pelas Nações Unidas (ONU), em 1999, em homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana, na década de 1960.
 
Conhecidas como “Las Mariposas” (as borboletas), essas mulheres eram ativistas contra o regime de Trujillo. Eram nascidas em uma família rica da província dominicana de Salcedo (hoje chamada de Hermanas Mirabal), com cursos universitários, casadas, com filhos e tinham cerca de uma década de protestos.
 
Reforma

A estátua do Cristo e as imediações estão sendo revitalizadas. A iluminação já está pronta e é realizada por cinco projetores em LED, que podem receber vidraria colorida para refletir na imagem. O sistema que liga a iluminação é automatizado para garantir economia de energia durante os horários de sol.
 
A partir de dezembro, o monumento passará para cor vermelha em alusão ao Natal e também mês da doação de sangue.
 
Combate contra a violência

A Secretaria da Assistência Social tem atendimento especializado no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) para mulheres que sofrem violência doméstica e ainda estimula a independência financeira com cursos profissionalizantes gratuitos. Para ter acesso o atendimento o telefone é 99973-9729.
 
“Nós percebemos que grande parte das mulheres que sofrem violência tem medo de sair de casa não só por medo do companheiro, mas também pela dependência financeira. Então, fornecemos a ajuda psicológica e educativa para transformação dessa mulher”, afirmou Lucas Andrade, diretor de Proteção Social Especial.

Continue lendo

Tocantins

Comerciantes no interior do Tocantins são acusados de reter cartões bancários de indígenas e idosos

Publicado

em

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 69ª Delegacia de Polícia de Tocantínia, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 26, em Tocantínia, a 60 km de Palmas, a operação Borduna contra comerciantes que estariam, em tese, retendo cartões bancários dos povos indígenas Xerente, idosos e demais pessoas.  Coordenada pelo delegado-chefe da 69ª DP, Hismael Athos, a operação teve o objetivo de cumprir seis mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de diversos cartões e senhas anotadas em papéis.

De acordo com a autoridade policial, as investigações iniciaram após o Ministério Público Federal (MPF) enviar notícia crime para Polícia Civil de que cartões bancários referentes a auxílios do Governo Federal eram retidos por comerciantes daquela cidade para garantir o pagamento de produtos alimentícios adquiridos pelas vítimas em estabelecimentos comerciais específicos.

O delegado, Hismael Athos, informou ainda, que os cartões permaneciam de posse dos comerciantes e, à medida que os benefícios eram depositados, os respectivos valores eram debitados das contas. Segundo a autoridade policial, há indícios de que os comerciantes sabiam inclusive as senhas bancárias dos indígenas e realizavam esses saques mensalmente.

O delegado ressaltou que é crime reter cartão de idoso. Informou ainda, que inicialmente, a Operação servirá de alerta para que os povos indígenas tomem posse dos seus documentos e cartões pessoais. “Orientamos que os beneficiários dos recursos busquem pessoas de sua confiança para realizar os saques bancários e jamais entregue seus cartões bancários a terceiros”, afirma a autoridade policial.

Operação Borduna

A operação foi batizada de Borduna em homenagem espécie de armamento indígena com o referido nome, fabricado em madeira maciça e utilizado em caçadas ou mesmo para em situações de ataque e defesa dos povos indígenas. (Patricia de Paiva)

Continue lendo
publicidade Bronze