Connect with us

Tocantins

Centro Sebrae de Sustentabilidade promove Webinar sobre o novo mundo dos negócios

Publicado

em

Bem antes da pandemia da covid-19, muita gente já se perguntava sobre os rumos que a humanidade e o planeta estão tomando e procurava respostas para a indagação: Que mundo novo é esse? Sem a pretensão de trazer todas as respostas, muito menos de forma definitiva, o Centro Sebrae de Sustentabilidade, o centro de referência nacional do Sistema Sebrae para o tema, se apropriou do questionamento para promover o webinar e discutir a questão.

O evento, de abrangência internacional, 100% on-line, gratuito e gravado, será nos dias 24, 25 e 26/11, das 18h30 às 21h30 (horário de Brasília), na plataforma Eventials. Inscrições: www.sustentabilidade.sebrae.com.br

A intenção dos organizadores é promover conhecimento e apresentar exemplos práticos para provocar reflexões e inspirar o engajamento dos pequenos negócios aos modelos econômicos emergentes. Para tanto, está calcado nos eixos temáticos: emergência climática, biomas e negócios, novos paradigmas negócios sistêmicos, economia regenerativa e circular, mercado financeiro e sustentabilidade, inovação e novos modelos de negócios, comunicação e report, empreendedorismo e liderança jovem transformadora.

Nomes de peso

O evento vai reunir nomes como o economista ambiental indiano Pavan Sukhdev, cuja área de estudos inclui economia verde e finanças internacionais; o cientista brasileiro Marcelo Gleiser, professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, doutorado pelo King’s College de Londres em 1986; Lala Deheinzelin, uma das principais futuristas da América Latina, Pioneira da Economia Criativa e Colaborativa e considerada uma das 100 mulheres do mundo que estão cocriando a nova sociedade e a economia; Ricardo Abramovay, professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo e autor de treze livros; Cynthia Wolgien, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da WestRock , empresa americana líder global em soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado; Lourenço Bustani, fundador da consultoria global de inovação Mandalah (empresa B), as festas matinais e filantrópicas WAKE, a loja de smoothies SMUV, a empresa de advisory para lideranças Diálogos e a empresa de marketing de valor compartilhado 1.2.3.5.8 (em sociedade com a Tátil e o Grupo Dreamers).

Participam ainda Fabio Alperowich, fundador da FAMA, onde é o responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e aderentes às boas práticas de ESG; Michel Roberto Oliveira Souza, doutor e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito do Consumidor no Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), foi coordenador da pesquisa de Greenwashing, em 2019; Ricardo Lomaski, engenheiro elétrico formado pela Unicamp e com MBA em empreendedorismo e inovação pelo Technion, Israel Institute of Technology a principal instituição de tecnologia de Israel.

Os finalistas brasileiros Jovens Campeões da Terra 2020, um dos prêmios de maior prestígio da ONU para jovens com grandes ideias para solucionar os principais desafios ambientais do planeta, também marcam presença no evento virtual. Anna Luisa Beserra Santos, criadora da Aqualuz, tecnologia que purifica a água por meio de radiação ultravioleta; Eduardo Ávila, autor do projeto Revolusolar, novo modelo energético acessível, sustentável, desenvolvido em parceria com duas favelas do Rio de Janeiro; e Bernardo Andrade, arquiteto cearense que desenvolveu a Casa do Semiárido, projeto de habitação pensado para minimizar o uso de recursos, reutilizar água e materiais e integrar práticas agrícolas regenerativas e sustentáveis.

O engenheiro ambiental moçambicano Candido Maneca Santana, diretor na Camasa projetos ambientais, e também da Associação de Turismo e Ambiente em Moçambique (Atura), vai falar sobre a realidade do país africano.

O Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; o diretor Técnico do Sebrae Nacional: Bruno Quick; o diretor Superintendente do Sebrae MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro; e a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Suenia Sousa, gravam mensagens para os participantes.

Nos três dias do evento, haverá Papo de especialistas com os integrantes do Comitê de Especialistas do CSS: Regina Cavini do PNUMA Brasil e João Meirelles, do Instituto Peabiru (no primeiro dia); Dal Marcondes e Homero Santos (dia 25); e Ricardo Voltolini e Fernanda Iwasaka (dia 26).

PROGRAMAÇÃO (HORÁRIO DE BRASÍLIA)

PRIMEIRO DIA – 24/11 (TERÇA FEIRA)

18:30 Abertura – Com a participação especial do cordelista Bráulio Bessa.

18:40 Mensagem do Sebrae Nacional: Diretor Bruno Quick

18:50 Vídeo com mensagem do Ministro de Ciência e Tecnologia: Marcos Pontes

19:00 Palestra de Abertura – Emergência climática: O Mundo em Transformação: PAVAN SUKHDEV

20h PAINEL 1: Afinal que novo mundo é esse?: Lourenço Bustani e Marcelo Gleiser

21:00 Papo de Especialistas (integrantes do Comitê de Especialistas do CSS): Regina Cavini do PNUMA Brasil e João Meirelles do Instituto Peabiru

21:30 Encerramento

SEGUNDO DIA – 25/11 (QUARTA FEIRA)

18:30 Abertura – Com a participação especial do cordelista Bráulio Bessa

18:40 Mensagem da Gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade – Suenia Sousa

18:50 PAINEL 2 – ESG E O MERCADO DE AÇÕES: Fábio Alperowich e Cynthia Wolgien

19:50 Apresentação de caso de sucesso empresarial Mauro Romani da Forest Friend.

20h PAINEL 3 – GREENWASHING: Cuidados ao Divulgar Práticas de Sustentabilidade Empresarial: Michel Roberto e Reinaldo Canto.

21:00 Papo de Especialistas (integrantes do Comitê de Especialistas do CSS): Dal Marcondes e Homero Santos.

21:30 Encerramento

TERCEIRO DIA – 25/11 (QUINTA FEIRA)

18:30 Abertura – Para boas vindas ao terceiro e último dia do evento e resgate do que foi abordado nos dias anteriores com a participação especial do cordelista Bráulio Bessa

18:40 Mensagem do Diretor Superintendente do Sebrae MT José Guilherme Barbosa Ribeiro

18:50 PAINEL 4 – Economias do novo mundo: circular e regenerativa – Lala Dezehelein e Ricardo Abramovay

19:50 Apresentação de caso de sucesso empresarial com Joana Câmara, do Casa Origem,
o primeiro Restaurante Lixo Zero do Brasil.

20h Painel 5 – Podemos construir um novo mundo!
Ricardo Lomaski da Technion – Israel
Jovens Campeões da Terra finalistas brasileiros – Anna Luisa, Eduardo Avila e Bernardo Andrade
Empresário de Moçambique – Cândido Santana.

21:00 Papo de Especialistas (integrantes do Comitê de Especialistas do CSS): Ricardo Voltolini e Fernanda Iwasaka

21:30 Encerramento

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

PALMAS: Novo desligamento da Estação de Tratamento de Água e acontecerá na próxima semana

Publicado

em

default

Na próxima segunda-feira, 18/01, a BRK Ambiental dá sequência no cronograma da obra de ampliação e modernização da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tocantins, a ETA 006, que abastece 80% da população de Palmas. A retomada no cronograma acontece após a paralisação das intervenções em razão do período de fim de ano. Iniciada no ano passado, estas ações visam realizar as interligações de novas unidades do sistema de tratamento de água. As ações anteriores aconteceram em 6 e 13 de dezembro de 2020.

As obras de interligação serão realizadas a partir das 07h00 da manhã e finalizadas até as 19h00. A partir deste horário, a distribuição de água é reiniciada e o sistema entra em recuperação. Áreas mais baixas da cidade recebem água primeiro e, em seguida, partes mais altas. Toda a normalização do abastecimento deve acontecer durante a madrugada. A paralisação do abastecimento atingirá todos bairros do Plano Diretor e das regiões Norte e Sul. Os distritos de Buritirana, Taquaruçu e o Setor Jardim Taquari não serão afetados pela paralisação.

A BRK Ambiental deu início à obra em 2019, um investimento de mais de R$ 28 milhões que irá tornar a capacidade de tratamento da estação duas vezes maior que a atual, beneficiando cerca de 80 mil famílias da Capital. Atualmente, a ETA 006 tem capacidade de produção de 750 litros de água tratada por segundo. Com a reforma, a estrutura poderá produzir até 1.500 litros por segundo. Além do objetivo de acompanhar o crescimento da população da capital nos próximos 40 anos, a ampliação visa também a modernização do tratamento, com a inclusão de equipamentos de medição instantânea de parâmetros de qualidade e acionamentos e visualizações remotas de várias etapas do processo de produção de água tratada.

Interrupções programadas

Para minimizar os impactos da interrupção do fornecimento de água, durante as obras de interligação das novas unidades do sistema de tratamento, as equipes da BRK Ambiental analisaram os dias com menor tendência de consumo e os horários que favorecem a recuperação do sistema após a intervenção. Desta vez, o trabalho será realizado na segunda-feira para diminuir a necessidade de interrupções sequenciais já que uma intervenção na rede elétrica que atende à unidade de tratamento de água também está programada pela Concessionária de energia para ser realizada no mesmo dia. 

Além disso, em razão da análise de consumo, os trabalhos vão ser iniciados no começo da manhã, com toda a população abastecida. A recuperação após o desabastecimento acontecerá durante a noite e madrugada. “Estamos trabalhando com uma grande quantidade de equipes na obra e com um cronograma que permitirá uma recuperação segura. Sempre contamos com a população para manter o consumo consciente no dia anterior e durante a realização da interrupção do abastecimento. Isso colabora muito para uma retomada tranquila. Quem possuir caixa d´água e mantiver o consumo ao mínimo necessário não terá maiores problemas”, destaca Sandra Leal, gerente de Operações em Palmas.

A recomendação é válida para o domingo (17), dia anterior à paralisação, e vem junto de outras recomendações. “Caso o cliente perceba qualquer alteração na água, após o retorno do abastecimento, é importante entrar em contato com a concessionária por meio dos nossos canais de atendimento”, pontua Sandra. Os clientes serão informados das interrupções por SMS, carro de som e comunicados em redes sociais. Para garantir o recebimento das mensagens, a concessionária reforça a importância de os clientes manterem seus cadastros atualizados. 

Qualquer dúvida durante as interrupções, o cliente também pode contatar a BRK Ambiental por meio do 0800 6440 195 ou ainda pelas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram). Caso precise de atendimento para outros serviços, o cliente também pode mandar uma mensagem de texto para o Whatsapp (11) 99988-0001, que é o serviço de atendimento mantido pela concessionária em razão da pandemia e funciona em horário comercial.

Tratamento de água

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) a água passa por diversas etapas de tratamento até ser distribuída e chegar à torneira do cliente. O tratamento de água começa no gradeamento onde são retiradas folhas, galhos e outros materiais. Após essa etapa é realizada a floculação, onde as partículas de impurezas se juntam e são removidas. Na decantação as partículas que sobraram afundam, depois é feita a filtração, onde a água passa por filtros para a retirada de partículas menores. Também são adicionados cloro e flúor para garantir a desinfecção total da água e a prevenção da cárie dentária, respectivamente. Após essas etapas, a água é distribuída para os reservatórios.

Continue lendo

Tocantins

Tocantins se aproxima de 95 mil casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quinta-feira, 14 de janeiro, foram contabilizados 594 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 146 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 305.703 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 94.945 casos confirmados da doença. Destes, 84.733 pacientes estão recuperados e 8.918 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.294 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Tocantins chega a 93.895 infectados pela Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta terça-feira, 12 de janeiro, foram contabilizados 691 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 183 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 301.877 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 93.895 casos confirmados da doença. Destes, 83.918 pacientes estão recuperados e 8.699 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.278 óbitos.

Clique AQUI e veja o Boletim completo.

Continue lendo
publicidade Bronze