Connect with us

Bico do Papagaio

Ceste irá revegetar 4.300 hectares no reservatório da Usina de Estreito

Publicado

em

O Ceste – Consórcio Estreito Energia irá revegetar aproximadamente 4.300 hectares na faixa de proteção ao longo do futuro reservatório a ser formado com o barramento da UHE Estreito. A previsão de conclusão desse trabalho é de quatro a cinco anos após formado o lago. Serão utilizadas cerca de 30 espécies diferentes.

Atualmente o Ceste se prepara para dar início à 3ª etapa dos trabalhos de revegetação na Área de Preservação Permanente (APP) do rio Mosquito, no município de Palmeiras do Tocantins (TO). Serão revegetados, ao todo, 178 hectares, sendo que 27 hectares já foram recuperados nas primeira e segunda etapas realizadas em dezembro de 2008 e maio de 2009, respectivamente. Para a 3ª etapa, a ser iniciada ainda em janeiro, serão utilizadas cerca de 170 mil mudas para o replantio de 151 hectares.

O gerente de Meio Ambiente do Ceste, Luciano Madeira, explica que esse trabalho irá garantir a proteção do reservatório por meio da recomposição da mata ciliar, além de contribuir para a melhoria da qualidade da água. “Iremos restaurar ambientes degradados, contribuir para a preservação de espécies e sensibilizar a população para a importância da preservação das APPs”, disse.

Madeira destaca ainda que, para a aquisição das mudas, serão priorizados viveiros da região, bem como mão de obra local para a realização dos trabalhos. “A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi contratada para gerenciar o projeto de revegetação. O Ceste conta ainda com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que fornece mudas e sementes coletadas na região de abrangência da UHE Estreito”, concluiu. (Da assessoria de comunicação da UHE de Estreito)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Juliano Ribeiro já assumiu Saúde informalmente

Publicado

em

O substituto da médica Simydarkuia Araújo da Silva, no comando da Secretaria Municipal de Saúde, já está trabalhando. A nomeação ainda não foi publicada no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal, mas Juliano Ribeiro de Souza, segue desempenhando a função normalmente.

Iderlan Borges Pinheiro, chegou a ser cotado para o cargo, indicado pelo contador e conselheiro da gestão Aquiles, Jailson Pontes, que anteriormente já havia emplacado os nomes de Wendell Silva Miranda, secretário de Administração e Finanças e Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, como secretário de Governo e Relações Institucionais.


Todavia, Jailson conseguiu emplacar Iderlan, como o “número 2” da Saúde, será uma espécie de subsecretário municipal. Iderlan também já exerce a função sem a publicação da nomeação.

Juliano Ribeiro é técnico em contabilidade e bacharel em Administração Pública. Foi secretário municipal de Saúde em Natividade e Chapada de Natividade; foi diretor geral do Hospital Regional de Arraias; superintendente em Saúde no município de Dianópolis, além de diretor administrativo e vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado Tocantins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Deputados do Bico ainda não se manifestaram sobre afastamento de Carlesse

Publicado

em

Mais de uma semana após mais uma operação da Polícia Federal, causar devastação no meio político tocantinense, com novo afastamento de governador, os deputados estaduais biquenses, Jair Farias (MDB), Fabion Gomes (PL) e Amélio Cayres (SD), seguem calados.

Mauro Carlesse (PSL) afastado por 180 dias, por decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por conta de um suposto pagamento de propina e obstrução de investigações e a ascensão do governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), não esboçou reações públicas dos parlamentares que representam o Bico do Papagaio.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 28

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze