O projeto “Rota 139”, idealizado e protagonizado pelo ciclista, Eliandro Gualberto, que é diretor de Proteção de Qualidade Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), está passando pelo Bico do Papagaio. Ele decidiu desbravar os 139 municípios do Tocantins por cerca de 100 dias, em uma bicicleta. Ele percorrerá pelo menos 8 mil quilômetros, passando por cidades que variam entre grandes e pequenas. O objetivo de Eliandro é contar toda a aventura num livro, contendo os relatos e histórias da viagem.
Eliandro tem consciência do impacto positivo que uma atividade como essa pode ter, por isso está tentando mobilizar outros praticantes do esporte para que busquem um estilo de vida mais saudável e que possam conhecer as belezas naturais que o Tocantins oferece.
O atleta tem consciência da importância de se preservar a natureza ao praticar um esporte. Com isso, ele tem aderido a algumas práticas, como o uso de material reciclável e o descarte correto de lixo. Além disso, ele também tem enfatizado o uso da bicicleta como um meio de transporte sustentável e que, até mesmo, contribuirá para a segurança no trânsito.
O Projeto Rota 139 iniciou o trajeto saindo de Palmas em direção a região norte do Estado, Bico do Papagaio e seguirá pelo Vale do Rio Araguaia, percorrendo um total de 82 cidades. Depois, segue para região Sul, num total de 47 cidades e por fim na região do Jalapão, num total de 10 cidades.
Tudo pode ser acompanhado pelas redes sociais do projeto, via Instagram: @rota139.to