Connect with us

Maranhão

CODÓ: Mais de 20 casos de violência sexual contra crianças são registrados em 2019

Publicado

em

Pelo menos 25 casos de violência sexual contra crianças já foram registrados em 2019 no município de Codó, a 290 km de São Luís.

Os casos estão em alerta, já que são bem maiores do que os registrados no mesmo período do ano de 2018 e na maioria o agressor é alguém da própria família, segundo dados informados pelo Conselho Tutelar.

O ano de 2018 mostra que 51 crianças foram violentadas sexualmente na zona rural de Codó. Os casos são acompanhados diretamente pelo Conselho Tutelar, polícia e Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

De acordo com o Conselho Tutelar, este crime é contante em Codó. Os conselheiros tutelares afirmam que só concluirão o relatório no final deste ano, mas ressaltam que do mês de janeiro a junho de 2019 já foram registrados no órgão, que é voltado para a criança e o adolescente, pelo menos 25 novos casos de estupro.

A conselheira tutelar Arléia Cunha revela que os criminosos continuam dentro das casas das vítimas. “Tem um caso aqui que a gente que o pai abusou das quatro filhas. Todas crianças ainda na época. Avós, tios, cunhados padrastos, que é um número maior, e as vezes alguns vizinhos, mas eu diria que 95% dos casos é na própria família”.

Apesar dos números serem considerados alarmantes para o Conselho Tutelar, eles nunca são equivalentes aos dos criminosos sexuais punidos em Codó, e a maioria continua respondendo a processos em liberdade.

O também conselheiro tutelar Frank Sousa conta que quem fica solto costuma ameaçar a família da criança que ele violentou. “A gente se sente muito incomodado com isso porque o que a gente gostaria de ver era a punição logo feita e o agressor atrás das grades pagando pelo crime que ele cometeu, o crime hediondo. Mas infelizmente a morosidade é muito grande e a Justiça nos deixa de mãos atadas e enquanto isso o agressor fica passando na porta da família da vítima até mesmo ameaçando”.

Conforme a Legislação atual não precisa que o ato seja consumado para que seja considerado estupro. O crime de estupro consiste em o agente constranger alguém mediante violência ou grave ameaça a ter conjunção carnal ou permitir que com que ele se pratique qualquer ato libidinoso. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

Docentes da UEMASUL participam do III Encontro de Formação e Planejamento

Publicado

em

A solenidade de abertura do III Encontro de Formação e Planejamento Docente da UEMASUL aconteceu quarta-feira (9), de forma remota. Contou com a participação da reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Elizabeth Nunes Fernandes, pró-reitoras, diretores e diretoras dos centros de ensino e diretoras e diretores de cursos dos campi de Açailândia, Estreito e Imperatriz.

Durante a abertura do encontro, a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, Regina Célia, destacou a dedicação de professoras e professores no contexto atual da Educação. “Nós, professores, com toda a maestria, nos empenhamos em superar todos os obstáculos e buscamos forças no compromisso com a docência. Neste processo que vivemos, tivemos perdas mas, ainda assim, buscamos nos reinventar e continuar com as aulas e outros compromissos que contribuem para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou a professora.

A formação visa um momento de reflexão e diálogo sobre os processos de gestão acadêmica que traz em seu bojo as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o debate entre os docentes sobre os processos de regulação do ensino superior, especialmente nesse momento de pandemia, buscando a garantia da qualidade acadêmica da instituição. A formação visa um momento de reflexão e diálogo sobre os processos de gestão acadêmica que traz em seu bojo as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o debate entre os docentesA formação visa um momento de reflexão e diálogo sobre os processos de gestão acadêmica que traz em seu bojo as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o debate entre os docentes sobre os processos de regulação do ensino superior, especialmente nesse momento de pandemia, buscando a garantia da qualidade acadêmica da instituição. 

A realização do evento faz parte das ações desenvolvidas pela Pró-reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), por meio da Coordenadoria de Projetos Pedagógicos (CPP) e Coordenadoria de Avaliação Institucional (CAI), para promover melhor adaptação do corpo docente durante o semestre letivo.

A diretora do Centro de Ciência Exatas, Naturais e Tecnológicas, Ivaneide de Oliveira, falou que o empenho de educadoras e educadores somado ao esforço da universidade resulta em ensino de qualidade, acessível e empático. “Este encontro é um momento oportuno para todos nós. A pandemia nos forçou a buscarmos novas ferramentas para que houvesse uma efetiva troca de conhecimentos e, assim, atender aos discentes. A universidade, por sua vez, continuou contribuindo na formação e preparado dos docentes”.

O encontro segue até sexta-feira (11) com palestras, minicursos, oficinas, comunicações, discussões, planejamentos e a participação da presidente do Conselho Estadual de Educação-CEE, Profa. Soraia Raquel Alves da Silva.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Governo e Prefeitura firmam parceria para construção de parque e fortalecimento da saúde

Publicado

em

O prefeito Aluísio Sousa, de Açailândia, foi recebido nesta quinta-feira (10), no Palácio dos Leões, em São Luís, pelo governador Flávio Dino. O encontro resultou numa parceria que fortalecerá a saúde do município, além da pavimentação de ruas da cidade através do programa Mais Asfalto e na construção de um parque.

Presentes na reunião, os secretários Carlos Lula (Saúde) e Clayton Noleto (Infraestrutura), disseram que em breve estarão na cidade para anunciar “novidades importantes”, como a possibilidade de transformar o hospital municipal em hospital regional.

“A prefeitura e o governo estadual já mantém uma parceria, a UTI Covid, que é de grande importância, e, espero, no futuro, transformar nosso hospital municipal em hospital regional, está dependendo de uma análise dos secretários Carlos Lula e Clayton Noleto. Isso tem tudo para dar certo”, explicou Aluísio Sousa.

Segundo o prefeito, o encontro na sede do governo estadual foi muito proveitoso, gerando benefícios para a população. “Sobre o parque, para nós é motivo de alegria, é um anseio da sociedade. E também vamos ser contemplados com viaturas e aumento do contingente policial, além do Mais Asfalto. Ao lado do secretário Clayton, vamos fazer uma análise criteriosa, primando pela mobilidade, para decidir os bairros que serão pavimentados”, completou.

Também participaram da audiência a secretária-chefe da Assessoria Especial do governador, Joslene Rodrigues, e o procurador-geral de Açailândia, Renan Rodrigues Sorvos.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Serviço de manutenção e revitalização da iluminação do Frei Epifânio é iniciado

Publicado

em

A Prefeitura de Imperatriz e Citelum alinharam nesta quarta-feira (9), serviço de manutenção da iluminação do Estádio Municipal Frei Epifânio. Na ocasião, foi discutida também a iluminação da quadra de badminton, localizada no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, visando a realização da Copa Interbairros de Badminton.

Para isso, estiveram reunidos com o diretor executivo da Citelum para a região tocantina, Engenheiro José Wilson, representando a Secretaria de Esporte Lazer e Juventude, Sedel-Juv, o secretário adjunto da pasta, Rodrigo Ramos Massessini e o administrador do Estádio Municipal Frei Epifânio, Cristiano Domingos Silva.

Rodrigo Ramos informou que o serviço de manutenção e revitalização da iluminação do Frei Epifânio começa nesta quinta-feira (10). Na ocasião, será feita inicialmente uma vistoria para ver as necessidades e em seguida os trabalhos serão iniciados.

No que se refere à implementação da iluminação da quadra de badminton, no Complexo Esportivos Barjonas Lobão, o engenheiro José Wilson esteve pessoalmente vistoriando o local. A iluminação estará pronta antes do início da Copa Interbairros de Badminton, marcada para 24 de junho.

O secretario Luiz Gonzaga Pereira Sousa destacou que essa parceria com a Citelum já existe desde que assumiu a pasta. “Temos aqui uma situação de demandas, no que se refere à eletricidade, tanto no Complexo Barjonas Lobão, nas quadras e no Estádio Frei Epifânio, que sempre precisam de manutenção. Quando isso acontece, solicitamos e a Citelum prontamente atende. Essa parceria tem sido muito boa e agradecemos ao engenheiro José Wilson”.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze