- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 20 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

COLUNA ADMINISTRAÇÃO & GESTÃO

Mais Lidas

“Ao levar em conta o que é favorável, torna o plano executável; ao levar em conta o que é desfavorável, soluciona as dificuldades…”

SUN TZU

ADMINISTRADOR DE OBRAS

A construção civil no Brasil, sempre foi uma grande empregadora, importante impulsionadora da economia e dos investimentos, em media representa quase 7% do PIB – Produto Interno Bruto. Boa parte do dinheiro que circula no país, na oferta de empregos, esta relacionada à cadeia da produtiva da construção civil. A administração de obras hoje é um campo muito promissor para os profissionais da área e os administradores devem buscar neste ramo de atividade, conhecimentos técnicos e teóricos para ocupar este espaço.

Desde um orçamento para precificar um determinado empreendimento a uma complexa licitação de uma obra pública, o administrador deve estar presente, no dia a dia, daqueles que constroem as obras que todos nos usufruímos. As obras se transformam em pontes, estradas, ruas, escolas, hospitais, habitações ou em tudo aquilo que se edifica para beneficiar o ser humano.

O administrador profissional na área de obras, não atua apenas no auxilio das rotinas administrativas diárias da obra. Não somente, envolve-se nos processos de admissão, demissão e fechamento de pontos dos trabalhadores administrativos e braçais, isto são funções meramente administrativas, que também o administrador faz. Entretanto, sua função é bem mais complexa. É aplicar as técnicas acadêmicas de acompanhamento e estratégias que envolvem finanças, compras de materiais, precificação, controle fluxo de caixa, obrigação tributaria, análise de contratos, em fim, toda gestão de um empreendimento que não se resume ao concreto armado ou tijolo sobre tijolo.

Este administrador acompanha as obras, planejando, controlando, decidindo e avaliando o andamento e a conclusão das obras. Ele busca soluções para os possíveis problemas, avaliando a qualidade e o cumprimento do prazo dos serviços. Aplicando técnicas acadêmicas e cientificas o administrador de obras torna o produto final, algo de mais qualidade, com economicidade e eficácia na conclusão.

São recentes os cursos de especialização nesta área. Portanto, para atuar como um gestor de obras, o profissional deverá estar revestido das suas habilidades e competências adquiridas na ciência da administração. Os cursos de pós-graduação, cursos rápidos de atualização tecnológica, participação em congressos, seminários, outros eventos na área e atividades práticas no setor, são fundamentais.

Por: Adm. Rogério Ramos, conselheiro Federal, diretor de Desenvolvimento Institucional – topalmas@hotmail.com

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias