- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

COLUNA ADMINISTRAÇÃO& GESTÃO

Mais Lidas

“A desvantagem do capitalismo é a desigual distribuição das riquezas; a vantagem do socialismo é a igual distribuição das misérias..” Winston Churchill

ADMINISTRADOR DE COMÉRCIO EXTERIOR

O administrador de comércio exterior gerencia os processos de importação e exportação. Atua junto à logística internacional e às transações comerciais de acordo com normas mercantis, alfandegárias e fiscais de cada país. Analisa cenário, tendência e desenvolve estratégias de negócios, a fim de conquistar novos mercados e fornecedores.

O curso de Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior prepara profissionais que visam direcionar a carreira de Administrador para os negócios internacionais. Com fundamentos teóricos e atividades práticas, o curso proporciona uma visão estratégica para atuar em trading companies, bancos, empresas nacionais e internacionais, buscando compreender todos os aspectos que envolvem as transações comerciais entre empresas de diferentes nacionalidades. O profissional poderá atuar também com políticas internacionais, relações governamentais e transações que envolvam despachos aduaneiros.

Existem habilidades que são imprescindíveis para quem escolheu o território dos negócios internacionais: identificar as necessidades de seus clientes e fornecedores, descobrir oportunidades de compra ou venda, elaborar estratégias de negócio e marketing e definir a logística, como frete e estocagem dos produtos importados ou exportados. Seu campo de trabalho inclui empresas importadoras ou de logística, companhias privadas dos mais diversos setores de importação e exportação, instituições

financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, operadoras de câmbio e de seguro.

Esse profissional precisa conhecer a legislação relativa à importação e exportação de bens e serviços, além dos tratados comerciais entre o Brasil e outros países. Como o profissional lida com contratos e negociações internacionais, é imprescindível falar outros idiomas, principalmente inglês e espanhol.

A legislação e os trâmites aduaneiros do Brasil estão entre os mais complicados e burocráticos do mundo. Esse fato já basta para que esse bacharel seja sempre solicitado no campo de trabalho. Além disso, mesmo com a crise, as empresas continuam exportando e importando produtos manufaturados e insumos de outros países.

 

Por: Adm. Rogério Ramos, conselheiro Federal, diretor de Desenvolvimento Institucional – topalmas@hotmail.com

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias