Connect with us

Bico do Papagaio

COLUNA ADMINISTRAÇÃO & GESTÃO

Publicado

em

“Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”

SUN TZU

ADMINISTRADOR RURAL

A especialização nessa área da administração tem se destacado no mercado. Hoje, as antigas “propriedades rurais” se tornaram “empresas rurais”. O administrador rural ganhou espaço e respeitabilidade no setor. Dentre as funções do administrador estão o gerenciamento dos funcionários, organização e planejamento dos processos agrícolas, zootécnicos e das indústrias rurais.

O administrador rural profissional irá planejar, controlar, decidir e avaliar os resultados, sempre buscando soluções para os possíveis problemas encontrados e reconhecendo os processos que estão dando certo, visando cada vez mais o desenvolvimento e lucratividade da propriedade.

É um profissional capaz de apresentar um diagnóstico gerencial dos agentes sociais e econômicos que compõem a sua cadeia produtiva. Todas as pessoas que dirigem uma ou mais explorações agrícolas são consideradas como Administradores.

A sua função é aumentar a lucratividade de empresas agropecuárias e agroindustriais, com o uso da tecnologia aliada ao conhecimento de outros profissionais. Todo Administrador Rural de uma empresa deve estar a par dos processos da agricultura, zootecnia e das indústrias rurais.

O Brasil é um país vocacionado ao agronegócio: representa uma boa parcela do PIB (Produto Interno Bruto). Para tanto, a condução desse processo deve ser feita por um profissional com registro, ou seja, devidamente preparado e habilitado para executar a tarefa.

Por: Adm. Rogério Ramos, conselheiro Federal, diretor de Desenvolvimento Institucional – [email protected]

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 deste sábado, 19

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja os números da Covid-19 deste sábado, 19

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Medicina Veterinária no IFTO caminha para se tornar realidade

Publicado

em

Diretor-geral do IFTO, Josafá Carvalho Aguiar e o senador Eduardo Gomes

Com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina Veterinária e o projeto de construção de sua clínica veterinária aprovados, a unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), busca agora apoio para obtenção de recursos que serão destinados à construção da infraestrutura necessária para implantação do curso.

Nesse sentido, o diretor-geral da unidade Araguatins, Josafá Carvalho Aguiar, esteve reunido na quarta-feira, 16, com o senador o Eduardo Gomes (MDB), na cidade de Araguatins. Durante a reunião, o diretor-geral solicitou ao senador a disponibilidade orçamentária para construção dos blocos que compõem a clínica veterinária. O projeto da clínica prever sua divisão em dois blocos, orçados no valor de 2 milhões de reais.

Na ocasião, Josafá destacou a importância da oferta de mais um curso superior pela unidade Araguatins do IFTO, uma vez que a instituição atua há trinta e dois anos na área de Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da região Norte do Tocantins (região do Bico do Papagaio).

Já o senador Eduardo Gomes frisou que reconhece a importância do IFTO para o estado do Tocantins e se comprometeu a destinar à unidade Araguatins, ainda neste ano, os recursos necessários para construção da clínica veterinária. (Kelinne Guimarães)

Continue lendo
publicidade Bronze