Connect with us

Tocantins

Com ajuda da deputada Dorinha, Governo consegue adiar Audiência sobre IGEPREV no Senado

Publicado

em

Com todas as movimentações nos bastidores da política tocantinenses e nacional, parece mesmo que o Governo do Estado teme, toda e qualquer tipo de investigação para apurar o rombo de pouco mais de meio bilhão de reais no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (IGEPREV). A mais recente manobra aconteceu nesta terça-feira, 3, no Senado Federal.

Eduardo Siqueira Campos, atual secretário de Relações Institucionais e na época dos desvios presidente de Conselho Consultivo do IGEPREV, responsável direto pela autorização dos investimentos, acionou o senador Vicentinho Alves (SDD) para pedir no Senado Federal o cancelamento da Audiência, o pedido foi negado. Não se dando por vencido, Eduardo acionou a cúpula do seu partido, o PTB, que designou o senador do Distrito Federal, Gim Argello, para também fazer o pedido de cancelamento da Audiência Pública. A solicitação de Argello seria lida e analisada ontem na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Prevendo uma possível derrota da manobra de Argello, Eduardo acionou a deputada federal, Professora Dorinha, que pediu apoio ao seu partido o DEM e escalou o senador do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia para solicitar o protelamento da votação sobre o caso.

A solicitação de Agripino pode sepultar a realização da Audiência Pública no Senado. Semana que vem os esforços e prioridades passam a ser o Orçamento Geral da União, sobrando pouco espaço para a analise de outros assuntos.

A interferência da deputada Professora Dorinha contra a apuração dos desvios no IGEPREV para ajudar Eduardo, irritaram a senadora Kátia Abreu. “Não posso crer que o senador Agripino, conhecido por combater a corrupção iria se manifestar dessa forma a não ser por esse tipo de interferência”, disse Kátia.

Dorinha, negou que tenha procurado o senador Agripino para interferir no assunto do IGEPREV no Senado. “Foi uma afirmação desrespeitosa da senadora Kátia Abreu. Ela fez uma associação aleatória por ser eu do mesmo partido do senador Agripino. Ele me ligou após o fato e afirmou que fez a colocação que fez baseado somente no regimento da comissão”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
8 Comments

Tocantins

Tocantins acumula 75.425 casos de Covid-19, com 63.347 recuperados 1.097 óbitos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta sexta-feira, 30 de outubro, foram contabilizados 331 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 128 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 234.022 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 75.425 casos confirmados da doença. Destes 63.347 pacientes estão recuperados e 10.981 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.097 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Tocantins tem 75.106 casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta quinta-feira, 29 de outubro, foram contabilizados 293 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 69 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 232.923 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 75.106 casos confirmados da doença. Destes 62.740 pacientes estão recuperados e 11.271 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.095 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Sebrae Tocantins participa da 6ª Edição da SICTEG

Publicado

em

A 6ª Edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (SIGTEC), teve início nessa quarta-feira, 28 e veio como pede o momento, toda online e gratuita. Serão três dias de intensa programação numa realização do município de Gurupi e Sebrae e conta com o apoio da Universidade de Gurupi (Unirg), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Sesi, Senai, Senac e Governo do Tocantins.

A abertura do evento contou com a participação de diversas autoridades, que discorreram sobre a importância do evento e parabenizaram os organizadores, que mesmo em meio a pandemia, se reinventaram realizar a Semana e possibilitar a divulgação de inovações e tecnologias. Este ano a SICTEG tem como tema: inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira. O evento tem como objetivo aproximar a ciência, a tecnologia, a inovação, o empreendedorismo e a inteligência artificial da população, promovendo ações que congregam academias, governo e empresas a fim de discutir as implicações sociais da ciência para o desenvolvimento regional.

Para o Secretário Nacional de Empreendedorismo, Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, elogiou a realização da Semana que acontece em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “A pandemia nos mostrou que a transformação digital chegou para mudar e acelerar alguns processos, e o ambiente de popularização da ciência e tecnologia não podia ser diferente, parabenizo a todos pelo evento e por criar essa oportunidade de popularizar a inovação e a ciência”, avaliou.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, que representou o governador do Estado, Mauro Carlesse, destacou a participação da Instituição no evento, que terá 102 pesquisadores, 122 pesquisas e alunos dos mais diferentes campis. Complementou ressaltando o investimento do governo estadual na inovação e empreendedorismo por meio da FAPT e da Universidade Estadual do Tocantins.

De forma virtual, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, destacou o que o evento representa para o município. “É um evento que começamos há seis anos e que vimos crescer, a cidade tem recebido bons resultados. Tenho certeza que tudo isso incentiva as pessoas a ver como é importante investir na ciência e tecnologia. Agradeço a todos os parceiros por ser esforçarem a realização de algo tão grande e inovador”, reforçou.

O reitor da UFT, Luiz Eduardo Bovolato, analisou que o evento é uma oportunidade de amplificar a participação, compartilhar sobre o que é produzido no Tocantins além das fronteiras. Já a reitora da Unirg, Sara Falcão, contou da alegria por estar acolhendo a SICTEG, e citou os primeiros números do evento. “Nós temos 6 mil inscritos, participantes de quatro países e 20 Estados, ou seja, estamos revolucionando. É um grande prazer mostrar que vivemos num mundo tecnológico e podemos utilizar da melhor forma para produzir conhecimento e divulgá-los”, disse.

A SICTEG na versão online, reúne 26 instituições, terá 60 palestras, 52 minicursos, 49 mesas redondas e competição de games. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no site www.sictegon.com.br e acessar o ambiente virtual da Semana.

Continue lendo
publicidade Bronze