Connect with us

Bico do Papagaio

Com fim do lockdown no Bico, Carlesse recomenda que prefeitos adotem Distanciamento Social Ampliado

Publicado

em

O decreto do Governo do Tocantins que determina suspensão total das atividades não essenciais nos 27 municípios do Bico e em outros 8 no restante do estado chega ao fim neste sábado, 23, às 18 horas. Com isso, o governador Mauro Carlesse editou novo documento, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 22, com recomendações aos prefeitos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 nesses locais.

De acordo com o novo decreto, é recomendável aos Chefes de Poder Executivo dos municípios a adoção de medidas de Distanciamento Social Ampliado (DSA), relativamente ao enfrentamento da Covid-19.

Para o governador Mauro Carlesse, durante o período de restrição das atividades não essenciais, o Governo do Tocantins atuou firmemente em ações para conter a proliferação do novo Coronavírus, a exemplo da desinfecção dos pontos estratégicos nas cidades com mais casos confirmados do novo vírus.

“É importante que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de extrema necessidade, obedecendo os protocolos de segurança como o uso de máscaras e a não aglomeração, além do uso de álcool em gel 70%. O Governo do Tocantins segue colocando em prática ações de proteção à população e orientando a todos para que tomem as medidas necessárias para evitar a propagação do novo Coronavírus”, assegurou o governador Mauro Carlesse.

Entenda

No último sábado, 16, o governador Mauro Carlesse assinou decreto suspendendo as atividades não essenciais de 35 municípios do Tocantins. São eles: Aguiarnópolis; Ananás; Angico; Aragominas; Araguaína; Araguatins; Augustinópolis; Axixá; Buriti; Cachoeirinha; Cariri; Carrasco Bonito; Caseara; Colinas; Couto Magalhães; Darcinópolis; Esperantina; Guaraí; Itaguatins; Luzinópolis;  Maurilândia;  Nazaré; Nova Olinda; Palmeiras; Praia Norte; Riachinho;  Sampaio; Santa Terezinha; São Bento; São Miguel; São Sebastião; Sítio Novo; Tocantinópolis; Wanderlândia; e Xambioá.

As restrições foram anunciadas ainda na sexta, 15, pelo governador Mauro Carlesse durante reunião por videoconferência do Comitê de Crise para Prevenção do Novo Coronavírus, causador da Covid-19, em virtude do crescimento de casos da doença nessas cidades. “É sim uma decisão muito dura, mas é necessária. Não podemos permitir um colapso na rede pública de saúde e contamos com a compreensão e engajamento de todos para vencermos esse vírus que definitivamente não está de brincadeira”.

O decreto proibia a circulação de pessoas nos respectivos municípios, exceto para serviços essenciais, com a apresentação de documento de identificação oficial com foto, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção facial; deslocamento a hospitais, supermercados, farmácias ou estabelecimentos cujas atividades se enquadrem como essenciais; comparecimento ao trabalho, desde que no local sejam realizadas atividades consideradas essenciais; também estão proibidas a realização de visitas ou reuniões, públicas ou privadas, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam a mesma residência, independentemente do número de pessoas, além  da realização de atividades religiosas presenciais, facultando-se a ocorrência de modo remoto, virtual.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

9ª BPM divulga balanço da Operação Lockdown

Publicado

em

A Polícia Militar realizou entre os dias 19 e 23 de maio a operação Lockdown que ocorreu em diversas cidades do estado, entre elas, cidades da região do Bico do Papagaio, área de atuação do 9º Batalhão da PM (9º BPM), tendo em vista o isolamento social ampliado nesse municípios conforme previsão do Decreto Estadual nº 6.095. Dos 400 policiais militares que atuaram na operação, 138 deles estavam na regência do 9º Batalhão. Cerca de 56 viaturas foram empregadas na região. 

A operação Lockdown teve como supervisor o comandante da Unidade, tenente-coronel Valdemi Silva Reis e coordenada pela subcomandante, major Allana Lopes Sousa Silva.

Dentre as ações realizadas na operação foram abordagens a pessoas, blitz,  abordagem a veículos de carga, de transporte e passeio a fim de controlar o acesso a cidades definidas no Decreto Estadual contra a Covid-19.

A operação Lockdown foi realizada com a participação de órgãos estaduais e municipais, entre eles, as secretarias de saúde dos municípios. Em toda a região foram abordadas 3.614 pessoas durante ações de fiscalização no controle de acesso às cidades do Bico do Papagaio e conscientização da população no trabalho de combate à pandemia do COVID-19, nenhuma ocorrência foi registrada. 

Para o comandante geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, a atuação da PM se deu no sentido de fiscalizar, auxiliando as barreiras sanitárias dos municípios em parceria com as Forças de Segurança e profissionais da saúde, bem como intensificar a presença da PM e conscientizar a população quanto ao cumprimento do decreto no Tocantins, visto que a ação de um indivíduo pode prejudicar a saúde de várias pessoas. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

MP discute nesta terça, protocolos adotados em Araguatins e Augustinópolis para enfrentamento da Covid-19

Publicado

em

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde (Caosaúde), realiza nesta terça-feira, às 9h, reunião com os técnicos das Secretarias Municipais de Saúde de Araguatins, de Augustinópolis e de Cariri do Tocantins, a fim de discutir a assistência e os protocolos da atenção básica para o enfrentamento e o combate à Covid-19.

A reunião virtual é uma solicitação dos Promotores de Justiça Juliana da Hora, Paulo Sérgio Ferreira e Marcelo Lima, que atuam nos referidos municípios, e será conduzida pela coordenadora do Caosaúde, promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, com a colaboração do médico que integra a equipe de Infectologia da Secretaria Estadual da Saúde, Flávio Augusto de Pádua Milagres. “Estes municípios são os que estão com número proporcionalmente maior de óbitos, por isso, achamos por bem discutir de forma direta e focalizada as assistências e os protocolos da atenção básica adotados nessas localidades”, disse Araína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Ex-prefeito Cearense morre ao 64 anos

Publicado

em

Faleceu na segunda, 25, o ex-prefeito de Riachinho, Antônio Wilson Pereira Melo, o Cearense, 64 anos. Ele morreu no Hospital Regional de Araguaína, após problemas graves no pâncreas e nos rins.

Primeiro prefeito de Riachinho, município criado em 1989, Cearense também foi vereador em Ananás.

Continue lendo
publicidade