Connect with us

Maranhão

Com insegurança devido a Covid-19, aulas no Maranhão não devem ser retomadas na rede estadual este ano

Publicado

em

Nesta sexta-feira (2), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCDoB), afirmou em entrevista coletiva que não é viável o retorno das aulas presenciais na rede estadual este ano. A maioria das famílias e dos profissionais de educação continuam inseguros e não desejam a retomada das aulas nesse momento.

O cenário para 2021, é recuperar a perda de conteúdo dos alunos da rede estadual, fazendo uma espécie de revisão para os estudantes do 9° ano do ensino fundamental das redes municipais e eventualmente das redes particulares.

Sobre o coronavírus, segundo o governador, o estado está há 105 dias consecutivos com taxa de contágio abaixo de 1 em relação ao vírus, trajetória declinante aos casos ativos, desde o ápice da pandemia no primeiro semestre deste ano.

No que se refere a óbitos, já algumas semanas o Maranhão permanece no patamar da estabilidade baixa, se mantendo na média móvel, porém continua a haver perdas.

De acordo com Flávio Dino, o governo vai disponibilizar a 2° fase do inquérito sorológico, realizado pela Secretária de Estado da Saúde (SES), para verificar a imunidade coletiva, que se dá quando grande parte da população já teve contato com o vírus e desenvolveu imunidade. Ou seja, criou uma barreira natural à propagação do vírus.

“Lembrando que o inquérito sociológico não é uma análise censitária, nós não testamos a população inteira. Infelizmente no Brasil não houve condições para isto e praticamente nenhum país do mundo conseguiu fazer por uma série de problemas, como deficiência de produção de testes”, explicou o governador.

Os dados do inquérito sorológico, segundo o governador, vão dar uma estimativa do quadro real do coronavírus no Maranhão, que é fundamental para definir a conduta do estado no primeiro semestre de 2021, no que se refere a prevenção e as medidas assistenciais.

Flávio Dino ressaltou que o inquérito será feito entre os dias 19 e 30 de outubro. Serão cinco mil pessoas testadas em 66 municípios.

“Nós estamos buscando condições de resistir a uma eventual ascensão de indicadores epidemiológicos, estamos trabalhando para que não ocorra, daí a necessidade da segunda fase do inquérito sociológico”, ressalta.

Sobre a produção de vacina contra o novo coronavírus, o governador apontou que só é possível ter no Brasil, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a técnica, de modo que não é possível nenhum estado brasileiro comprar vacinas que não existem ainda.

“É importante que nós não nos vinculemos as esperanças que ainda não são concretas, quando a vacina chegar, nós vamos saber qual vai ser a política federal para vacinação. E vamos adotar tudo que for necessário para ela chegar a população maranhense”, garante.

Ainda durante a coletiva, o governador destacou o desempenho dos postos de trabalho no Maranhão, entre os meses de janeiro e agosto de 2020, e ponderou o fato de que o estado está na terceira posição no que se refere ao saldo positivo de empregos no Brasil, mesmo diante do cenário da Covid-19.


publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Bolsonaro visitará panelódromo nesta quinta, 29

Publicado

em

Está prevista para esta quinta-feira (29), no período da manhã, visita do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), à capital maranhense, São Luís. Na oportunidade, ele participa de visita técnica às obras de restauração da BR-135, no quilômetro 37, trecho entre São Luís e Bacabeira.

Durante a tarde, Bolsonaro segue para o município de Imperatriz, na região tocantina. No local, a previsão é que ele participe de visita ao Panelódromo, na Praça Tiradentes, centro da cidade.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Avenida Brasil no Jardim América I recebe iluminação de LED

Publicado

em

A modernização do sistema de iluminação pública começou a ser implantada nessa segunda-feira, 26 de outubro, pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, na Avenida Brasil, na principal via de acesso ao Jardim América I.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Eronilson Machado, luminárias com lâmpadas vapor de sódio estão sendo substituídas pelas eficientes, modernas e econômicas luminárias de LED. Além disso, o novo dispositivo oferece mais luminosidade e melhora a segurança da população do bairro.

“Nossas equipes iniciaram ontem (segunda-feira) o trabalho de troca das luminárias antigas pelas modernas lâmpadas de LED, consideradas mais eficientes, resistentes e longa durabilidade”, pontua.

Ele também assinalou que estão sendo instaladas luminárias de LED nas ruas Bolívia e México.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho, vistoriou ontem (segunda-feira, 26) o trabalho de instalação das novas luminárias de LED na Avenida Brasil, no Jardim América I. “Nós estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o sistema de iluminação pública de ruas e avenidas dos bairros de Imperatriz”, garantiu.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: 2º Seminário de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Maranhão está acontecendo

Publicado

em

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, o município de Imperatriz vai sediar o 2º Seminário Anual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Estado do Maranhão. O evento será realizado nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, na Universidade Aberta do Brasil, UAB, Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, Rua Dom Pedro II, em frente à Praça União.

“Considerando que a cidade de Imperatriz conquistou o primeiro lugar em Gestão Ambiental, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o município foi escolhido para sediar o segundo Seminário Anual de Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Maranhão, oportunidade em que os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente passarão por um importante processo de capacitação”, informou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

O seminário será promovido pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente, Consema, órgão superior da Política Estadual de Meio Ambiente, presidido pelo secretário de estado. O público-alvo são membros dos conselhos municipais de Meio Ambiente, servidores públicos dos órgãos municipais e membros de organizações sociais formalmente constituídas.

Evento tem objetivo de qualificar os conselhos para sua atuação como órgãos dos Sistemas de Meio Ambiente, que tem entre suas atribuições estabelecer diretrizes e normas para a política ambiental, visando assegurar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.

Continue lendo
publicidade Bronze