Connect with us

Araguatins

Comando da 4ª CIPM promove treinamento de tiro

Publicado

em

Objetivando uma melhor atuação e desempenho do policial militar frente as atividades que exige capacitação e técnica, especialmente em ocorrências que se faz necessário o emprego do uso de arma de fogo e arma não letal, o Comando da Companhia Independente de Polícia Militar, o Tenente Coronel Edson Murussi Leite, realizou nos dias 22 à 24 deste mês uma série de instrução de treinamento de tiro com militares da sede da Unidade.

A instrução é dividida em dois períodos, pela manhã os militares recebem instruções teóricas no auditório do quartel de como manusear, montar e desmontar as armas usadas no treinamento e no dia a dia da atividade policial, incluindo o emprego da mais nova arma não letal adquirida pela Polícia Militar do Estado, a qual funciona através de choque elétrico –Taser x26, ela é de Pressão por Ação de Gás Comprimido, que emite “ondas T” (forma de onda semelhante à onda cerebral), com ação direta sobre o sistema nervoso motor do oponente de forma a paralisá-lo sem causar dano físico em decorrência da mesma.

À tarde, os militares participam do treinamento prático em um estande de tiro localizado fora da cidade. Em todos os períodos os participantes recebem instruções aplicadas pela a equipe de policiais militares que fazem parte da PABAN – Policiamento da Área Bancária. A equipe atua em ocorrências de maior gravidade em que exige uma pronta atuação e resposta por parte da Policia Militar na área da 4ª CIPM e é composta por militares lotados na sede da Unidade, fazem parte da Força Nacional de Segurança Pública, os mesmos passaram por intenso treinamento na Academia de Polícia em Brasília-DF, e já atuaram em diversas frentes de serviço no país, inclusive, no Rio de Janeiro, durante a desocupação de morros feita pela Força Nacional, Bope e demais polícias a fim de desarmar traficantes de drogas e demais meliantes do mundo do crime.

No treinamento prático os militares efetuam disparos com todas as armas usadas no serviço operacional. Na instrução da primeira equipe, composta por policiais do 1º Pelotão e PCS, já foram efetuados quase três mil disparos e a previsão é de que no geral, incluindo todo o efetivo da 4ª CIPM, sejam deflagradas cerca de dez mil munições incluindo todos os calibres. 

Os militares lotados no 2º Pelotão sediado em Augustinópolis e 3º Pelotão em Bela Vista, município de São Miguel, estarão participando do treinamento nos próximos meses.

De acordo com o Comando da Unidade, Tenente Coronel Murussi, o treinamento, é mais uma conquista em seu comando frente a gestão da Unidade, pois, até o momento pode-se perceber estampados no rosto de cada policial militar a satisfação e aceitação da instrução.

De conformidade com o cronograma de treinamento, o último treino de tiro que os policiais da unidade tiveram, foi em junho de 2008. (Assessoria de Imprensa 4º CIPM)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
15 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze