Connect with us

Bico do Papagaio

Começa a construção da 3º etapa da barragem da UHE Estreito

Publicado

em

A Usina Hidrelétrica (UHE) de Estreito, que está sendo erguida na divisa do Maranhão com o Tocantins com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está iniciando a construção da barragem, terceira etapa da obra, após a conclusão das estruturas da casa de força – onde ficarão as turbinas responsáveis pela geração de energia – e do vertedouro, por onde será escoado o excedente de água no período das cheias, após a formação do lago.

Na construção da barragem – que terá cerca de 60 metros de altura e 480 metros de extensão – serão utilizadas argila, areia natural, areia artificial, brita e rochas. A obra vai ligar as estruturas da casa de força e do vertedouro. A expectativa do Consórcio Estreito Energia (Ceste) é de que até o fim do primeiro semestre de 2010 essa estrutura concluída.

Gerente de Contratos do Ceste, consórcio responsável pela obra, o engenheiro Massilon Gomes salienta que a UHE Estreito vem cumprindo rigorosamente todos os prazos. Enquanto parte da barragem na margem esquerda, junto ao vertedouro, já começou a ser construída, paralelamente é realizado o trabalho de esgotamento da água entre as ensecadeiras de montante e jusante. “Após o esgotamento total do recinto, entre as ensecadeiras no leito do rio, a área total para a construção da barragem estará liberada”, explica.

A construção da barragem permitirá a formação do lago, que terá 555 km² de extensão, tendo cerca de 260 km de extensão ao longo do Rio Tocantins. A estrutura fio d´água utilizará somente a vazão natural do rio para a geração de energia. A UHE Estreito terá capacidade instalada total de 1.087 MW, capaz de suprir na totalidade as demandas atuais de energia dos Estados do Maranhão e Tocantins, juntos. A energia que será gerada poderá abastecer uma cidade com mais de 4 milhões de habitantes. (Maisa Lima, com informações da Assessoria de Comunicação do Ceste)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 19

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze