Connect with us

Bico do Papagaio

Começam escavações para achar mortos na guerrilha do Araguaia

Publicado

em

Os trabalhos de escavação para encontrar corpos de desaparecidos na guerrilha do Araguaia começaram esta semana com a participação de geólogos da UnB (Universidade de Brasília). Os pesquisadores irão participar do Grupo de Trabalho Tocantins, coordenado pelo Ministério da Defesa. 

Segundo a UnB, os representantes da universidade nas buscas são o professor Welitom Rodrigues, o geólogo Gustavo Melo e o técnico Péricles Brito, do IG (Instituto de Geologia). Eles serão os responsáveis por localizar vestígios de vítimas em locais apontados como possíveis áreas de desovas de corpos.

De acordo com Rodrigues, será utilizado um radar de penetração do solo, um equipamento que indicará os lugares onde houve interferência na terra.

O professor explica que a principal dificuldade no trabalho são as interferências feitas por agricultores que trabalharam no local ao longo das últimas quatro décadas.

“Há lugares apontados como covas que já foram arados ou remexidos por tratores. Isso dificulta a localização das ossadas”, disse ele, ressaltando as chances de sucesso com o uso do radar.

O quarto membro da equipe será o historiador Hugo Studart, que pesquisa a história da guerrilha do Araguaia.

De acordo com o historiador, ainda há 54 guerrilheiros, 18 camponeses e um militar desaparecidos na região da guerrilha, que ocupou praticamente todo o Estado do Pará.

“Montamos uma ouvidoria para conversar com os mateiros e outros sobreviventes que viveram na época da guerrilha para encontrar os terrenos que podem ter restos de vítimas”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Defesa, os primeiros locais a serem escavados serão o pátio do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Marabá e a região identificada como Tabocão, também no Pará.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bolecho aceita convite e entra na gestão Aquiles

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), convocou na noite desta segunda, 10, todo seu primeiro escalão para anunciar a chegada ex-prefeito Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, que fará parte da gestão.

Bolecho e Aquiles vinham negociando a entrada na gestão há cerca de um mês, mas a decisão acabou sendo protelada por conta do ex-prefeito ter contraído a Covid-19, ter sido internado e passado por processo de recuperação.


Aquiles ainda não tornou oficial qual pasta Bolecho vai assumir, mas a expectativa é que seja de Administração, realocando Wendell Miranda para a pasta de Finanças. Aquiles deve oficializar a definição nas próximas horas.

A ideia de buscar Bolecho, que havia sido coordenador da campanha de Ian Cavalcante (PL), adversário de Aquiles, foi do contador e principal conselheiro, Jailson Pontes, homem forte do Governo Municipal, que também é responsável pela indicação de Wendell Miranda, na Finanças e deu a última palavra para efetivação de Ulissevânia Sales, na Educação. O ex-prefeito de Axixá, Damião Castro, pela proximidade que tem com Bolecho, também ajudou no convencimento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta terça, 11

Publicado

em

Nesta terça-feira (11) começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que vai até o dia 8 de junho. Desta vez, o público-alvo são idosos com mais de 60 anos e professores. A estimativa é vacinar cerca de 33 milhões de pessoas nesta etapa.

Já a terceira fase, que acontecerá entre 9 de junho e 9 de julho, deve abranger cerca de 22 milhões de pessoas. As doses serão destinadas a integrantes das Forças Armadas; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; entre outros.


Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a campanha teve início no dia 12 de abril, focada na vacinação de crianças, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde e gestantes. De acordo com o vacinômetro da campanha, já foram aplicadas quase 7 milhões de doses. Mas atenção, pessoas que recentemente tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Dois indivíduos são presos no setor Nossa Senhora Aparecida portando garrucha

Publicado

em

Durante patrulhamento, na noite desse domingo, 09, no Setor Nossa Senhora Aparecida em Xambioá, a equipe de policiais militares avistou dois indivíduos, 26 e 37 anos, transitando em uma motocicleta Honda/CG 125 Titan de cor verde sendo que o passageiro estava sem capacete. Ao ser realizada a abordagem e busca pessoal, foi localizada dentro de uma mochila uma arma de fogo, tipo garrucha, e o veículo por possuir pendências administrativas foi apreendido.

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos, juntamente com as armas de fogo à Central de Flagrantes de Araguaína para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze