Connect with us

Bico do Papagaio

Começam escavações para achar mortos na guerrilha do Araguaia

Publicado

em

Os trabalhos de escavação para encontrar corpos de desaparecidos na guerrilha do Araguaia começaram esta semana com a participação de geólogos da UnB (Universidade de Brasília). Os pesquisadores irão participar do Grupo de Trabalho Tocantins, coordenado pelo Ministério da Defesa. 

Segundo a UnB, os representantes da universidade nas buscas são o professor Welitom Rodrigues, o geólogo Gustavo Melo e o técnico Péricles Brito, do IG (Instituto de Geologia). Eles serão os responsáveis por localizar vestígios de vítimas em locais apontados como possíveis áreas de desovas de corpos.

De acordo com Rodrigues, será utilizado um radar de penetração do solo, um equipamento que indicará os lugares onde houve interferência na terra.

O professor explica que a principal dificuldade no trabalho são as interferências feitas por agricultores que trabalharam no local ao longo das últimas quatro décadas.

“Há lugares apontados como covas que já foram arados ou remexidos por tratores. Isso dificulta a localização das ossadas”, disse ele, ressaltando as chances de sucesso com o uso do radar.

O quarto membro da equipe será o historiador Hugo Studart, que pesquisa a história da guerrilha do Araguaia.

De acordo com o historiador, ainda há 54 guerrilheiros, 18 camponeses e um militar desaparecidos na região da guerrilha, que ocupou praticamente todo o Estado do Pará.

“Montamos uma ouvidoria para conversar com os mateiros e outros sobreviventes que viveram na época da guerrilha para encontrar os terrenos que podem ter restos de vítimas”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Defesa, os primeiros locais a serem escavados serão o pátio do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Marabá e a região identificada como Tabocão, também no Pará.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
2 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Juliano Ribeiro já assumiu Saúde informalmente

Publicado

em

O substituto da médica Simydarkuia Araújo da Silva, no comando da Secretaria Municipal de Saúde, já está trabalhando. A nomeação ainda não foi publicada no Portal da Transparência da Prefeitura Municipal, mas Juliano Ribeiro de Souza, segue desempenhando a função normalmente.

Iderlan Borges Pinheiro, chegou a ser cotado para o cargo, indicado pelo contador e conselheiro da gestão Aquiles, Jailson Pontes, que anteriormente já havia emplacado os nomes de Wendell Silva Miranda, secretário de Administração e Finanças e Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, como secretário de Governo e Relações Institucionais.


Todavia, Jailson conseguiu emplacar Iderlan, como o “número 2” da Saúde, será uma espécie de subsecretário municipal. Iderlan também já exerce a função sem a publicação da nomeação.

Juliano Ribeiro é técnico em contabilidade e bacharel em Administração Pública. Foi secretário municipal de Saúde em Natividade e Chapada de Natividade; foi diretor geral do Hospital Regional de Arraias; superintendente em Saúde no município de Dianópolis, além de diretor administrativo e vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado Tocantins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Deputados do Bico ainda não se manifestaram sobre afastamento de Carlesse

Publicado

em

Mais de uma semana após mais uma operação da Polícia Federal, causar devastação no meio político tocantinense, com novo afastamento de governador, os deputados estaduais biquenses, Jair Farias (MDB), Fabion Gomes (PL) e Amélio Cayres (SD), seguem calados.

Mauro Carlesse (PSL) afastado por 180 dias, por decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por conta de um suposto pagamento de propina e obstrução de investigações e a ascensão do governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), não esboçou reações públicas dos parlamentares que representam o Bico do Papagaio.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 28

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze