Connect with us

Bico do Papagaio

Comissão de Transição promove live nessa sexta, 17, para apresentar reitor pro tempore da UFNT

Publicado

em

Com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica o reitor pro tempore, as ações já executadas pela Comissão Central de Transição e demais etapas para implantação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), será realizada nesta sexta-feira (17), das 18h às 19h, uma transmissão ao vivo (live) com o reitor pro tempore da UFNT, professor Airton Sieben e com a presidente da Comissão Central de Transição e vice-reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora Ana Lúcia de Medeiros. A transmissão será por meio da conta do Facebook da UFNT.

Devido às restrições de aglomeração por causa da pandemia de Covid-19, a apresentação do reitor será online, seguida de uma roda de conversa sobre a implantação da UFNT. Para o reitor pro tempore, é importante nesse momento fazer a apresentação do seu currículo para a comunidade acadêmica, bem como para a sociedade como um todo, para que as pessoas possam participar desse processo de construção da mais nova universidade do Tocantins. “Além de fazer uma apresentação, é também nivelar as discussões sobre o que foi feito, o que está sendo feito e o que nós queremos fazer. A ideia é construirmos juntos esse sonho que começou há cinco anos atrás e agora se tornou realidade. A próxima fase será a implantação definitiva da UFNT”, explicou Airton Sieben. 

UFNT

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) foi criada por meio da Lei 13.856, no dia 8 de julho de 2019, pelo desmembramento dos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis da UFT, com previsão para implantação de campus em Guaraí e Xambioá. A criação da UFNT atende à necessidade de expansão do ensino superior na região Norte do país. A nova universidade beneficiará cerca de 1,7 milhão de habitantes, abrangendo 66 municípios do Tocantins, Pará e Maranhão.  

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Prefeitura tem surto de Covid e ficará fechada

Publicado

em

Após a identificação de vários casos de Covid-19 em trabalhadores da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, o prédio do Poder Executivo ficará fechado e só reabrirá na segunda, dia 8. O prédio será sanitizado durante esta quinta e sexta, dias 4 e 5.

A Secretaria Municipal de Saúde soltou um anota falando sobre o assunto.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Unidades prisionais de Araguatins e Tocantinópolis estão na 2ª Temporada da Operação Lockdown

Publicado

em

Com o objetivo de preservar a saúde dos servidores e das pessoas privadas de liberdade, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, prossegue os trabalhos desenvolvidos na II Temporada da Operação Lockdown. Período teve início no dia 24 de fevereiro e prossegue até o dia 24 de abril, caracteriza a segunda fase da operação, duas unidades foram selecionadas no Bico para o recebimento de novos presos, são em Araguatins e Tocantinópolis.

O superintendente do Sistema Penal tocantinense, Orleanes de Sousa, explicou que, paralelo às atividades da Operação Lockdown, também foram aderidas ações preventivas em todas as unidades. “Além da limitação no recebimento de novos presos no Sistema, também estabelecemos o Plano de Ação para Contenção a Transmissão do Novo Coronavírus, com trabalhos pontuais de higienização e sanitização das unidades penais, uso obrigatório de máscara, realização de teste rápido e testes laboratoriais, suplementação alimentar, vacinação de H1N1 e estabelecemos protocolos sanitários”, disse.

Sobre a logística aderida para a execução da Operação Lockdown, o gerente de Administração e Operações dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Bionor Vaz, explicou que todas as ações estão sendo feitas de forma responsável garantindo a segurança e o direito à saúde dos servidores e custodiados. “Ainda na primeira temporada da ação, em 2020, readequamos o número de regionais, aumentamos de cinco para oito, na configuração que abrange as unidades prisionais do Tocantins, isso favoreceu a Segurança Pública e também a execução da Operação”.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Escola Denise Amui promove 1º Aulão da Busca Ativa

Publicado

em

Na segunda, 1ª, a Escola Estadual Denise Gomide Amui, em Araguatins, no Bico do Papagaio, realizou um aulão com a participação ativa de cerca de 100 alunos, por meio da plataforma Meet com o tema: Vacinação Para Covid-19 no Brasil, abordando a biologia do vírus, tecnologia de formulação da vacina, eficácia, contraindicações e sua distribuição.

O objetivo da aula foi ofertar um reforço pedagógico com vista à complementação das habilidades e competências não desenvolvidas durante o período letivo do ano de 2020.

O evento contou com a participação dos profissionais da saúde, como a enfermeira Iarllene Amorim Dourado que é coordenadora do combate ao Covid-19 em Araguatins; Jader Sereno de Melo Figueiredo, bioquímico e diretor do Hospital Municipal.

O projeto foi idealizado pelos professores, Danilo Henrique da Matta, Edmilson Gomes Ribeiro, Flávio dos Anjos de Sousa, Leonardo Sousa Silva e Vladimyr Vieira.

A gestora da Escola, Edilene Gomes da Costa, agradeceu a participação dos estudantes, professores, colaboradores da Saúde e equipe pedagógica. Na oportunidade a mesma falou sobre a importância do trabalho em equipe e a efetividade do tralho na busca ativa aos alunos oportunizando o retorno dos educandos e assim evitar o número de reprovação e evasão escolar.

Continue lendo
publicidade Bronze