Connect with us

Pará

Comissão parlamentar chega a São Félix do Xingu para investigar morte de tratorista

Publicado

em

Uma comissão externa da Câmara dos Deputados chega nesta quarta-feira, 18, a São Félix do Xingu, município do Sul do Pará, para acompanhar e dar contribuições às investigações sobre o caso da morte do tratorista Welbert Cabral Costa (26). O trabalhador foi morto há quase dois meses, no dia 24 de julho, na fazenda Vale do Triunfo, do Grupo Santa Bárbara. A empresa é vinculada ao Grupo Opportunity, que tem entre seus acionistas o banqueiro Daniel Dantas.
No grupo de deputados que participarão da visita estão os paraenses Claudio Puty (PT), Josué Bengtson (PTB), Giovanni Queiroz (PDT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB). “Este caso é emblemático, deve receber a atenção devida e não terminar em impunidade. Um trabalhador foi brutalmente assassinado na zona rural do Pará e, os envolvidos no crime são pessoas com grande poder econômico. Não podemos nos silenciar diante do desrespeito aos direitos humanos”, afirma o deputado Cláudio Puty.
De acordo com o deputado Josué Bengston, a visita dos parlamentares da Câmara federal tem o objetivo de acumular mais informações sobre o caso e melhorar a perspectiva do congresso sobre o assunto. “Nós vamos nessa missão para ouvir todos os lados, conversando com a polícia e com outros envolvidos nas investigações, para levar essas observações e pontos de vistas para a câmara, onde também apuramos a morte de Welbert”, disse. “E eu considero essa visita importante, também, porque ela pode interromper tantas especulações que se tem feito. Nós temos a oportunidade de ouvir o que realmente aconteceu, coletar para a Câmara informações oficiais sobre o caso”, completou.
Apesar da suspeita de envolvimento no assassinato de funcionários de alto escalão da Agropecuária Santa Bárbara, nenhum mandante do crime foi apontado. O inquérito foi arquivado na última quarta-feira (11), depois que Divo Pereira e Maciel Nascimento confessaram a autoria do crime e se entregaram na delegacia da Polícia Civil em São Félix do Xingu.
Entenda o caso
Welbert Cabral Costa estava desaparecido desde o dia 24 de julho, quando teria sido assassinado depois de reclamar direitos trabalhistas em frente à Fazenda Vale do Triunfo, onde trabalhara. Afastado do serviço devido a um acidente, ele não teria recebido um valor de R$ 18 mil referente a indenizações trabalhistas, segundo o depoimento de familiares da vítima à polícia.
O tratorista teria ido à propriedade da Agropecuária Santa Bárbara para cobrar esse dinheiro. Após discutir na entrada da propriedade, Divo Ferreira teria aparecido na companhia de Maciel Nascimento, executado o trabalhador com um tiro na nuca e, depois, tentado esconder o cadáver em meio ao matagal da região.
De acordo com a Agropecuária Santa Bárbara, Welbert estaria com contrato suspenso e recebendo a remuneração pelo INSS, e já teria tido integralmente quitada qualquer pendência financeira.
A própria família da vítima iniciou as primeiras investigações sobre o assassinato, ao notar a falta do trabalhador, que não havia voltado pra casa, e abriu um boletim de ocorrência. Após a denúncia do crime por parte de organizações e movimentos sociais da região, as autoridades policiais intensificaram a apuração do caso.
Há cerca de três semanas, em 22 de agosto, a Equipe Caveira, da Polícia Civil, encontrou os restos mortais da vítima enquanto seguia atrás dos responsáveis. O corpo de Welbert foi reconhecido pelo irmão. Por estar amarrado, levantou-se a suspeita de que o cadáver teria sido deslocado após o caso ter ganho repercussão.
publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

Leitos de UTIs para Covid-19 são ampliados no Pará

Publicado

em

O Pará está ampliando leitos de UTIs em todas as regiões, especialmente no Baixo Amazonas e Tapajós (no oeste e sudoeste do território paraense) a partir deste sábado (16).

Em Itaituba, hoje com 30 leitos de UTI e 54 clínicos, estarão disponíveis 60 leitos de UTI e 24 clínicos; Santarém passará de 16 leitos para 20 leitos de UTI, e cinco leitos clínicos exclusivos no Hospital Regional do Baixo Amazonas, enquanto Juruti terá mais 10 leitos de UTI e cinco leitos clínicos.

O governador Helder Barbalho (MBD), fez um alerta aos prefeitos que administram hospitais municipais. “Acompanhem de perto, façam um planejamento em relação ao oxigênio. Estamos vendo o drama que está em Manaus (AM). Não esperem para correr o risco de colapso e sermos surpreendidos”, enfatizou.

Continue lendo

Pará

Remo está na final da Série C. Paysandu não consegue acesso

Publicado

em

Londrina vence o Remo e garante o acesso à Série B 2021

O Londrina venceu o Clube do Remo por 1 a 0 na tarde-noite deste sábado, no Estádio Mangueirão, em Belém, e garantiu o acesso à Série B do Brasileiro 2021. Antes do confronto iniciar, o Tubarão tinha a missão mais difícil do quadrangular da Terceirona. Só a vitória interessava e ainda teria que torcer por um tropeço do Paysandu contra o Ypiranga-RS. E deu tudo certo. Com gol contra de Gilberto Alemão, aos 42 minutos do segundo tempo, os paranaenses fizeram o resultado na capital paraense e contaram com a vitória do Canarinho gaúcho pelo mesmo resultado diante do Papão. O Leão Azul, mesmo derrotado em casa – já havia conquistado a vaga na Segundona com uma rodada de antecedência – está na final da competição nacional, aguardando as definições do Grupo C, neste domingo, para saber qual será o adversário.

Classificação final do quadrangular

O Remo terminou na liderança do Grupo D com 10 pontos em seis jogos, seguido pelo Londrina, com nove, fechando o G2 do acesso. O Ypiranga-RS ficou na terceira posição com sete, enquanto que o Paysandu se despediu do torneio na última colocação com os mesmos sete pontos, mas perdeu nos critérios de desempate: saldo de gol -2 contra -1 dos gaúchos.

Partidas da final da Série C

O Londrina, agora, irá se preparar para as competições de 2021, entre elas a Série B. O Clube do Remo ainda terá mais dois jogos pela frente na final da Série C, marcados para os dias 24 e 31 deste mês, dois domingos. O adversário ficará entre Brusque e Vila Nova, que jogam neste domingo, dia 17. Somente o Brusque poderia tirar a possibilidade de vantagem azulina de decidir a competição em casa. Se os catarinenses vencerem o Santa Cruz no Recife, se igualam aos paraenses em pontos (41), vitórias (11), mas teriam que tirar uma vantagem no saldo de gols que hoje é de 12 para o Remo contra apenas 2.

Paysandu fora

Em campo, o Papão jogou melhor o primeiro tempo, sofreu gol logo no início do segundo e viu o time Canarinho segurar o resultado. A vitória do Ypiranga garantia o clube na Segundona até os 42 minutos da etapa final, quando, no Pará, o Londrina abriu o placar sobre o Leão, mexendo em toda a tabela. Jogadores bicolores ficaram desolados em campo após o apito final, enquanto o time gaúcho esteve apreensivo até o término da partida em Belém. No fim, os dois clubes foram eliminados no Colosso da Lagoa.

O Paysandu dependia apenas de si para voltar à Série B. Bastava a difícil tarefa de vencer o Ypiranga-RS no Colosso da Lago. O Papão teve mais posse de bola, mas levou pouco perigo ao gol adversário. Deivity fez três defesa ao longo de toda partida. A derrota mantém o bicolor paraense por mais uma temporada na Série C, que disputa desde 2019. (Com informações GR / Foto: Silvio Garrido)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Marginais roubam ótica dentro do Partage Shopping

Publicado

em

Dois bandidos aproveitaram o final de expediente da loja Ótica Maia, dentro do Partage Shopping, na cidade de Parauapebas, na região de Carajás, no estado do Pará, para realizar um roubo.

O registro feito por câmeras de segurança mostra a ação dos assaltantes.

Após o assalto os bandidos saíram em retirada sem serem notados pela Segurança do shopping. A Polícia Militar foi acionada mas os criminosos não foram localizados.

Continue lendo
publicidade Bronze