Connect with us

Maranhão

Comitê Gestor Estadual discute estratégias de atuação

Publicado

em

Foi realizada nesta sexta-feira (20) a reunião do Comitê Gestor Estadual do Pacto Um Mundo para Criança e o Adolescente do Semiárido e Agenda Criança Amazônica. Na oportunidade foram discutidas estratégias para mobilização do governo estadual, municipal e organizações da sociedade civil para articulação de ações que garantam os direitos da criança e do adolescente do semiárido e da região amazônica do Maranhão.

A reunião foi coordenada pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), representada pela secretária-adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida, e pela gestora de Articulação Institucional, Patrícia Alencar, e contou com a participação de representantes de secretarias de estado, organizações da sociedade civil e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Entre os presentes estava Eliana Almeida e Immaculada Prieto (Unicef), Sarah Cavalcanti e Fernanda Belfort (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania), Raimundo Palhano (Escola de Formação de Governantes-MA), Silvane Magali Nascimento (CEIRMA), Diana Ferreira (Secretaria de Estado da Mulher), Vilma Souza (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), Felipe Cantanhende (Fundação de Amparo a Pesquisa), Edna Rodrigues (Articulação do Semiárido), Rosângela Miranda (Gacc-MA), Alberto Magno Martins (Secretaria de Estado de Educação), Fabíola Pascoal (Secretaria de Estado de trabalho e Economia Solidária) e Vânia Viana (ONG Formação).

No período da manhã, as secretarias de Estado fizeram a apresentação do levantamento de ações para fomento de políticas públicas para crianças e adolescentes que estão sendo realizadas e previstas nos municípios do semiárido e da região amazônica, em especial aqueles que aderiram ao Selo Unicef.

À tarde, os membros do comitê discutiram sobre os eixos de atuação que nortearão as ações que irão constar no Plano de Ação incluindo estratégias para o fortalecimento do comitê e articulação de políticas públicas no âmbito estadual e municipal. “Uma das principais estratégias deste comitê estadual é de se tornar espaço de articulação entre as políticas públicas estaduais e as ações dos municípios. Temos que construir pontes concretas para garantir os direitos da criança e do adolescente no Maranhão”, opinou o médico psiquiatra Raimundo Palhano.

A próxima reunião do Comitê Gestor Estadual do Pacto Um Mundo para Criança e o Adolescente do Semiárido e Agenda Criança Amazônica será realizada no dia 4 de maio. Na pauta está a continuação das apresentações das secretarias e das organizações da sociedade civil e a elaboração do Plano de Ação do comitê.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze