As atividades do ano letivo nas escolas da rede estadual são determinadas pelo Calendário Escolar, documento em que estão registradas ações a serem desenvolvidas durante o período estabelecido. O Calendário Escolar está legitimado por Instrução Normativa que orienta e estabelece as regras para o cumprimento das atividades oficiais do Sistema Estadual de Ensino em todo o Tocantins.

Diante disso, faz-se necessário que os envolvidos no processo educacional participem da definição dos períodos direcionados a cada uma das atividades no espaço educativo, uma vez que o Calendário Escolar proporciona a participação das unidades escolares e comunidades locais na discussão do projeto de formação para os estudantes.

Neste sentido, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) convida todos os envolvidos no processo educacional a contribuírem para a elaboração do Calendário Escolar 2020. Fazem parte deste grupo: comunidade escolar, servidores estaduais e municipais, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet).

As contribuições e análises serão realizadas por meio de consulta pública, que ocorre entre 21 de outubro a 4 de novembro. Para registrar sua contribuição, os interessados devem acessar o formulário da consulta, por meio do endereçohttp://twixar.me/ZVH1.

Para o diretor de Gestão da Educação Básica, Leandro Vieira, a ação é uma forma de possibilitar a participação de todos, de forma democrática. “Todos têm a oportunidade de participar de forma colaborativa na construção desse documento importante para o ensino público do Tocantins”, destacou.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos por meio da Gerência de Certificação, Normatização e Inspeção Escolar, pelos telefones: 3218-6161/1665.

2019

No ano passado, a Seduc também abriu consulta pública para definição das datas e atividades que foram inseridas no Calendário Escolar para 2019. Com a ação, a gestão registrou mais de 15 mil colaborações da comunidade escolar, possibilitando uma construção coletiva do documento. (Abrão de Sousa)

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.