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quinta-feira, 25 / abril / 2024

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Conheça as vantagens e as desvantagens do Marketing Digital

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Atualmente, o mercado e a publicidade funcionam primordialmente na internet. O empreendedor que investe em Marketing Digital sabe que resultados positivos são frutos do planejamento de atuação na web.

Contudo, ainda existem dúvidas que atrapalham o investimento nesta área. Fatores como custo, pontos positivos e negativos, tempo necessário, a função e mão de obra especializada.

Conheça as vantagens e as desvantagens do Marketing Digital!

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital constitui as estratégias e as atividades realizadas na web para atrair, dialogar e conquistar clientes. Além de otimizar processos, aumentar lucros e fortalecer a marca. 

É o trabalho de comunicação efetivado em canais digitais que capta prospects, converte leads e amplia oportunidades de negócio.

De acordo com relatório publicado, Estado da Banda Larga 2019, da ONU, mais da metade da população mundial (51%) acessa à internet. Visto um campo tão vasto e inovador, não se pode abrir mão de figurar neste cenário.

Grande parte da concorrência oferece lojas virtuais, blogs, vias de contato online, entre outros. O que potencializa ainda mais seus serviços. 

Então, qual é o diferencial? 

  • Planejamento de Marketing Digital bem executado. 
  • Ações que detectam as dores do cliente. 
  • Fornecimento de soluções úteis e confiáveis através dos conteúdos.
  • Empresas que investem em mão de obra especializada, como a contratação de uma agência de Marketing Digital.

Grandes vantagens do Marketing Digital

Investimento baixo com retorno enorme

De acordo com CEO da Agência Sinnapse – “A comunicação online possibilita a divulgação da marca de modo ágil, facilitado e amplo. Sem custos com publicidade em outdoors, panfletos, propagandas em rádio e etc. É claro que você também pode recorrer a esses meios se quiser.”

Mas a questão é que o marketing no ambiente digital e nos dispositivos móveis é bem mais barato. E proporciona variados caminhos para confirmar a presença da sua marca na web.

O longo alcance oferece enorme chance de retorno. Isto é, quando as estratégias são implementadas e adaptadas de forma inteligente. 

Segmentação do público-alvo

Com a segmentação do público-alvo sua marca disponibiliza a solução certa para a pessoa que realmente precisa. Como isso acontece?

Mapeamento de dados

Quando os visitantes navegam pelas redes da empresa, alguns realizam cadastros. Inserem seus e-mails, respondem a enquetes. Comentam os conteúdos ou compartilham. Pois é. Seus dados ficam registrados de alguma maneira.

Essas informações são altamente valiosas para contribuir na identificação do perfil do cliente.

Já pensou enviar uma campanha sobre “ofertas de malas” ou “como limpar sua mala” para alguém que gosta de ficar em casa ou que odeia viajar? Por mais que seja difícil, sim. Existe gente que não gosta. 

Aí que o mapeamento de dados mostra seu valor. Ele auxilia a demanda das ações para o alvo certo. Aquele que de fato poderá ter interesse em determinado conteúdo.

Garantia de autoridade da marca

A autoridade da marca é fundamental para atrair novos negócios e fidelizar clientes. É o “selo” de que a empresa é confiável, é aceita, é recomendada. Como consegue tal feito?

  • Aparecendo ativamente nos canais digitais e dialogando com clientes e prospects;
  • Abastecendo as redes com conteúdos relevantes e úteis;
  • Seguindo algumas tendências e novidades do momento;
  • Bom posicionamento nos sites de busca, tal como o Google.

Tudo isso é sinal de que a marca é forte e trata bem seus consumidores. E claro, vive em constante atualização de pautas e preços.

Constrói engajamento

Engajamento nas redes é essencial para tornar sua marca ainda mais fortalecida. É gerar envolvimento, compartilhamento, confiança.

Quem contata a empresa, acompanha os materiais disponíveis e movimenta-se com frequência nas mídias sociais, demonstra engajamento. Mostra que é uma pessoa interessada no projeto, no empreendimento. Não só isso, mas que aprova ou apenas valoriza de algum modo o que encontra no site.

A estratégia do engajamento eleva o potencial da plataforma e dissemina a marca em vários ambientes digitais. 

Otimiza as oportunidades de venda

Otimizar as oportunidades de venda consiste em provável aumento de lucros. Com tantas informações acessíveis ao cliente fica muito mais fácil ajudá-lo a decidir pela compra. 

O funil de vendas é excelente para transformar um interesse em aquisição. Auxilia a equipe de Marketing Digital a atuar acertadamente em cada etapa. Aponta o ponto em que deve nutrir, como converter e o momento de fidelizar sua clientela.

Desvantagens do Marketing Digital

Resultado sem previsão

Não há como prever o momento exato em que o retorno do investimento chegará. Nem por isso o planejamento deve ser deixado de lado. Pelo contrário, as tarefas online devem ser cumpridas pontualmente, independente da data de retorno.

Apenas com disciplina e presença online é possível alcançar resultados excepcionais. Lembre-se disso.

Demanda equipe qualificada e consome tempo

Para melhorar o faturamento deve haver investimento em Marketing Digital. Mas para alcançar o rendimento esperado, é importante contar com equipe qualificada. Nem todo profissional cumprirá bons serviços para um potencial tão alto.

Outro ponto a destacar é o consumo de tempo no trabalho online. Alguns empreendimentos perdem a constância por não conseguir conciliar as logísticas e ações na web.

Mas não perca o ânimo! Como falamos existem as agências de Marketing Digital para dar aquele apoio e trazer sua marca a outro patamar.

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